Pesquisar este blog

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Avaliação 9º ano B


01 - Leia o texto e analise o mapa.
É época das monções na Índia. Estima-se que cerca de 350 pessoas já morreram desde seu início. Mais de 25 mil pessoas já deixaram regiões com risco de alagamento. Em Gujarat, um dos estados mais prósperos do país, as chuvas fortes já causaram a morte de pelo menos 12 pessoas e forçaram outros milhares a evacuar suas casas em direção às áreas mais altas. O movimento ocorre todos os anos, pois os moradores são forçados a abandonar suas casas inundadas.
Sobre as monções, podemos afirmar que
a) no verão do hemisfério norte, elas sopram em direção ao mar, com elevadas precipitações.
b) as que ocorrem entre junho e setembro impedem a produção de arroz, base da economia da região.
c) ocorrem apenas em anos de anomalia climática, com prejuízos apenas para as áreas agrícolas.
d) apesar de causarem mortes e prejuízos  econômicos, elas são importantes para a agricultura regional.

02 - O principal produto comercializado que passa pela região do Golfo Pérsico é:
a) o petróleo
b) o minério de ferro
c) o aço
d) o níquel
e) a carne bovina.

Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho, há no mundo 215 milhões de crianças trabalhando, quase metade em serviços perigosos. Observe a distribuição delas nos continentes onde o problema é mais grave.
Agora responda às questões 03 e 04.
03 - Há alguma relação entre esses dados e os elevados índices de analfabetismo que vimos nos países subdesenvolvidos? Explique.
Sim. Em países subdesenvolvidos, é comum as crianças serem obrigadas a trabalhar e, em consequência disso, não terem tempo para o estudo. Em muitos casos, elas até começam a frequentar a escola, mas logo são obrigadas a abandoná-la para trabalhar.

04 - Considerando os dados do gráfico, em qual dos três continentes apresentados, o trabalho em serviços perigosos é proporcionalmente menor?
Os serviços perigosos são proporcionalmente menores na Ásia, já que, dos 114 milhões de crianças trabalhadoras, apenas 48 milhões estão em serviços perigosos (42%). Na África, esse percentual é de 60% e, na Ásia, de 64%.

05 - A região que compreende o Oriente Médio está localizada na porção oeste do continente asiático, conhecida como Ásia ocidental. São países que compõem o Oriente Médio, exceto
a) Egito, Emirados Árabes Unidos, Iêmen
b) Arábia Saudita, Bahrain
c) Irã, Iraque, Israel, Jordânia,
d) Kuwait, Líbano, Omã,
e) Catar, Argélia, Turquia. 

06 - ( UNIP) A Ásia Monçônica, o litoral do Japão e a Planície Chinesa, são áreas da Ásia que têm em comum:
a) a forte concentração industrial;
b) a grande exploração de petróleo;
c) o intenso aproveitamento de riquezas minerais;
d) a alta densidade populacional;
e) uma economia exclusivamente agrícola.

07 - Apresente as características da vegetação do Oriente Médio.
O clima do Oriente Médio é árido e semiárido. Somente em pequenas faixas de terra, na porção litorânea, é possível encontrar climas um pouco mais úmidos, área onde há presença de formações vegetais arbustivas.

08 - Leia o texto abaixo para responder à questão.
Como começou a briga entre palestinos e israelenses?
O primeiro Congresso Sionista – realizado em Basiléia, na Suíça, em 1897 – marcou o início do sionismo, movimento de reivindicação de um Estado próprio para os judeus na Palestina. O povo judaico vivera nessa região em tempos bíblicos até 70 d.C., ano da destruição do Templo de Jerusalém, quando se mudou para a Europa, na emigração em massa chamada diáspora. Quase 2 000 anos depois, então, com o ideal sionista, intensificou-se o retorno dos judeus ao Oriente Médio, criando os primeiros conflitos com os palestinos de etnia árabe. “Ao fim da Segunda Guerra Mundial, essa questão foi levada às Nações Unidas, que, em novembro de 1947, votou pela partilha do território”, afirma o cientista político Tullo Vigevani, da Universidade Estadual Paulista (Unesp).
A consequente criação do Estado de Israel, em maio de 1948, foi rejeitada pelos Estados Árabes (Egito, Jordânia, Síria, Líbano e Iraque), desencadeando a primeira de uma série de guerras entre eles e os israelenses. “O conflito se atenuou nos anos 90 com os acordos de paz assinados em Oslo e Madri, mas infelizmente voltou a recrudescer no ano passado.”
Revista Superinteressante. Ed. 166. jul. 2001. p. 46.
Explique a origem dos conflitos entre a Palestina e Israel.
A origem dos conflitos entre Israel e a Palestina deu-se com o movimento sionista, que reivindicava a devolução do território da Palestina para Israel, pois os judeus viviam na região até o ano de 70 d.C. O retorno dos judeus ao Oriente Médio e a criação do Estado Palestino pela ONU, em 1948, tiveram desaprovação dos povos que já habitavam a região, dando origem aos conflitos.

09 - (UFLA) Observe as informações abaixo:
Civilização Ocidental: herdeira das culturas grega e romana. Dominante em vários continentes e grandes regiões. Convive com outras culturas.
Civilização Islâmica: cultura muçulmana. Abrange a região que vai da Turquia ao Paquistão e Bangladesh. Elemento unificador: religião maometana.
Civilização Hindu: Abrange a Índia e países vizinhos. Mistura de religião e filosofia é o elemento unificador. Também é considerada um conjunto de ideias.
Indique a alternativa que define uma “civilização”:

a) A identidade cultural mais ampla de um povo.
b) A abrangência regional.
c) O tipo de religião dominante.
d) A dominação político-social imposta.

10 - (IFBA)
 “Os Estados Árabes se consideram em estado de guerra com Israel e, desde 1948, não cessam de proclamar sua vontade de lançar os israelitas no mar e de riscar seu Estado do mapa do Oriente próximo (...).”
FRIEDMANN, Georges. Fim do povo judeu? São Paulo: Perspectiva, 1969, p. 243.
Iniciado em 1848, o conflito palestino-israelense constituiu, no Oriente Médio, o que se convencionou chamar de Questão Palestina, que está longe de ser resolvida, ainda hoje, e pode ser relacionada à
a) exigência, pelos países do Oriente Médio, de cumprimento do Plano da ONU de Partição da Palestina, que criava o Estado Palestino no final da Segunda Guerra Mundial.
b) incapacidade dos países vencedores da Segunda Guerra de garantir a paz no Ocidente nos anos posteriores ao conflito, provocando uma fuga em massa de judeus para a Palestina.
c) construção de um padrão de instabilidade nas relações internacionais pelo recém-criado Estado de Israel, que contava com o apoio dos Estados Unidos, da União Soviética e da ONU.
d) recusa árabe à partilha da Palestina, imposta pela ONU, que submeteu a maior parte do território ao controle do recém-criado Estado de Israel, sem que se respeitasse a soberania dos povos desta região.
e) extinção oficial do mandato britânico sobre a Palestina, no final da Segunda Guerra, com reconhecimento imediato pelos países vencedores da independência de todos os países do Oriente Médio.

11 - (UFRN) O Oriente Médio, foco de conflitos geopolíticos, nacionalistas e religiosos que geram preocupações em diferentes países, é considerado uma das principais áreas estratégicas do mundo
a) por ter o seu território banhado pelos oceanos Pacífico e Índico e por sua importância no mercado mundial, devido ao elevado consumo de carvão mineral.
b)  devido à sua localização próxima à China e à Índia e à sua importância econômica como principal produtora de carvão mineral em escala mundial.
c) devido à sua localização entre Ásia, Europa e África e à sua importância econômica como detentora das maiores reservas mundiais de petróleo em terra.
d) por ter o seu território banhado pelo Mar Mediterrâneo e Mar Vermelho e por sua importância no mercado mundial como principal consumidora de petróleo.

12 - Cerca de 90% da população do Oriente Médio é muçulmana. O Islã, no entanto, está longe de ser uma fé monolítica. (...) Ainda que não disponhamos de estatísticas confiáveis, um cálculo crível aponta que 65% dos muçulmanos do Oriente Médio são sunitas e uns 30%, xiitas.
 (Dan Smith. O Atlas do Oriente Médio. São Paulo: Publifolha, 2008.)

Em relação aos conflitos religiosos do Oriente Médio, é possível afirmar que

a) a disputa religiosa entre judeus e muçulmanos nunca atrapalhou o amplo intercâmbio comercial na região.
b) os muçulmanos se mantêm politicamente unidos e xiitas e sunitas jamais se opuseram ou se enfrentaram.
c) islamismo, judaísmo e cristianismo nasceram na região, mas só os muçulmanos conservaram seus lugares santos.
d) os judeus reivindicam o controle territorial completo do Oriente Médio, pois são maioria em todos os países da região.
e) a maior população muçulmana não impediu a formação de um Estado judeu, nem proporcionou a criação de um Estado palestino.