Pesquisar este blog

domingo, 18 de maio de 2014

Trabalho de sociologia 1º ano

1 - O filme “Sociedade dos Poetas Mortos, mostra claramente o papel de aparelho ideológico que a escola assume .
Naquela escola considerada o “padrão” da época, ordem , disciplina, eram usados no sentido de coibi a expressão e a valorização do pensamento livre.
O diretor no início do filme deixa claro para os novos alunos que eles estão tendo uma oportunidade ímpar, pois estudar naquela instituição era privilégio de poucos.
Neste sentido o que significou o ato de "a luz da sabedoria" ter passado de mão em mão?.Explique.

2 - "Carpe Diem" quer dizer "colha o dia". Colha o dia como se fosse um fruto maduro que amanhã estará podre. A vida não pode ser economizada para amanhã. Acontece sempre no presente.
É possível viver essa máxima no mundo de hoje? Explique.

3 - Segundo Émile Durkhein, a instituição social é um mecanismo de organização da sociedade, é o conjunto de regras e procedimentos padronizados socialmente, reconhecidos, aceitos e sancionados pela sociedade, cuja importância estratégica é manter a organização do grupo e satisfazer as necessidades dos indivíduos que dele participam. 
Faça um paralelo entre a escola apresentada no filme e a escola da contemporaneidade: De acordo com seu ponto de vista qual é a melhor opção de escola? Justifique sua resposta.

4 - O que você achou da atitude do professor Keating, durante suas aulas, ele provocava nos alunos que tipo de sentimento? Rebeldia ou reflexão sobre  si e suas possibilidades? 

5 - Para Durkheim o suicídio é um fato social quando trata-se de um conjunto de suicídios em certa sociedade em certo período; quando é total que não é a soma de unidade independentes, mas um fato novo e sui generis. Para ele, as sociedades têm, em cada momento, uma disposição definida para o suicídio. 
Por que Neil resolveu tirar sua própria vida?



Exercício de sociologia 2º ano

1 - Mark Zuckerberg é um nerd sem habilidades sociais? Justifique sua resposta.

2 - O filme começa com diálogos incessantes e pouco importa do que se depreende deles. O objetivo é entender que os jovens se interessam por informação - em grande quantidade, pouco importa sua qualidade ou profundidade.
Você concorda que com essa definição? Justifique.

3 - O que é Geração Y?

4 – Como a entrada de Sean Parker muda a ideia de Zuckerberg  sobre a questão de ganhar dinheiro com seu invento?

5 – Mark Zuckerberg difama sua namorada Erica  na Internet depois de levar um fora dela. Não bastasse isso, inventa um site onde garotas "competem" por votos para serem escolhidas as mais bonitas de Harvard.
Como você vê a questão do público e do privado dentro das redes sociais?