Pesquisar este blog

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Dossiê de atirador norueguês cita o Brasil

O atirador norueguês Anders Bhring Breivik, que matou 76 pessoas em um atentado à bomba em Oslo e em tiroteio na ilha de Utoya, cita o Brasil ao menos 12 vezes no manifesto de mais de 1,5 mil páginas publicado por ele na internet horas antes das ações.
O texto de A European Declaration of Independence – 2083 (Uma Declaração de Independência Europeia – 2083, em tradução livre) afirma que a miscigenação presente no Brasil favorece à corrupção, à desigualdade social e à criminalidade.
Segundo Breivik, o melhor para um país é eliminar a presença do islamismo, possuir uma etnia homogênea, acesso a boa educação, conservadorismo e nacionalismo, além de uma política de livre mercado.
O dossiê ainda diz que a imigração massiva, a mistura racial e adoção por não europeus são uma ameaça a unidade dos cidadãos daquele continente. “Primeiramente, um país que tem culturas competitivas vai se dilacerar ou vai acabar como um país disfuncional, como o Brasil e outros países”.
Outra referência ao Brasil aparece quando o norueguês aborda a fabricação de bombas e o manuseio de materiais radioativos, citando o acidente com Césio-137, em Goiânia, nos anos 80.
O manifesto também inclui um manual de montagem de bombas e um discurso anti-islã e marxismo.

É o radicalismo da direita europeia, que já produziu Hitler, Mussolini, Hatzel, entre outros. São tempos sombrios para o continente europeu.De um lado um esquerda sem rumo,pós-muro de Berlim, de outro lado uma extrema direita que não mede consequências para impor suas ideias.