Pesquisar este blog

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

prova do 9º ano

01 - Observe o deslocamento dos ventos de monções na Ásia Meridional:
a) V; b) V; c) F; d) F.

Para responder às questões 02, 03 e 04, leia o texto abaixo e analise a tabela:
O continente asiático é conhecido pela presença de uma enorme quantidade de picos de montanhas muito elevados, sendo o maior o Everest, com 8.848 m de altitude. Seu relevo se destaca também por ter a maior média de altitude do mundo, com 940 m.
02 - O relevo montanhoso mais elevado da Ásia concentra-se em que parte do continente?
Qual é a cadeia montanhosa mais importante dessa região?
A maior parte das grandes montanhas asiáticas está na porção sul do continente, entre a Índia a China. A cadeia montanhosa mais importante da região é o planalto de Tibet.

03 - Explique a influência que essa cadeia montanhosa tem sobre o clima da porção sul sudeste do continente.
Essas elevações barram os ventos de monções provenientes do oceano Índico e contribuem para as elevadas precipitações da porção sul-sudeste do continente. Influenciam também as temperaturas, pois quanto maior as altitudes menores serão as médias térmicas.

04 - A elevada parcela de grandes altitudes presentes na Ásia causa dificuldades para a ocupação humana? Responda usando os dados da tabela.
Sim. Os dados da tabela mostram que a Ásia é a parte do mundo com a menor parcela de terras de altitudes inferiores a 500 metros (apenas 42%). Sabemos que a maior parte da humanidade procura viver em locais baixos, que facilitam a produção agrícola. A Ásia é um continente muito populoso e a falta de terras baixas cria problemas para a população.

05 – Assinale V para verdadeiro e F para falso.
a) ( F ) Todos os países da Ásia estão em uma mesma zona térmica.
b) ( V ) No Japão o clima predominante é o temperado.
c) ( V ) No norte da Rússia encontra-se o clima subpolar com a vegetação de Taiga.
d) ( F ) A Índia localiza-se nas zonas polar e temperada:
e) ( V ) A China situa-se nas zonas térmicas temperada e tropical.

Observe o gráfico e responda as questões de 06 a 09.
06 - A maior parte das receitas dos países está concentrada em qual parcela da população?
Nos 10% mais altos;

07- Em qual país da Ásia presente no gráfico há melhor distribuição da receita entre os mais ricos e os mais pobres?
No Japão.

08 - Cite uma característica do país da sua resposta anterior que justifique os dados apresentados.
Podem ser citados: o alto desenvolvimento tecnológico; ser a segunda maior economia do mundo; ter população com alto nível educacional; valorização da ascensão econômica da família etc.

09 - Em qual país da Ásia presente no gráfico há maior desigualdade entre os mais ricos e os mais pobres?
Na Rússia.

Leia com atenção e responda às questões 10, 11 e 12.
O que é karma?
Em sânscrito karma quer dizer “ação”. Os seguidores do hinduísmo chamam de karma o produto de todas as ações cometidas por uma pessoa em suas várias encarnações – como numa conta corrente. Eles acreditam que, tal como na física, para cada ação corresponde uma reação.
Assim, alguém que pratica boas ações numa vida será recompensado no futuro com uma existência sem tantos sacrifícios e dores. Ou vice-versa. Para os hinduístas, até mesmo a boa ou a má saúde dependem diretamente do karma que cada um traz consigo – o saldo positivo ou negativo daquela conta corrente. Quase todo mundo já ouviu a seguinte frase durante uma consulta de tarô ou de astrologia: “Karma positivo atrai karma positivo, karma negativo atrai karma negativo”.
É isso aí. Ou ainda: “Tudo o que você faz, um dia volta para você”, conforme Renato Russo, em “Boomerang Blues”, gravada pelo Barão Vermelho. Na crença hinduísta, apenas os humanos são regidos pelas leis do karma, já que somos os únicos capazes de fazer escolhas conscientes. É possível, contudo, transcender a lei do karma, ou seja, desobrigar-se dela, através da evolução espiritual. Os livros sagrados védicos, base da sabedoria hindu, afirmam que o processo da auto-realização pode remover as influências do karma – como uma anistia às velhas dívidas. Entre os meios para conseguir isso, a meditação é o mais conhecido. Várias religiões e culturas do mundo acreditam em reencarnação e têm princípios parecidos, mas a expressão karma acabou se consagrando.
Até pai-de-santo usa.
Revista Super Interessante. Ed. n. 44. Ago. 2002. P. 16.
10- Em quais países da Ásia é praticada a religião mencionada no texto?
Índia, Nepal, Butão, Punjab.

11 - Explique como age o karma segundo o hinduísmo.
O karma é o produto das ações realizadas em vidas passadas. Assim, os acontecimentos positivos ou negativos do presente são atribuídos ao saldo das ações praticadas em outras vidas.

12 - Explique como o Karma pode exercer influência na sociedade hinduísta.
O karma pode ser considerado um dos aspectos que influenciam na sociedade hinduísta, pois a idéia de que o que ocorre no presente foi determinado em vidas passadas pode levar a população ao conformismo, dificultando a ascensão social.

VEGETAÇÃO
V1 - Vegetação xerófila e estepe
V2 - Savanas
V3 - Florestas tropicais
V4 - Estepes e vegetação de áreas desérticas
V5 - Florestas equatoriais
V6 - Taiga e Tundra 
13 - Relacione as colunas e preencha a tabela, indicando os tipos de clima e vegetação encontrada nas Regiões da Ásia
TIPOS DE CLIMA
C1 - Polar e Subpolar
C2 - Tropical (Monções)
C3 - Subtropical e Temperado
C4 - Semiáridos e Áridos
C5 – Equatorial








segunda-feira, 20 de agosto de 2012

FBI infiltrou agentes e ajudou a organizar ataques terroristas dentro dos EUA

Quando o FBI (Departamento Federal de Investigação) anuncia que um plano terrorista foi desmantelado em território norte-americano, como ocorreu vezes nos últimos anos, a imprensa costuma comemorar. No entanto, pouco se fala sobre como o órgão equivalente à polícia federal norte-americana consegue dar cabo destas conspirações.

O outro lado da história é simples e estarrecedor: a própria instituição infiltra agentes em comunidades islâmicas (muitas delas pacíficas) para formar e encorajar novos terroristas – frequentemente adolescentes –  planejar ataques e até mesmo fornecer os materiais para torná-los realidade.

Parece mentira, mas não é. Essas informações foram descobertas e divulgadas pelo documentário de rádio "This American Life", produzido pela Chicago Public Media e transmitido em mais de 500 estações nos Estados Unidos. O trabalho jornalístico conta a história de uma das mais desastrosas e chocantes tramas armadas pelo FBI. 
“Repetidamente, o FBI fabrica ataques terroristas”, escreve o analista Glenn Greenwald. “Eles se infiltram em comunidades muçulmanas para achar recrutas, os convencem a realizar ataques, fornecem dinheiro, armas e o know-how para levar seu plano adiante – apenas para saltar heroicamente no último instante, prender os supostos agressores que o FBI havia criado, e salvar uma grata nação de uma trama orquestrada... pelo próprio FBI”.

Denunciado

Em um desses casos, iniciado em 2006, um marginal de quinta categoria chamado Craig Monteilh foi recrutado pelo órgão para infiltrar-se numa mesquita em Orange County, na Califórnia.

Monteilh é branco, tem 1,87 metros e é musculoso como um fisiculturista. Sua missão era atrair homens da mesquita para a sua academia, onde os recrutaria para um plano terrorista com discursos sobre a jihad de Osama Bin Laden. O nome da missão: Operação Flexão.

Mas a operação encontrou uma pedra no meio do caminho: os alvos de Monteilh estavam mais interessados em jogar vídeogames do que na academia. Mesmo assim, Ayman e Yassir, os jovens que seriam aliciados pelo infiltrado marombeiro, gostaram do novato e começaram a andar com ele. Mas se assustaram quando Farouk, nome falso usado por Monteilh, começou a falar em “jihad” e “Osama Bin Laden” sempre que tinha uma oportunidade.
Nem Ayman e nem Yassir mostraram o mínimo interesse em discutir jihad ou terrorismo. Por isso, quando Monteilh começou a discutir a possibilidade de realizar um ataque à bomba, os dois jovens correram para denunciá-lo – para o próprio FBI.

O FBI negou-se a comentar a história. Principal órgão federal norte-americano de investigação, hoje o FBI está sendo processado por membros da mesquita.

E Craig Monteilh é a testemunha principal contra seus antigos empregadores.

No ano passado, a Associated Press ganhou o prêmio Pulitzer de reportagem investigativa depois de descobrir uma operação secreta de espionagem maciça da polícia de Nova York que monitorava comunidades muçulmanas da cidade, apesar de não haver evidências de atividade terrorista.

Os detalhes de alguns desses planos terroristas ganharam grande repercussão: em 2010, Mohamed Osman Mahamud planejou detonar uma bomba em um evento natalino lotado; em 2009, Hosam Maher Husein Smadi arquitetou a destruição de um arranha-céu em Dallas e Faruque Ahmed esboçou um ataque ao metrô de Washington; e em 2011, Rezwan Ferdaus foi preso depois de planejar atacar o Pentágono com aviões de controle remoto cheios de explosivos.

Seja por meio de infiltrações em mesquitas por parte do FBI ou por policiais que espionam cafés e lugares de convivência, não é de se espantar que muitos líderes muçulmanos nos EUA estejam denunciando um clima de medo e desconfiança, semeado por ineficazes – e às vezes risíveis – ações das forças de segurança norte-americanas.

Matéria veiculada na Agência PúblicaClique aqui paraler o original em inglês e aqui para ouvir o documentário de rádio do "This American Life".