Pesquisar este blog

quinta-feira, 31 de maio de 2012

avaliação do 9º ano


01 – Complete a frase.
Os separatistas bascos que têm como braço armado o ETA.  Mas a grande maioria basca defende a autonomia política, mas não a separação da Espanha.

02 – Complete a frase.
O território basco situa-se em terras da ESPANHA e da FRANÇA.

03 – Complete a frase.
 Do ponto de vista físico ou natural, a EUROPA é apenas uma PENÍNSULA da Ásia. Porque, ao longo dos séculos, a EUROPA desen­volveu história e cultura diferentes em relação à Ásia. A história dos povos fez da ______________ um continente.

04 – Complete a frase.
No Leste Europeu, os CIGANOS deixaram o NOMADISMO  e passaram a ser sedentários por im­posição do socialismo.

05 - Preencha o quadro, indicando os climas e a vegetação das três regiões naturais da Europa:
06 - Leia o texto a seguir.
Corredores estreitos e profundos num litoral alto, cavados pela erosão glaciária, são hoje submersos invadidos pelo mar. (...) As costas, ou melhor, os vales que os constituem avançam cerca de 30 a 40 quilômetros para o interior e têm profundidade de 400 a 600 metros. A escavação desses vales foi feita a um nível bem mais alto que o atual, sendo sua posição altimétrica  explicada por abaixamento das terras, com consequente invasão marinha, transformando os antigos vales em verdadeiros golfos.
GUERRA, A. T. & GUERR A, A. J. T. Novo dicionário geológico-geomorfológico. Rio de Janeiro, Ed. Bertrand Brasil. 1997. Fragmento.
O texto anterior refere-se a qual formação do relevo europeu?
a) Dobramentos modernos
b) Planície
c) Fiordes
d) Planaltos
e) Depressão

07 - Observe o mapa e leia o texto a seguir.
Esse rio cumpre um papel essencial de interligação  regional. Ele nasce nos Alpes Suíços e percorre 1.326 quilômetros. Banha Suíça, Liechtenstein, Alemanha, França e Países Baixos, desembocando no Mar do Norte, ao lado do porto de Roterdã.
Apesar da pequena extensão, possui grande importância econômica. O rio é utilizado para o escoamento de  produtos agrícolas e industriais. Cidades alemãs de grande porte se alinham ao longo do rio: Freiburg, Manheim, Colônia, Essen e ainda Bonn, que foi a capital da Alemanha Ocidental, no período em que o país esteve dividido.
MOREIRA, Igor. Construindo o espaço mundial. São Paulo: Ed. Ática. 1998.
O mapa anterior indica a localização do rio que o texto descreve. Qual é esse rio?
a) Danúbio.
b) Sena.
c) Tâmisa.
d) Reno.
e) Volga.

08 - Após a Segunda Guerra Mundial, a Europa encontrava-se em escombros: cidades e campos haviam sido destruídos e arrui­nados. Havia ainda a forte sensação de perda e de vazio nas pessoas, pois sua casa, seu emprego e seus parentes haviam desaparecido. Sobre essa paisagem desoladora, pairava uma sombra ameaçadora que vinha do Leste Europeu e assustava os EUA, devido ao seu crescente aumento: o comunismo.
Diante disso, os Estados Unidos:
a) lançaram a Doutrina Truman e o Plano Marshall, a fim de deter a expansão comunista e recuperar a Europa, mantendo, ao mesmo tempo, sua capacidade industrial em funcionamento.
b) ocuparam militarmente vários pontos da Europa, especialmente aqueles que faziam fronteira com países comunistas.
c) lançaram o Plano Dawes, com a finalidade de recuperar as economias alemã e italiana, pois possíveis radicalizações pode­riam acontecer nesses países e, ao mesmo tempo, colaborar com as empresas norte-americanas ali estabelecidas.
d) elaboraram o Destino Manifesto, a fim de fazer frente ao avanço comunista em direção à Europa Ocidental, ajudando militarmente os países aliados.
e) passaram a importar produtos manufaturados e de tecnologia de ponta dos países europeus, com a finalidade de colabo­rar com a sua recuperação econômica, social e industrial.

09 - (UDESC) Leia o trecho abaixo:
“Os 45 anos que vão do lançamento das bombas atômicas até o fim da União Soviética não formam um período homogêneo único na História do Mundo. Apesar disso, a História desse período foi reunida sob um padrão único pela situação internacional peculiar que dominou até a queda da URSS: o constante confronto das duas superpotências que emergiram da Segunda Guerra Mundial na chamada ‘Guerra Fria’.”
HOBSBAWM, Eric. Era dos Extremos: o breve século XX: 1914-1991. São Paulo: Cia das Letras, 1995, p. 223.
Sobre o exposto pelo historiador Eric Hobsbawm, é correto afirmar:
a) A URSS citada pelo historiador foi um dos polos do mundo bipolarizado, e o seu adversário no campo político e ideológico, no período, foram os Estados Unidos.
b) Durante o período citado, ocorreram conflitos significativos, como a Guerra da Coreia e a Queda da Bastilha.
c) A Guerra Fria ainda é uma realidade, pois a Rússia se recusa a entrar para a OTAN e ainda há o perigo crescente de uma guerra entre russos e americanos.
d) O Atentado contra as torres gêmeas em Nova York, em setembro de 2001, pôs fim à Guerra Fria.
e) Uma das duas potências que emergiram como resultado da Segunda Guerra, como cita Hobsbawm, foi a Alemanha.

10 - (UNIFENAS)
Alemanha relembra 50 anos da construção do Muro de Berlim
A Alemanha comemorou ontem os 50 anos desde a construção do Muro de Berlim, quando o lado leste (comunista) fechou suas fronteiras, dividindo a cidade em dois durante 28 anos e partindo famílias ao meio. A divisão acabou em novembro de 1989 depois que a Alemanha Oriental abriu o muro em meio a uma maciça pressão de manifestantes e à abertura política na União Soviética.
(O Tempo, 14/08/2011, p.15)
A construção do Muro de Berlim, em 1961 visava:
a) impedir um ataque militar das potências capitalistas contra a zona de ocupação soviética.
b) reafirmar a divisão da Alemanha ocorrida após a Segunda Guerra Mundial.
c) impedir o fluxo de pessoas para a Alemanha Ocidental capitalista.
d) incentivar o fluxo de pessoas para a Alemanha Oriental comunista.
e) encerrar a polarização ideológica entre capitalismo e comunismo na Alemanha.

11 - (ESPM) O diálogo a seguir circunscreve-se à realidade política do mapa abaixo, cujo país deixou de existir:
 “Foram os sérvios que fizeram isso, pai?” pergunta o garoto de 7 anos. A tensão aumenta, e é prontamente repreendido. “Não fale essa palavra aqui, em voz alta,” aconselha Milomir, visivelmente perturbado.
(Carta Capital, 11 de agosto de 2010.)
A tensão retratada no texto refere-se à:
a) herança deixada pela hegemonia política croata, à época da existência da Iugoslávia e que hoje prossegue na Eslovênia.
b) convivência entre sérvios muçulmanos e bósnios cristãos na atual Bósnia-Herzegovina.
c) convivência entre bósnios-croatas e bósnios-muçulmanos no novo país erigido após a dissolução Iugoslava e hoje formado por duas entidades na Bósnia Herzegovina.
d) realidade na atual Sérvia-Montenegro, formada por dois povos rivais, os cristãos ortodoxos e os bósnios muçulmanos.
e) nova realidade vivida no Kossovo, o mais jovem país do mundo, onde convivem duas nações distintas e inimigas, os croatas cristãos e os albaneses muçulmanos.

12 - (ESPM) Após anos de violência, a Sérvia assistiu em dezembro de 2006 ao plebiscito na região para decidir sobre o futuro da soberania do sul. No momento, a região está sob intervenção da Otan. A Albânia, interessada direta na questão, acompanha de perto o pleito.
A região em questão é:
a) Bósnia Herzegóvina.
b) Montenegro.
c) Krajina.
d) Voivodina.
e) Kossovo.

(ESPM) Observe as palavras de Gerry Adams  e responda às questões 13 e 14:
Todas as unidades do IRA receberam ordens de depor as armas. Todos os voluntários foram instruídos a assistir aos desenvolvimentos dos programas puramente políticos e democráticos por meios exclusivamente pacíficos. Os voluntários não devem se engajar em nenhuma outra atividade de qualquer tipo. A liderança do IRA também autorizou nosso representante (...) para completar o processo para depor suas armas de forma confiável de modo a aumentar a confiança pública e para concluir esse processo o mais rápido possível.
(Planeta Porto Alegre, 2005)
13) O que significa IRA?
EXÉRCITO REPUBLICANO IRLANDÊS

14) Em que país atuava o Ira?
IRLANDA DO NORTE OU ULSTER










Nenhum comentário:

Postar um comentário