Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de junho de 2012

3ª prova 9º ano - 2º bimestre


01 - Observe o mapa a seguir.
As partes destacadas no mapa indicam:
a) áreas de clima desértico.
b) áreas de conflito.
c) áreas de floresta.
d) áreas de mineração.
e) áreas de clima frio.

02 - Leia o texto a seguir.
O clima tropical ocupa cerca de metade do continente, onde apresenta temperaturas elevadas durante todo o ano e duas estações bem distintas: chuvosa no verão e seca no inverno. A vegetação predominante deste clima é uma transição entre a floresta úmida e as áreas áridas e semiáridas do norte e do sul do continente. Neste domínio, a vegetação apresenta árvores e arbustos de portes variados e dispersos na paisagem e plantas rasteiras (capins e gramíneas) que recobrem o solo (semelhante ao do cerrado brasileiro).
LEVON, Boligian; MARTINEZ, Rogério; VIDAL, Wanessa Pires Garcia; BOLIGIAN, Andressa Turcatel Alves. Geografia espaço e vivência: o espaço geográfico mundial. 8º ano. 3. ed. reform. São Paulo: Atual, 2009.
O texto anterior descreve a formação vegetal típica do clima tropical africano. Assinale a alternativa referente a esta paisagem vegetal.
a) Deserto
b) Savana
c) Estepes
d) Floresta equatorial
e) Vegetação mediterrânea

03 - Observe o mapa a seguir.
O mapa anterior indica duas importantes bacias hidrográ­ficas africanas. Quais são elas, respectivamente?
a) A – bacia do rio Níger e B – bacia do rio Nilo
b) A – bacia do rio Congo e B – bacia do rio Orange
c) A – bacia do rio Nilo e B – bacia do rio Congo
d ) A – bacia do rio Senegal e B – bacia do rio Zambeze
e) A – bacia do rio Orange e B – bacia do rio Senegal

04 - Observe o mapa e leia as afirmativas a seguir.
Os países africanos indicados no mapa anterior se caracte­rizam por apresentarem:
I - povoamento de origem muçulmana e integrarem a África Branca.
II - uso de técnicas primitivas de irrigação e formarem a África Subsaariana.
III - pecuária nômade e constituírem a África Equatorial.
IV - características comuns que os enquadram na região do Magreb.
Dentre as afirmativas apresentadas, quais estão corretas?
a) I e II, apenas.
b) II e III, apenas.
c) II e IV, apenas.
d) I e IV, apenas.
e) I, III e IV, apenas.


05 - A partilha do continente africano no final do século XIX pelos colonizadores europeus criou as chamadas fronteiras artificiais. Grande parte destas fronteiras foi mantida após o processo de independência dos países africanos. Com base nesse contexto e nos conhecimentos sobre o assunto, é correto afirmar.
a) A definição de fronteiras artificiais refere-se ao fato de que diversas nações e grupos étnicos, muitos deles rivais, foram colocados dentro de um mesmo território colonial, não respeitando as suas diferenças.
b) Com o processo de descolonização da África e a manutenção das fronteiras artificiais, intensificaram-se os conflitos pela disputa entre os países mais industrializados e os menos desenvolvidos.
c) Dentro dessas fronteiras artificiais, no período entre as Grandes Guerras Mundiais, os Estados Unidos e a União Soviética, interessados em aumentar sua influência no continente africano, financiaram e estimularam os conflitos.
d) Além das fronteiras artificiais, outros fatores que têm motivado os conflitos dentro do território africano são os de ordem socioeconômica (pobreza e epidemias) e ambiental (desertificação e estresse hídrico).
e) As fronteiras artificiais foram traçadas pelos Homens, que sempre fizeram a maior justiça possível. Após o processo de independência dos países africanos, essas fronteiras foram mantidas.

06 – Atualidade.
Observe a figura a seguir e faça o que se pede.
Aliança com França continua forte com Hollande, diz Casa Branca.
A Casa Branca indicou que a aliança entre a França e os Estados Unidos está tão forte quanto antes da eleição do novo presidente François Hollande. A polêmica gira em torno do fato de Hollande ser de um partido:
a) muçulmano.
b) fascista.
c) antiamericano.
d) terrorista.
e) socialista.


07 - Relacione as colunas indicando os tipos de vegetação característicos da África.
a) Floresta Equatorial e Tropical
b) Savana
c) Estepes
d) Vegetação Desértica
e) Vegetação Mediterrânea
f) Pradarias
(b) Árvores espaçadas nas áreas mais úmidas; gramíneas e arbustos nas áreas mais secas.
(c) Vegetação rasteira que margeia o deserto do Saara e do Kalahari.
(d) Vegetação esparsa que abrange plantas de raízes profundas e cactos que armazenam água em seu interior:
(e) Vegetação arbustiva nas áreas mais próximas ao mar e de pinhos e cedros nas áreas mais chuvosas da Cadeia do Atlas.
(a) Vegetação de florestas, com árvores densas adaptadas ao clima quente e úmido.
(f) Vegetação de campos situadas na porção sudeste do continente.

Leia o texto abaixo e responda as questões 08, 09, 10 e 11.
O Sudão raramente conheceu a estabilidade. A guerra civil eclodiu mesmo antes de o país obter a independência da Grã-Bretanha, em 1956. Uma frágil paz perdurou apenas de 1972 a 1983. As raízes da violência: O Sudão governado pelos britânicos não era um país; era dois. O sul é tropical, subdesenvolvido e povoado por dinkas, nuers, azandes e centenas de outros grupos étnicos de descendência africana. O norte é mais seco e mais rico – um mundo saariano ligado ao Oriente Médio muçulmano. Algemados por lunáticas fronteiras coloniais, esses dois grupos – árabes do norte e negros do sul – andam às turras desde o século 19, quando caçadores de escravos vinham do norte saquear tribos do sul.
O exército de Libertação do Povo Sudanês, ou SPLA, controla boa parte do terço meridional do Sudão. Seus rebeldes, às vezes empunhando ao mesmo tempo lanças e rifles russos Kalashnikov, lutam por maior autonomia. O governo sediado no norte, em Cartum, dominado por fundamentalistas islâmicos, lança sobre eles bombas de aviões de cargas russos e emprega a fome e a escravidão como toscas armas de destruição em massa. Até o momento, o número de mortos – a maioria civis do sul – excede o de muitos conflitos recentes do mundo somados, incluindo Ruanda, a Guerra do Golfo, os Bálcãs e a Chechênia. Quatro milhões de sudaneses foram desalojados pela violência e pela fome. E, apesar de tudo, a calamidade se abate sobre o Sudão quase sem testemunhas. É um apocalipse no vácuo.
Paul Salopek. Sudão Destroçado – Um drama movido a petróleo. National Geographic Brasil. Fev. 2003. p. 53.

08 - Qual era o país colonizador do Sudão?
A Grã-Bretanha ou Inglaterra

09 - Explique a relação existente entre a colonização britânica e os conflitos étnicos existentes no país.
A relação é que as fronteiras definidas pelo país colonizador não considerou as diferenças étnicas existentes no território africano. Como podemos observar no texto, no caso do Sudão, existiam dois países: o norte mais desenvolvido e habitado pelos muçulmanos, e o sul, menos desenvolvido e habitado por diferentes etnias. A imposição do poder do norte sobre o sul é o fator que está causando a guerra civil.

10 - A causa das guerras civis existentes no Sudão é a mesma dos conflitos encontrados em outros países africanos? Justifique sua resposta.
Sim, porque a colonização e partilha da África foi feita de modo a considerar apenas os interesses dos países colonizadores e não os da população nativa.

11 - Com base no texto da questão anterior, assinale a alternativa que melhor explica o objetivo do pan-africanismo.
a) Manter as fronteiras determinadas pelos países europeus.
b) Reordenar as fronteiras, visando a uma união que levasse à estabilidade entre os povos e à prosperidade do continente.
c) Aliar-se as elites tribais africanas, com o objetivo de implantar projetos de industrialização e modernização nos países, visando o desenvolvimento econômico do continente.
d) Dissolver as diferenças étnicas existentes dentro dos países africanos.

12 - Observe o mapa e assinale F para falso e V para verdadeiro nas afirmações.
a) (V) A maior parte dos países africanos exporta produtos do setor primário da economia.
b) (F) A extração do petróleo é uma atividade que garante a sobrevivência de muitas famílias na África.
c) (F) Os países exportadores de produtos industrializados são todos da África Subsaariana.
d) (V) A extração de minérios é uma atividade que representa grande parte das exportações dos países em destaque, mas emprega poucas pessoas.
e) (F) A atividade mineradora é realizada basicamente para o fornecimento de matérias-primas para as indústrias africanas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário