Pesquisar este blog

domingo, 18 de maio de 2014

Trabalho de sociologia 1º ano

1 - O filme “Sociedade dos Poetas Mortos, mostra claramente o papel de aparelho ideológico que a escola assume .
Naquela escola considerada o “padrão” da época, ordem , disciplina, eram usados no sentido de coibi a expressão e a valorização do pensamento livre.
O diretor no início do filme deixa claro para os novos alunos que eles estão tendo uma oportunidade ímpar, pois estudar naquela instituição era privilégio de poucos.
Neste sentido o que significou o ato de "a luz da sabedoria" ter passado de mão em mão?.Explique.

2 - "Carpe Diem" quer dizer "colha o dia". Colha o dia como se fosse um fruto maduro que amanhã estará podre. A vida não pode ser economizada para amanhã. Acontece sempre no presente.
É possível viver essa máxima no mundo de hoje? Explique.

3 - Segundo Émile Durkhein, a instituição social é um mecanismo de organização da sociedade, é o conjunto de regras e procedimentos padronizados socialmente, reconhecidos, aceitos e sancionados pela sociedade, cuja importância estratégica é manter a organização do grupo e satisfazer as necessidades dos indivíduos que dele participam. 
Faça um paralelo entre a escola apresentada no filme e a escola da contemporaneidade: De acordo com seu ponto de vista qual é a melhor opção de escola? Justifique sua resposta.

4 - O que você achou da atitude do professor Keating, durante suas aulas, ele provocava nos alunos que tipo de sentimento? Rebeldia ou reflexão sobre  si e suas possibilidades? 

5 - Para Durkheim o suicídio é um fato social quando trata-se de um conjunto de suicídios em certa sociedade em certo período; quando é total que não é a soma de unidade independentes, mas um fato novo e sui generis. Para ele, as sociedades têm, em cada momento, uma disposição definida para o suicídio. 
Por que Neil resolveu tirar sua própria vida?



Nenhum comentário:

Postar um comentário