Pesquisar este blog

quinta-feira, 25 de junho de 2015

A Onda - 2º ano

Dirigido por Denis Gansel, A Onda traz a seguinte trama: Rainer Wegner, professor, deve ensinar seus alunos sobre autocracia. Devido ao desinteresse deles, propõe um experimento que explique na prática os mecanismos do fascismo e do poder. Wegner se denomina o líder daquele grupo, escolhe o lema “força pela disciplina” e dá ao movimento o nome de "A Onda". Em pouco tempo, os alunos começam a propagar o poder da unidade e ameaçar os outros. Quando o jogo fica sério, Wegner decide interrompê-lo. Mas é tarde demais, e "A Onda" já saiu de seu controle. O filme é baseado em uma história real ocorrida na Califórnia em 1967.
 “A Onda” é uma metáfora que se aplica, mais ou menos, a qualquer movimento de massa respondente aos apelos de um líder carismático ou de uma causa mítica irracional.

1 - O nazi-fascismo foi derrotado na 2ª. Grande Guerra, em 1945, mas ele não morreu. O que hoje acontece no cenário mundial nos leva a suspeitar que  “ele não morrerá entre nós”?

2 – O filme aborda a psicologia de massas  e a servidão voluntária dos indivíduos a um líder, grupo ou causa mítica. Explique como você entendeu essa abordagem.

3 - A propaganda política e ideológica está presente de que maneira no filme? Cite símbolos, gestos, vestimentas, etc.

4 – O professor Wegner  usou o recurso da ‘experiência pedagógica’, como meio de ir para além do mero aprendizado de conceitos teóricos. A experiência deu certo? Explique sua resposta.


5 - O que fazer em vez de seguir cegamente um líder?

Nenhum comentário:

Postar um comentário