Pesquisar este blog

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Avaliação de sociologia 3º ano

01 - De diferentes formas e portando objetivos variados, os movimentos sociais tiveram presença constante na história de muitas sociedades. A respeito desse tema, assinale o que for correto.
01. A repressão exercida pelo regime militar instaurado no Brasil em 1964 sobre a sociedade civil conseguiu bloquear a organização dos movimentos sociais. Durante toda a sua vigência até o período da transição para o regime democrático, o país não experimentou movimentos de resistência.
02. Como os movimentos sociais não visam à apropriação do Estado, a sua história, de forma geral, mostra que eles sempre ti veram impactos muito reduzidos no sistema político.
04. A análise desenvolvida por Karl Marx no século XIX sobre o capitalismo disseminou-se pela Europa e por outras partes do mundo, inspirando e infl uenciando fortemente o movimento operário do século XX.
08. Movimentos como o ecológico, o feminista e os étnicos passaram a ter uma presença marcante nas sociedades con- temporâneas. Alguns dos seus intérpretes afi rmam que eles contribuíram decisivamente para deixar visíveis novas dimen- sões das contradições e das opressões existentes nas relações sociais.
16. Os movimentos sociais expressam ações coleti vas que, de- pendendo dos seus princípios norteadores e dos grupos que mobilizam, podem tanto visar a mudanças na sociedade como podem opor-se a elas.

Resposta: 28 (04 + 08 + 16)
A afirmativa 01 é falsa. Apesar dos “anos de chumbo”, a resistência à ditadura militar se organizou em torno da UNE e da Igreja Católica e, a partir do final dos anos 1970, o novo sindicalismo transformou-se em outra instituição crítica da ditadura e do regime de exceção militar. A afirmativa 02 é falsa. Apesar de os movimentos sociais procurarem satisfazer suas demandas específicas, não se pode afirmar que eles gerem apenas pequenos impactos no sistema político, como se pode perceber pela atuação dos movimentos negro e feminista, diretamente responsáveis pela ampliação da universalização do voto.

2 - (UEM-PR)
Historicamente, a cidadania foi concedida a restritos gru­pos de elites – homens ricos de Atenas e barões ingleses do século XIII – e posteriormente estendida a uma grande porção dos residentes de um país.VIEIRA, Liszt. Os argonautas da cidadania. A sociedade civil na globalização. Rio de Janeiro: Record, 2001, p. 34-35.
Assinale a(s) alternativa(s) correta(s) sobre o tema tratado pelo autor.
01. O estabelecimento dos deveres e dos direitos da cidadania moderna esteve intimamente vinculado ao processo de cons­trução e de consolidação dos Estados Nacionais.
02. A cidadania é um conceito que está associado estritamen­te à Idade Moderna, já que a democracia só passou a ser im­plementada a partir desse período.
04. Considerando o processo histórico dos últimos 200 anos, podemos afirmar que a incorporação de novos grupos ao esta­tuto da cidadania foi realizada não apenas por concessões, mas também pelas lutas sociais que reivindicaram novos direitos.
08. Nos diferentes períodos históricos, os direitos de cidada­nia constituíram-se, invariavelmente, como privilégio exclusi­vo das elites econômicas.
16. A Declaração Universal dos Direitos Humanos, aprovada pela Organização das Nações Unidas, representou um marco importante no processo de consolidação da cidadania no sé­culo XX.

Resposta: 21 (01 + 04 + 16)

A afirmativa 02 é falsa. Como se sabe, tanto a cidadania quanto o conceito de democracia nascem na Antiguidade, dentro da sociedade grega e, mais especificamente, na socie­dade ateniense dos séculos VI e V a.C., ainda que a democracia grega guarde diferenças em relação à democracia moderna, como seu caráter direto e excludente.
A afirmativa 08 é falsa. A cidadania constituiu-se de forma invariavelmente restrita às elites econômicas com a introdu­ção do Estado liberal no final do século XVII, que introduz o sulfrágio censitário, cuja condição de voto é baseada na renda, sendo esta fator de restrição política.

3 - (UFU-MG)
Os movimentos ambientais atualmente não apresentam mais o mesmo padrão de mobilização dos anos de 1970 e 1980. A incorporação da questão ambiental nas agendas de governo ampliou o debate e o espaço para participação políti­ca. No entanto, acarretou uma espécie de institucionalização da questão ambiental que fragmentou e profissionalizou es­ses movimentos.
Diante do exposto, assinale a alternativa correta.
a) As políticas públicas são capazes de garantir tratamento adequado às questões ambientais, independentemente de estarem em jogo interesses do capital.
b) As ONGs vão perdendo posição de destaque como atores  legítimos no processo de mobilização do discurso ambientalis­ta, a partir da década de 1990.
c) A relação entre democracia e meio ambiente não se relaciona à criação, por exemplo, de mecanismos e instituições para o debate sobre impactos ambientais.
d) A ideia de desenvolvimento sustentável está ligada à con­cepção de relação entre consciência ambiental, mercado e Estado.

Resposta D
A alternativa “a” é falsa. Na prática, o Estado e as políticas públicas adotadas muitas vezes acabam sofrendo a atuação de lobbies e intervenções jurídicas em favor do grande capital e prejudicando diretamente o meio ambiente, visto que políti­cas para a preservação deste último tendem a elevar os custos de produção e a reduzir a competitividade econômica.
A alternativa “b” é falsa. Ao contrário do que se afirma, as ONGs vão se transformando, a partir dos anos 1990, em representantes legítimos e atuantes do discurso e da mobili­zação ambientalista, como se pode comprovar pela atuação do Greenpeace.
A alternativa “c” é falsa. A democracia preve a discussão de todos os temas considerados de interesse público e o de­senvolvimento sustentável, que envolve a preservação do meio ambiente integrada a um crescimento econômico ade­quado à natureza, fatores que exigem a constituição de fóruns de discussão e uma tomada de decisão democrática.


4 - (UFU-MG)
A cidadania pode ser definida, entre outras formas, to­mando-se como referência a relação entre direitos civis, po­líticos e sociais. Ao longo de nossa história, os movimentos sociais brasileiros acompanharam a incorporação desses di­reitos como reivindicações.
Sobre a cidadania no Brasil, assinale a alternativa correta.
a) Houve um caminho particular, surgindo, apesar de  avanços e recuos, primeiro os direitos políticos, depois os direitos sociais e, por último, os civis. Nesse sentido, os mo­vimentos sociais da década de 1980 representaram uma pluralidade de reivindicações que, em alguns casos, pude­ram convergir.
b) Os direitos sociais avançaram a partir da década de 1930  e, devido à exigência popular, criou-se órgãos, como o Depar­tamento Nacional do Trabalho, e o decreto de sindicalização, pelo qual sindicatos estavam protegidos de qualquer influên­cia do Estado.
c) Mudanças significativas nos direitos sociais ocorreram na legislação no período de 1930 a 1945, principalmente para os trabalhadores rurais, que já constituíam um movimento social de expressão nacional.
d) A ditadura representou um retrocesso da ideia de cidada­nia plena, principalmente com o controle sobre partidos polí­ticos, apesar de garantia de mobilização popular e do direito à greve para os sindicatos.
Resposta A
A alternativa “b” é falsa. Os avan­ços sociais implementados a partir de 1930 são fruto da determinação do Es­tado brasileiro controlado por Getúlio Vargas, que estende direitos aos tra­balhadores urbanos na mesma medida em que passa a controlá-los, atrelando o movimento sindical ao Estado através do peleguismo.
A alternativa “c” é falsa. Apesar de o governo Vargas destacar-se pelo trabalhismo, este apenas iria afetar positivamente os trabalhadores urba­nos, mantendo os trabalhadores rurais à parte do processo de extensão dos direitos trabalhistas, saída encontrada por tal governo para sustentar o apoio do grande latifúndio.
A alternativa “d” é falsa. Ao longo da ditadura militar e mais particular­mente desde a implantação do AI-5, toda e qualquer forma de mobilização ou resistência popular passa a ser tra­tada como caso de polícia, tornando-se alvo da máquina de represssão do go­verno, representada pelo DOI-CODI e pelo DOPS.

05 - (UFPR)
Por que a Internet vem sendo considerada uma poderosa força de democratização que ameaça inclusive os governos autoritários?
A Internet ultrapassa as frontei­ras nacionais e culturais, facilitando de maneira rápida a difusão de ideias e o compartilhamento de opiniões no ci­berespaço. Ademais, a liberdade de ex­pressão incentivada pela dificuldade de controle e pela censura também dificul­ta o controle dos governos.

06 - (UEL-PR)
De acordo com Norberto Bobbio, ao lado do problema do fundamento do poder, a doutrina clássica do Estado sempre se ocupou também do problema dos limites do poder, problema que geralmente é apresentado como problema das relações entre direito e poder (ou direito e Estado).
BOBBIO, N. Estado, governo e sociedade: para uma teoria geral da política. Tradução de Marco Aurélio Nogueira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000, p. 93-94.
Os limites do poder no Estado democrático de direito mo­derno são estabelecidos:
Pela autonomia constitucional entre os Poderes Judiciário, I. Legislativo e Executivo.
Por normas legais, definidas por processos legítimos, que II. regulam e estabelecem direitos e deveres tanto para gover­nantes quanto para os indivíduos na sociedade.
Por normas legais que subordinam os Poderes Judiciário e III. Legislativo ao Poder Executivo e asseguram a prevalência dos interesses do partido majoritário.
Por normas legais que assegurem que todos os cidadãos IV. tenham garantias individuais mínimas, como o direito à defe­sa, o direito a ir e vir e o direito a manifestar suas opiniões.
A alternativa que contém todas as afirmativas corretas é:
a) I e III.
b) II e IV.
c) I, II e III.
d) I, II e IV.
e)  I, III e IV.
Resposta D
A afirmativa III é incorreta. Den­tro de uma sociedade democrática, a previsão é que os três poderes sejam independentes, de modo que cada um possa lidar com sua especificadade sem descuidar da vigilância sobre os demais, de forma a impedir a concentração do poder e garantir a liberdade individual.

8 - (UEL-PR)
O etnocentrismo pode ser definido como uma atitude emocionalmente condicionada que leva a considerar e julgar sociedades culturalmente diversas com critérios fornecidos pela própria cultura. Assim, compreende-se a tendência para menosprezar ou odiar culturas cujos padrões se afastam ou di­vergem dos da cultura do observador que exterioriza a atitude etnocêntrica. (...) Preconceito racial, nacionalismo, preconcei­to de classe ou de profissão, intolerância religiosa são algumas formas de etnocentrismo. WILLEMS, E. Dicionário de sociologia. Porto Alegre: Editora Globo, 1970. p. 125.
Com base no texto e nos conhecimentos de sociologia, assinale a alternativa cujo discurso revela uma atitude etno­cêntrica.
a) A existência de culturas subdesenvolvidas relaciona-se à presença, em sua formação, de etnias de tipo incivilizado.
b) Os povos indígenas possuem um acúmulo de saberes que  podem influenciar as formas de conhecimentos ocidentais.
c)  Os critérios de julgamento das culturas diferentes devem  primar pela tolerância e pela compreensão dos valores, da ló­gica e da dinâmica própria a cada uma delas.
d) As culturas podem conviver de forma democrática, dada a  inexistência de relações de superioridade e inferioridade en­tre as mesmas.
e) O encontro entre diferentes culturas propicia a humani­zação das relações sociais, a partir do aprendizado sobre as diferentes visões de mundo.
Resposta A
A afirmação revela-se etnocêntrica, na medida em que parte do princípio de que todas as culturas passam pelo mes­mo processo de desenvolvimento.


Um comentário: