Pesquisar este blog

domingo, 18 de setembro de 2011

Trabalho de sociologia

 Em meio a Segunda Grande Guerra Mundial, judeus estavam sendo esmagados pelo preconceito alemão. Chaplin, genialmente, interpreta os dois protagonistas da história: o ditador Adenoid Hynkel (em clara referência a Hitler) e o barbeiro Judeu. Irônico e atrevido, este filme lhe causou sua expulsão dos Estados Unidos, mas criou também uma obra-prima única com uma das melhores mensagens anti-guerra já transmitidas ao homem.
A sede de poder, que transforma uma pessoa em um ditador opressivo. Mas, assim, como tem gente que embebeda (até se afogar) no poder, outras pessoas, como o barbeiro do filme, busca a paz e a solidariedade entre os povos.
Charles Chaplin terminaria sendo expulso dos Estados Unidos nos anos 1950, acusado de ser comunista justamente por causa do discurso final do filme. Um casal de judeus, foi condenado à cadeira elétrica, acusados de serem espiões, mas eram inocentes. Chaplin foi duramente crítico da condenação desse casal de judeus e por isso, (por uma delação supostamente de Walt Dysney) ele terminou tendo de se exilar dos Estados Unidos, para onde só retornaria no início dos anos de 1970, já bem velhinho e pouco antes de morrer.
Faça uma dissertação crítica sobre o tema abordado no filme O Grande Ditador.

Um comentário: