Pesquisar este blog

sábado, 16 de março de 2013

prova 2º ano dia 15-03-2013

Sociologia para 2º A e B


01 -  (Pas) “O termo Sociologia foi criado em 1838 (séc. XVIII) por Auguste Comte, que pretendia unificar todos os estudos relativos ao homem — como a História, a Psicologia e a Economia. Mas foi com Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber que a Sociologia tomou corpo e seus fundamentos como ciência foram institucionalizados.”
Fonte: Adaptado de http://www.brasilescola.com/sociologia/sociologia2.htm
Segundo o trecho acima, é CORRETO afirmar que a Sociologia:
(A) tem por objeto as atividades humanas ligadas à produção, à circulação, à distribuição e ao consumo de bens e serviços.
(B) compreende o estudo da produção cultural, das semelhanças e das diferenças culturais entre os vários agrupamentos humanos, assim como, da origem e da evolução das culturas.
(C) é a ciência que estuda as características da superfície do planeta Terra, os fenômenos climáticos e a ação do Ser Humano no ambiente.
(D) tem por objetivo as relações sociais e as formas de associação, considerando as interações que ocorrem na vida em sociedade.

02 – (ENEM 2011) Na década de 1990, os movimentos sociais camponeses e as ONGs tiveram destaque, ao lado de outros sujeitos coletivos. Na sociedade brasileira, a ação dos movimentos sociais vem construindo lentamente um conjunto de práticas democráticas no interior das escolas, das comunidades, dos grupos organizados e na interface da sociedade civil com o Estado. O diálogo, o confronto e o conflito tem sido os motores no processo de construção democrática.
SOUZA, M. A. Movimentos sociais no Brasil contemporâneo: participação e possibilidades das práticas democráticas. Disponível em: http//www.ces.uc.pt. Acesso em: 30 abr. 2010 (adaptado).

Segundo o texto, os movimentos sociais contribuem para o processo de construção democrática, porque
A) determinam o papel do Estado não transformações socioeconômicas.
B) aumentam o clima de tensão social na sociedade civil.
C) pressionam o Estado para o atendimento das demandas da sociedade.
D) privilegiam determinadas parcelas da sociedade em detrimento das demais.
E) propiciam a adoção de valores éticos pelos órgãos do Estado.

03 – (Pas) “As instituições não são mais que estruturas de comportamento criadas por indivíduos relacionados entre si. Elas exigem ajustamentos de condutas. Nenhuma escola pode funcionar sem uma preparação para o comportamento nas aulas, para a camaradagem entre os colegas de classe e o professor, para as notas e outras recompensas; não pode existir escola sem um preparo que torne possível a lealdade e a apreciação dos valores inerentes à vida escolar.”
Fonte: MANNHEIM, Karl. Liberdade, poder e planificação democrática. São Paulo: Ed. Mestre Jou, 1972, p. 231 (Adaptado).
Do ponto de vista sociológico, o texto acima argumenta que
(A) os seres humanos são naturalmente adaptáveis às circunstâncias sociais nas quais vivem.
(B) as estruturas fixas de comportamento são imutáveis no tempo e invariáveis no espaço.
(C) os quadros de referências sociais são desnecessários ao bom funcionamento das instituições.
(D) as mudanças na ordenação das relações sociais implicam transformações institucionais.

04 - UEM (2011) - Considerando o trecho citado a seguir e os temas cultura midiática e relações sociais, assinale o que for  correto sobre as características marcantes da publicidade.
“[...] Com a sociedade pós-industrial, de fato, o caráter racional da publicidade revelou-se não só do ponto de vista econômico das mercadorias à venda, mas também daquelas tendências culturais e comportamentais mais sutis que ela consegue representar, sintetizar e, também, antecipar. Por isso, os estilos de vida atuais, hierarquias de valores e modelos de comportamento possuem na publicidade um dos mais lúcidos espaços de divulgação didática, com um alto índice de aprendizagem ‘espontânea’, graças à difusão de um duplo elo com o qual envolve o espectador através de um sistema de mensagens cruzadas, feitas de ameaças e de promessas e fundadas em paradoxos anteriormente analisados” (CANEVACCI, Massimo. Antropologia da comunicação visual. Rio de Janeiro: DP&A, 2001, p. 154).

a) A publicidade objetiva contribuir para divulgação de estilos de vida vigentes na sociedade pós-industrial.   
b) A publicidade vende a ideia de que a posse de objetos permite a inserção em grupos que vivem um estilo de vida socialmente desejável.
c) A publicidade cria justificativas racionais para o consumo de determinados bens, por meio de recompensas materiais e subjetivas. 
d) A publicidade cativa o consumidor por meio de mensagens esclarecedoras sobre o produto a ser vendido, estimulando um consumo consciente.
e) A publicidade promove um questionamento sobre a comercialização de um estilo de vida ideal, que poucos podem acessar.

05 – (UEM (2011) - Leia o texto a seguir e assinale o que for correto sobre o tema da diversidade étnica.
“[...] Na verdade, raça, no Brasil jamais foi um termo neutro; ao contrário, associou-se com frequência a uma imagem particular do país. Muitas vezes, na vertente mais negativa de finais do século XIX, a mestiçagem existente no país parecia atestar a falência da nação [...]” (SCHWARCZ, Lilia Moritz.  Nem preto nem branco, muito pelo contrário: cor e raça na intimidade. In: NOVAIS, Fernando & SCHWARCZ, Lilia Moritz (orgs.) História da Vida Privada no Brasil. Contrastes da intimidade contemporânea,. São Paulo: Companhia das Letras, 1998, p. 177). 

a) Vigorou no Brasil, do século XIX, uma visão elitista que privilegiava a cor branca e via na mistura de raças a causa de seu atraso. 
b) Os termos raça e etnia se equivalem. Ambos fazem referência à composição de grupos de pessoas com características fisiológicas e biológicas comuns.
c) Os estudos centrados na noção de raça classificam a humanidade por meio da seleção natural e da organização genética.
d) Por ser o Brasil o país com o maior número de negros e afrodescendentes depois do continente africano, não é pertinente discutir no Brasil o racismo.
e) Nas décadas seguintes à abolição da escravatura, a integração dos negros à sociedade brasileira foi marcada pela adoção de mecanismos de inclusão que resultaram, recentemente, na implantação das chamadas políticas de ação afirmativa.

2ª A
01 - (UNESP) No mundo atual têm ocorrido grandes transformações socioeconômicas atribuídas ao processo de globalização.
Cite um aspecto positivo e um negativo da atual globalização.
Positivos: circulação de informações beneficia o conhecimento, melhorando a educação; facilidades na geração de lucros, novos sistemas produtivos, diversidade de empregos.
Negativos: concentração de renda e de informação, necessidade de redefinição do papel do estado para evitar demandas sociais reprimidas.

04 – Observe a imagem.
Uma das práticas mais comuns da atual fase do capitalismo é a cartelização do mercado, que consiste em:
a) criar um grupo de empresas para abastecer umas às outras com matérias-primas ou produtos semi-industrializados.
b) acordo entre empresas que atuam no mesmo ramo de mercado para controlar a produção e o preço de um produto.
c) conseguir privilégios governamentais para um grupo de empresas concorrentes que atuam em conjunto.
d) uma sociedade gestora de um grupo empresarial por meio do controle acionário de terceiros.
e) um grupo de empresas com um mesmo controlador que busca o monopólio dentro de sua atividade.

06 – (Pism) Leia a citação abaixo:
É quase desnecessário demonstrar que a Segunda Guerra Mundial foi global. Praticamente todos os Estados independentes do mundo se envolveram, quisessem ou não, embora as repúblicas da América Latina só participassem de forma mais nominal. (...) A Segunda Guerra Mundial foi uma aula de geografia do mundo. Locais, regionais ou globais, as guerras do século 20 iriam dar-se numa escala muito mais vasta do que qualquer coisa experimentada antes.
HOBSBAWN, Eric. A Era dos Extremos: o breve século XX (1914-1991). São Paulo: Companhia das Letras. 1995. p. 31-32.
Dentre as decorrências da II Guerra Mundial no plano das relações internacionais, assinale a alternativa
INCORRETA.
a) A polarização entre o bloco capitalista liberal e o socialismo soviético.
b) A derrota dos principais movimentos de independência das colônias que integravam os tradicionais impérios coloniais na Ásia e na África, especialmente, os da Inglaterra e da França.
c) A formação de organismos internacionais voltados para a defesa e apoio mútuo dos países membros, como a Organização das Nações Unidas, a Organização do Tratado do Atlântico Norte e o Pacto de Varsóvia.
d) O desenvolvimento da corrida armamentista e a proliferação das armas nucleares.
e) A implementação do Plano Marshall, política norte-americana voltada principalmente para a recuperação da economia europeia no pós-guerra.

08- “Guerra Fria” foi o termo escolhido para indicar um período em que o capitalismo (liderado pelos Estados Unidos) e o socialismo (liderado pela União Soviética) disputavam o espaço mundial entre si. Do ponto de vista da geopolítica, esse período da história pode ser chamado de “Velha Ordem”. A “Velha Ordem Mundial” pode ser caracterizada por:
a) formação de blocos de países com livre circulação de produtos e pessoas.
b) criação de mecanismos de mediação entre capitalistas e socialistas.
c) corrida armamentista e aeroespacial em uma grande disputa tecnológica.
d) um período de colaboração entre os dois sistemas socioeconômicos.
e) a defesa da paz mundial baseada nos direitos de cada bloco político.
10 – (Pism) Leia o texto abaixo.
“(...) as ONGs não só contribuem para debilitar o Estado-nação como, ao mesmo tempo, colocam novos desafios aos movimentos sociais. (...) Afinal, a ONU é constituída pelos Estados nacionais e são eles que, soberanamente, abrem mão de parte da soberania ao consagrar formalmente entidades que se definem como não governo. (...) As primeiras Organizações Não Governamentais, como a Cruz Vermelha e a Médicos Sem Fronteiras legitimavam-se por razões humanitárias (...). A partir dos anos 1970 e, sobretudo, dos anos 1980, essas entidades não governamentais eclodem em todo mundo impulsionadas por várias razões (...). O ciclo se fecha quando o desamparo generalizado passa a ser coberto por políticas focalizadas (...).”
HAESBAERT, R.; PORTO-GONÇALVES, C. W. A nova des-ordem mundial. São Paulo: UNESP, 2005, p. 69.
As Organizações Não Governamentais (ONGs) surgiram em maior número, a partir dos anos 1970 e 1980, impulsionadas pelo:
a) crescimento do movimento operário, que requisitava acordos coletivos de trabalho.
b) fim da bipolarização mundial entre capitalismo e socialismo, decorrente da globalização.
c) impacto da economia e da política das grandes potências sobre os países da periferia.
d) novo contexto de reestruturação produtiva internacional, baseado no kenesyanismo.
e) projeto neoliberal que reduz a intervenção do Estado nas questões socioeconômicas.

12 - (UEMG)A atual fase da evolução capitalista é denominada: Globalização. Assinale a afirmativa incorreta sobre esse fenômeno.
a) É marcado pela mundialização da produção, da circulação e do consumo.
b) Preocupa-se com a eliminação de barreiras entre nações, enfraquecendo as grandes corporações econômicas e fortalecendo o Estado.
c) Acelera o processo competitivo avançado na informatização, automatização e na robotização das atividades produtivas.
d) O espaço mundial tende a ficar cada vez mais homogêneo, pois tem acentuado as diferenças entre os países.

14 - Um celular novo, um televisor cheio de recursos, um notebook mais leve – depois de certo tempo, todos têm necessidade ou vontade de comprar novos produtos para substituir os que ficaram obsoletos. Surge, então, um problema: o que fazer com os eletrônicos antigos? Na maioria das vezes o destino é o lixo. Com isso, a montanha de resíduos eletrônicos cresce em alta velocidade.
No Brasil, a luz amarela já acendeu há algum tempo. Após muita discussão, a Política Nacional de Resíduos Sólidos prevê que as empresas sejam obrigadas a recolher e dar destino adequado a seus produtos, enquanto o governo e os consumidores não podem fazer descaso do assunto. Seria também proibida a eliminação de resíduos onde possa haver contaminação da água ou do solo.
Fonte: Jordão, Priscila. A rota do lixo. Revista Exame, março de 2010. Disponível em http://planetasustentavel.abril.com.br (com adaptações)
As medidas citadas buscam, pela primeira vez, distribuir a responsabilidade sobre o descarte dos resíduos entre:
(A) Fabricantes e ONGs.
(B) Ambientalistas e Estado.
(C) Setor privado, poder público e sociedade.
(D) Empresas, poder estadual e trabalhadores rurais

16 - "UNnecessary" ("Desnecessário"), completa o Ex-presidente norte-americano George W. Bush, com um lápis, no símbolo internacional da ONU (United Nations). Em relação ao tema, podemos afirmar que: 
a) O presidente dos EUA teve, ao invadir o Iraque em 2003, uma postura autoritária ao não considerar os acordos multilaterais de paz proporcionados pela ONU, desde o fim da Segunda Guerra Mundial.
b) A ONU sempre foi uma instituição inoperante, o que provocou a invasão do Iraque pelo presidente norte-americano. Tal instituição nada fez para por fim às hostilidades entre árabes e israelenses, proporcionando a invasão estadunidense.
c) A ocupação do Iraque pelas forças militares norte-americanas, desde 2003, não pode mais ser suportada pelos Estados Unidos. Este país tenta restabelecer a democracia no Iraque, e a ONU é incapaz de ouvir os clamores dessa liderança política para por fim à guerra.
d) O governo dos EUA tentou evitar, junto à ONU e a todo custo, o conflito armado com o Iraque, e a ocupação do país árabe pela maior potência militar do planeta vem causando a crise imobiliária que afeta a economia global.
e) O secretário geral da ONU é um árabe radical, o que impede que a instituição tome atitudes de contenção da guerra entre EUA e Iraque, aumentando o terrorismo internacional dos fundamentalistas islâmicos.

18 - A atual crise econômica mundial, agravada em 2008 pelas dificuldades no sistema financeiro de alguns países, traz à discussão as mazelas do processo de globalização econômica. Comente o comércio internacional e os desdobramentos dessas relações para os países periféricos e semiperiféricos do capitalismo.
Os países periféricos e semiperiféricos no processo atual de comercio internacional participam marginalmente com exportações primárias e importações de produtos industrializados ou bens e serviços, implicando em déficits de balança comercial que encontram dificuldades de solvência em suas contas externas.

20 – Observe a imagem e leia o texto.
Em 1944, mesmo antes do fim da Segunda Guerra Mundial, ocorreu um encontro entre 41 chefes de Estados, em que foi acertado que os países da Europa Ocidental deveriam acumular dólares como reserva, enquanto os EUA guardariam reservas em ouro. Dessa forma, o dólar se transformou na principal moeda de troca para pagamentos internacionais. Também foram criados o Banco Mundial e o FMI. Esse encontro, que fez dos Estados Unidos da América a maior potência econômica e política do globo, ficou conhecido como:
a) Conferência de Paris.
b) Tratado de Potsdam.
c) Conferência de Bretton Woods.
d) Tratado de Yalta.
e) Conferência de São Francisco.









2º B

1 – (Pism) Observe nos mapas a seguir o traçado da fronteira norte-sul, que divide os países em países do norte e do sul, baseando-se em critérios de desenvolvimento econômico e social
O deslocamento da fronteira para o norte (mapa 2) ocorreu por várias razões, entre as quais:
a) a ascensão da China.
b) a invasão do Afeganistão.
c) a migração internacional.
d) o colapso do meio ambiente.
e) o fim da União Soviética.

02 - (UNESP) No mundo atual têm ocorrido grandes transformações socioeconômicas atribuídas ao processo de globalização.
O que é globalização?
Integração econômica e social. Capital e mercadorias circulam segundo as leis de mercado. Pouca participação do Estado Nacional. A globalização é favorecida pelas comunicações e informática.

03 – (Pism) Leia o texto abaixo.
Em julho de 2010, a Portugal Telecom protagonizou dois grandes negócios no mercado brasileiro de telecomunicações. A empresa saiu da Vivo, vendendo sua participação na empresa para a Telefônica por 7,5 bilhões, e entrou no bloco de controle da Oi, comprando 22,4% por até 3,7 bilhões.
A Telefônica planeja unir a Vivo à Telesp, concessionária de telefonia de São Paulo, projetando sinergias de até 3,9 bilhões. A Oi recebe um reforço de caixa para reduzir seu endividamento e investir - além de ganhar um acionista com conhecimento de operação.
O movimento representa o início de mais uma onda de consolidação no mercado brasileiro de telecomunicações e coloca pressão sobre outros atores do setor. A Claro e a Embratel, que pertencem ao bilionário mexicano Carlos Slim, já começaram um movimento para unir as operações, ainda não anunciado oficialmente, que deve se acelerar para fazer frente aos espanhóis.
Disponível em: <http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100801/not_imp588877,0.php> Acesso em: 3 ago. 2010. Adaptado.
Com base no texto, conclui-se que o setor de telecomunicações brasileiro está vivenciando:
a) um período de fuga de capitais.
b) um processo de desnacionalização.
c) um programa de inclusão digital.
d) uma fase de retração do mercado.
e) uma política de reserva de mercado.

04 – (Pism) Leia a citação abaixo:
É quase desnecessário demonstrar que a Segunda Guerra Mundial foi global. Praticamente todos os Estados independentes do mundo se envolveram, quisessem ou não, embora as repúblicas da América Latina só participassem de forma mais nominal. (...) A Segunda Guerra Mundial foi uma aula de geografia do mundo. Locais, regionais ou globais, as guerras do século 20 iriam dar-se numa escala muito mais vasta do que qualquer coisa experimentada antes.
HOBSBAWN, Eric. A Era dos Extremos: o breve século XX (1914-1991). São Paulo: Companhia das Letras. 1995. p. 31-32.
Dentre as decorrências da II Guerra Mundial no plano das relações internacionais, assinale a alternativa
INCORRETA.
a) A polarização entre o bloco capitalista liberal e o socialismo soviético.
b) A derrota dos principais movimentos de independência das colônias que integravam os tradicionais impérios coloniais na Ásia e na África, especialmente, os da Inglaterra e da França.
c) A formação de organismos internacionais voltados para a defesa e apoio mútuo dos países membros, como a Organização das Nações Unidas, a Organização do Tratado do Atlântico Norte e o Pacto de Varsóvia.
d) O desenvolvimento da corrida armamentista e a proliferação das armas nucleares.
e) A implementação do Plano Marshall, política norte-americana voltada principalmente para a recuperação da economia europeia no pós-guerra.

05- (Pases) Os últimos anos do século XX testemunharam grandes mudanças em toda a face da Terra. O mundo torna-se unificado em virtude das novas condições técnicas [...]. Consideramos, em primeiro lugar, a emergência de uma dupla tirania, a do dinheiro e a da informação [...]. Ambas, juntas, fornecem as bases do sistema ideológico que legitima as ações mais características da época [...]. A competitividade, sugerida pela produção e pelo consumo, é a fonte de novos totalitarismos [...]. Há um verdadeiro retrocesso quanto à noção de bem público e de solidariedade, do qual é emblemático o encolhimento das funções sociais e políticas do Estado com a ampliação da pobreza e os crescentes agravos à soberania, enquanto se amplia o papel político das empresas na regulação da vida social.
(SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2000, p. 37 e 38.)
O texto acima apresenta os impactos da globalização no mundo moderno. Sobre o processo de globalização, é CORRETO afirmar que:
a) reduz o papel do Estado e amplia a ação das empresas.
b) reduz a ação das empresas e amplia o papel do Estado.
c) amplia tanto o papel das empresas quanto o do Estado.
d) reduz tanto o papel das empresas quanto o do Estado.

06 – (Pism) Leia o texto abaixo.
“(...) as ONGs não só contribuem para debilitar o Estado-nação como, ao mesmo tempo, colocam novos desafios aos movimentos sociais. (...) Afinal, a ONU é constituída pelos Estados nacionais e são eles que, soberanamente, abrem mão de parte da soberania ao consagrar formalmente entidades que se definem como não governo. (...) As primeiras Organizações Não Governamentais, como a Cruz Vermelha e a Médicos Sem Fronteiras legitimavam-se por razões humanitárias (...). A partir dos anos 1970 e, sobretudo, dos anos 1980, essas entidades não governamentais eclodem em todo mundo impulsionadas por várias razões (...). O ciclo se fecha quando o desamparo generalizado passa a ser coberto por políticas focalizadas (...).”
HAESBAERT, R.; PORTO-GONÇALVES, C. W. A nova des-ordem mundial. São Paulo: UNESP, 2005, p. 69.
As Organizações Não Governamentais (ONGs) surgiram em maior número, a partir dos anos 1970 e 1980, impulsionadas pelo:
a) crescimento do movimento operário, que requisitava acordos coletivos de trabalho.
b) fim da bipolarização mundial entre capitalismo e socialismo, decorrente da globalização.
c) impacto da economia e da política das grandes potências sobre os países da periferia.
d) novo contexto de reestruturação produtiva internacional, baseado no kenesyanismo.
e) projeto neoliberal que reduz a intervenção do Estado nas questões socioeconômicas.

07 -(ENEM) A leitura exercício acima ajuda você a compreender que:
I. a globalização é um processo ideal para garantir o acesso a bens e serviços para toda a população.
II. a globalização é um fenômeno econômico e, ao mesmo tempo, cultural.
III. a globalização favorece a manutenção da diversidade de costumes.
IV. filmes, programas de TV e música são mercadorias como quaisquer outras.
V. as sedes das empresas transnacionais mencionadas são os EUA, Europa Ocidental e Japão.
Destas afirmativas estão corretas:
a) I, II e IV, apenas.
b) II,IV e V, apenas. 
c) II, III e IV, apenas.
d) I, III e IV, apenas.
e) III, IV e V, apenas.

08 - O mundo tem vivido inúmeros conflitos regionais de repercussão global que, por um lado, envolvem intervenções de tropas de diferentes países e, por outro lado, resultam em discussões na Organização das Nações Unidas.
Considere as seguintes afirmações:
I. Povos primitivos precisam ser tutelados pela diplomacia internacional ou reprimidos por forças de nações desenvolvidas, para que conflitos locais ou regionais não perturbem o equilíbrio mundial.
II. Razões estratégicas, de localização geográfica, de orientação política ou de concentração de recursos naturais, fazem com que certas regiões ou países sejam alvo de interesses, preocupações e intervenções internacionais.
III. Diferenças étnicas, culturais, políticas ou religiosas, com raízes históricas, têm resultado em preconceito, desrespeito e segregação, gerando tensões que repercutem em conflitos existentes entre diferentes nações.
O envolvimento global em conflitos regionais é, corretamente, explicado em
a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.

09 - A estrutura desse sistema internacional de circulação alcançou tal grau de complexidade que ultrapassa a compreensão da maioria das pessoas. As fronteiras entre funções diferentes como as de bancos, corretoras, serviços financeiros, financiamento habitacional, crédito ao consumidor etc. tornaram-se cada vez mais porosas, ao mesmo tempo em que novas transações futuras de mercadorias, de ações, de moedas ou de dívidas surgiram em toda parte, introduzindo o tempo futuro no tempo presente de maneiras estarrecedoras.
 DAVID HARVEY. Adaptado de "Condição pós-moderna". São Paulo: Edições Loyola, 1992.
O texto faz referência a características de um dos mais importantes aspectos do atual estágio do capitalismo. Dois fatores que contribuem para o fenômeno destacado pelo autor do fragmento estão apontados em:
a) aumento da especulação financeira - maior eficiência das redes de transportes.
b) controle do Banco Mundial sobre o sistema financeiro - formação da União Monetária Mundial.
c) desregulamentação dos mercados financeiros - disseminação das tecnologias da informação
d) padronização dos horários de funcionamento dos centros financeiros - surgimento dos bancos globais.

10 - Cite os países que fazem parte do Conselho de Segurança da ONU de forma permanente.
EUA, Rússia, China, França e Reino Unido



Nenhum comentário:

Postar um comentário