Pesquisar este blog

terça-feira, 12 de março de 2013

Prova 3º ano dia 12/03


01 – (Ufla)  “O termo Sociologia foi criado em 1838 (séc. XVIII) por Auguste Comte, que pretendia unificar todos os estudos relativos ao homem — como a História, a Psicologia e a Economia. Mas foi com Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber que a Sociologia tomou corpo e seus fundamentos como ciência foram institucionalizados.”
Fonte: Adaptado de http://www.brasilescola.com/sociologia/sociologia2.htm
Segundo o trecho acima, é CORRETO afirmar que a Sociologia:
(A) tem por objeto as atividades humanas ligadas à produção, à circulação, à distribuição e ao consumo de bens e serviços.
(B) compreende o estudo da produção cultural, das semelhanças e das diferenças culturais entre os vários agrupamentos humanos, assim como, da origem e da evolução das culturas.
(C) é a ciência que estuda as características da superfície do planeta Terra, os fenômenos climáticos e a ação do Ser Humano no ambiente.
(D) tem por objetivo as relações sociais e as formas de associação, considerando as interações que ocorrem na vida em sociedade.

02 – (Ufla)  “Conceber a sociologia como análise reflexiva da modernidade é uma boa maneira de distingui-la das outras ciências sociais. A sociologia define seu objeto de estudo em termos temporais, como o estudo de uma determinada sociedade e seu impacto no mundo. Isso é mais restrito do que o estudo da sociedade, que parece incluir quase tudo. Se quisermos que a sociologia seja algo coerente, ela não pode se referir ao estudo da sociedade em geral, o que é muito vago. Daí fazer uma distinção entre sociologia e teoria social, já que as questões referentes à teoria social vêm de longa data.”
Fonte: PIERSON, C. & GIDDENS, A. Conversas com Anthony Giddens: o sentido da modernidade. Rio de Janeiro. Ed. FGV, 2000, p. 54 e 56 (Adaptado).
O sentido da distinção sugerida por Anthony Giddens entre sociologia e teoria social tem como principal objetivo:
(A) separar a sociologia do horizonte intelectual próprio das ciências sociais.
(B) delimitar o campo de reflexão específico da sociologia como ciência.
(C) associar a ideia de teoria social à delimitação disciplinar das ciências sociais.
(D) mascarar a fragilidade da sociologia na definição de seus objetos de estudo.

03 – (ENEM 2011) – Observe a imagem.

O movimento representado na imagem, do início dos anos de 1990, arrebatou milhares de jovens no Brasil. Nesse contexto, a juventude, movida por um forte sentimento cívico,
a) aliou-se aos partidos de oposição e organizou a campanha Diretas Já.
b) manifestou-se contra a corrupção e pressionou pela aprovação da Lei da Ficha Limpa.
c)  engajou-se nos protestos relâmpago e utilizou a internet para agendar suas manifestações.
d)  espelhou-se no movimento estudantil de 1968 e protagonizou ações revolucionárias armadas
e) tornou-se porta-voz da sociedade e influenciou no processo de impeachment do então presidente Collor.


04 – ( ENEM  2011) - No mundo árabe, países governados há décadas por regimes políticos centralizadores contabilizam metade da população com menos de 30 anos; desses, 56% têm acesso à internet. Sentindo-se sem perspectivas de futuro e diante da estagnação da economia, esses jovens incubam vírus sedentos por modernidade e democracia. Em meados de dezembro, um tunisiano de 26 anos, vendedor de frutas, põe fogo no próprio corpo em protesto por trabalho, justiça e liberdade. Uma série de manifestações eclode na Tunísia e, como uma epidemia, o vírus libertário começa a se espalhar pelos países vizinhos, derrubando em seguida o presidente do Egito, Hosni Mubarak.   Sites e redes sociais – como o Facebook e o Twitter – ajudaram a mobilizar manifestantes do norte da África a ilhas do Golfo Pérsico. SEQUEIRA, C. D.; VILLAMÉA, L. A epidemia da Liberdade. Istoé Internacional. 2 mar. 2011 (adaptado).
Considerando os movimentos políticos mencionados no texto, o acesso à internet permitiu aos jovens árabes
a)  reforçar a atuação dos regimes políticos existentes.
b)  tomar conhecimento dos fatos sem se envolver.
c)  manter o distanciamento necessário à sua segurança.
d)  disseminar vírus capazes de destruir programas dos computadores.
e) difundir ideias revolucionárias que mobilizaram a população.

05 – (ENEM 2011) - Na década de 1990, os movimentos sociais camponeses e as ONGs tiveram destaque, ao lado de outros sujeitos coletivos. Na sociedade brasileira, a ação dos movimentos sociais vem construindo lentamente um conjunto de práticas democráticas no interior das escolas, das comunidades, dos grupos organizados e na interface da sociedade civil com o Estado. O diálogo, o confronto e o conflito têm sido os motores no processo de construção democrática. (SOUZA, M. A. Movimentos sociais no Brasil contemporâneo: participação e possibilidades das práticas democráticas. Disponível em: http://www.ces.uc.pt. Acesso em: 30 abr. 2010) (adaptado).
Segundo o texto, os movimentos sociais contribuem para o processo de construção democrática, porque
a) determinam o papel do Estado nas transformações socioeconômicas.
b) aumentam o clima de tensão social na sociedade civil.
c) pressionam o Estado para o atendimento das demandas da sociedade.
d) privilegiam determinadas parcelas da sociedade em detrimento das demais.
e) propiciam a adoção de valores éticos pelos órgãos do Estado.

01 – (Pism) Leia o texto abaixo.
“(...) as ONGs não só contribuem para debilitar o Estado-nação como, ao mesmo tempo, colocam novos desafios aos movimentos sociais. (...) Afinal, a ONU é constituída pelos Estados nacionais e são eles que, soberanamente, abrem mão de parte da soberania ao consagrar formalmente entidades que se definem como não governo. (...) As primeiras Organizações Não Governamentais, como a Cruz Vermelha e a Médicos Sem Fronteiras legitimavam-se por razões humanitárias (...). A partir dos anos 1970 e, sobretudo, dos anos 1980, essas entidades não governamentais eclodem em todo mundo impulsionadas por várias razões (...). O ciclo se fecha quando o desamparo generalizado passa a ser coberto por políticas focalizadas (...).”
HAESBAERT, R.; PORTO-GONÇALVES, C. W. A nova des-ordem mundial. São Paulo: UNESP, 2005, p. 69.
As Organizações Não Governamentais (ONGs) surgiram em maior número, a partir dos anos 1970 e 1980, impulsionadas pelo:
a) crescimento do movimento operário, que requisitava acordos coletivos de trabalho.
b) fim da bipolarização mundial entre capitalismo e socialismo, decorrente da globalização.
c) impacto da economia e da política das grandes potências sobre os países da periferia.
d) novo contexto de reestruturação produtiva internacional, baseado no kenesyanismo.
e) projeto neoliberal que reduz a intervenção do Estado nas questões socioeconômicas.

02 – (Pism) Leia o texto abaixo.
Em julho de 2010, a Portugal Telecom protagonizou dois grandes negócios no mercado brasileiro de telecomunicações. A empresa saiu da Vivo, vendendo sua participação na empresa para a Telefônica por 7,5 bilhões, e entrou no bloco de controle da Oi, comprando 22,4% por até 3,7 bilhões.
A Telefônica planeja unir a Vivo à Telesp, concessionária de telefonia de São Paulo, projetando sinergias de até 3,9 bilhões. A Oi recebe um reforço de caixa para reduzir seu endividamento e investir - além de ganhar um acionista com conhecimento de operação.
O movimento representa o início de mais uma onda de consolidação no mercado brasileiro de telecomunicações e coloca pressão sobre outros atores do setor. A Claro e a Embratel, que pertencem ao bilionário mexicano Carlos Slim, já começaram um movimento para unir as operações, ainda não anunciado oficialmente, que deve se acelerar para fazer frente aos espanhóis.
Disponível em: <http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100801/not_imp588877,0.php> Acesso em: 3 ago. 2010. Adaptado.
Com base no texto, conclui-se que o setor de telecomunicações brasileiro está vivenciando:
a) um período de fuga de capitais.
b) um processo de desnacionalização.
c) um programa de inclusão digital.
d) uma fase de retração do mercado.
e) uma política de reserva de mercado.


(Pases) O geógrafo David Harvey criou, no final da década de 1980, a noção de “compressão do tempo-espaço”, com a qual buscava problematizar as transformações ocorridas no mundo com o processo de globalização. Duas das formas de representar essa noção aparecem nas figuras abaixo.
 Com base nos conhecimentos sobre o processo de globalização e na observação das figuras acima, faça o que se pede:
03 - Cite dois fenômenos do mundo contemporâneo que caracterizam a globalização.
A globalização consiste no aumento das relações de interdependência, notadamente comerciais, industriais, financeiras e tecnológicas entre os países. Atu­almente, a Terra é apelidada de “aldeia global” em virtude do avanço da tecnologia, cuja ação tem feito a Ter­ra tornar-se cada vez menor, ou seja, os países estão mais próximos.

04 - Cite uma consequência de cada um desses fenômenos na organização dos territórios.
Ocorre uma invasão dos territórios e lugares por mercadorias, capitais, serviços, informações e pessoas, por meio da agilidade nos transportes, da eficiência das comunicações e do controle de informações.
O processo de globalização abrange o espaço geográfico mundial, de forma desigual e com grandes variações, e nem todos são beneficiados. O fator dessa limitação é o desigual acesso à renda.
A globalização atual corresponde à mais recente fase da expansão capitalista. Está sempre à pro­cura de mercados, buscando lucros.

05 – (Pism) A relação entre a massa de ar atuante no Brasil e suas características está CORRETA na alternativa:
(A) Tropical Atlântica (fria/seca) – Atua com mais intensidade nas Regiões Sul e Sudeste. Provoca chuvas de inverno no litoral do Nordeste e quedas de temperatura na Amazônia.
(B) Equatorial Continental (quente/úmida) – Atua na Amazônia Ocidental e nas demais regiões do Brasil (no verão) provocando chuvas.
(C) Tropical Continental (quente/úmida) – Atua principalmente no litoral das Regiões Norte e Nordeste, formando os ventos alísios de nordeste.
(D) Equatorial Atlântica (quente/seca) – Atua no litoral meridional. Na primavera-verão, encontra-se com a massa Equatorial Continental, provocando chuvas.

06 - (Mackenzie) No Nordeste brasileiro, formações rochosas típicas do clima semi-árido, com presença de morros isolados onde houve colaboração da erosão eólia, recebem o nome de:
a) peneplanos.
b) mares de morros.
c) inselbergs.
d) tabuleiros.

e) trapps.

07 – (Pism) Leia o trecho abaixo:
MORRE AZIZ AB'SÁBER, DECANO DA GEOGRAFIA FÍSICA NO BRASIL 16/03/2012
Aziz Nacib Ab'Sáber, pesquisador da USP e um dos maiores especialistas em geografia física do país, bem como uma voz ativa nos debates sobre biodiversidade e preservação ambiental, morreu nesta sexta-feira, em São Paulo. Ele tinha 87 anos.O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou uma nota, por meio de seu instituto, lamentando a morte do geógrafo. "Aziz Ab'Saber foi, sem dúvida, um dos maiores geógrafos que o Brasil já teve. Seu profundo conhecimento da geografia e seu compromisso inabalável com o povo brasileiro foram fonte de inspiração para todos nós [...]."
Indique a forma de regionalização e sua caracterização que NÃO podem ser atribuídas ao geógrafo mencionado no trecho anterior.
(A) Domínio Amazônico – região norte do Brasil, com terras baixas e grande processo de sedimentação, clima e floresta equatorial.
(B) Domínio dos Cerrados – região central do Brasil, como diz o nome, vegetação tipo cerrado e inúmeros chapadões, clima tropical.
(C) Domínio dos “Mares de Morros” – região centro-oeste brasileira, onde se encontra a Floresta Atlântica, que possui clima diversificado.
(D) Domínio das Araucárias – região sul brasileira, habitat do pinheiro, região de planalto e de clima subtropical.

08 – (Ufla) Observe o mapa de Minas Gerais:


Com base nas informações contidas no mapa é INCORRETO afirmar que:
(A) O ponto Z localiza-se na porção ocidental no mapa.
(B) A distância gráfica entre Z e X é de 500 cm.
(C) A distância real entre os pontos X e Y é 540 km.
(D) O ponto W está a sudoeste do ponto Y.

09 – (Pism) Observe as imagens e o mapa a seguir. Eles representam a mesma área.
As imagens de satélite são uma importante fonte de informação para a elaboração de mapas e compõem uma área da cartografia chamada:
a) altimetria computacional.
b) cartografia digital.
c) levantamento topográfico.
d) modelo 3D do terreno.
e) sensoriamento remoto.

10 - (UFJF) Observe a imagem abaixo publicada no Diário do Comércio.
Em todo projeto energético de grande porte, existem impactos positivos e negativos.
Sobre o projeto da usina Belo Monte, assinale a alternativa CORRETA.
a) A hidrelétrica ocupará parte da área de cinco municípios do Maranhão: Codó, São Luís, Imperatriz, Graça Aranha e
Guimarães.
b) A usina gerará 11000 MW de energia, quantidade muito grande para ser gerada por outra usina que utiliza fonte alternativa de energia.
c) A área onde será construída a usina abriga tribos dos povos indígenas dos Maxacalis, que deverão deixar as suas terras.
d) Para a construção da usina, será necessária a supressão de 1000 ha de vegetação, destruindo a biodiversidade da Mata Atlântica.
e) Para o funcionamento da usina, será construído um lago, às margens do rio Araguaia, que provocará mudanças no microclima da região.

Prova 2

01 – (Pism) Observe nos mapas a seguir o traçado da fronteira norte-sul, que divide os países em países do norte e do sul, baseando-se em critérios de desenvolvimento econômico e social.
O deslocamento da fronteira para o norte (mapa 2) ocorreu por várias razões, entre as quais:
a) a ascensão da China.
b) a invasão do Afeganistão.
c) a migração internacional.
d) o colapso do meio ambiente.
e) o fim da União Soviética.

02 - (Pases) Leia o texto abaixo, relativo ao processo de globalização:
A globalização é o estágio supremo da internacionalização. O processo de intercâmbio entre países, que marcou o desenvolvimento do capitalismo desde o período mercantil dos séculos XVII e XVIII expande-se com a industrialização, ganha novas bases com a grande indústria, nos fins do século XIX, e, agora, adquire mais intensidade, mais amplitude e novas feições. O mundo inteiro torna-se envolvido em todo tipo de troca: técnica, comercial, financeira, cultural. Vivemos um novo período na história da humanidade. A base dessa verdadeira revolução é o progresso técnico, obtido em razão do desenvolvimento científico e baseado na importância obtida pela tecnologia, a chamada ciência da produção. Todo o planeta é praticamente coberto por um único sistema técnico, tornado indispensável à produção e ao intercâmbio e fundamento do consumo, em suas novas formas. Graças às novas técnicas, a informação pode se difundir instantaneamente por todo o planeta, e o conhecimento do que se passa em um lugar é possível em todos os pontos da Terra. A produção globalizada e a informação globalizada permitem a emergência de um lucro em escala mundial, buscado pelas firmas globais que constituem o verdadeiro motor da atividade econômica. Tudo isso é movido por uma concorrência superlativa entre os principais agentes econômicos – a competitividade. Num mundo assim transformado, todos os lugares tendem a tornarem-se globais, e o que acontece em qualquer ponto do ecúmeno (parte habitada da Terra) tem relação com o que acontece em todos os demais.
(SANTOS, M. O País Distorcido. São Paulo: Publifolha, 2002. p. 79.)
Com base na leitura do texto acima, assinale a afirmativa INCORRETA:
a) A globalização hoje se torna possível a partir de um desenvolvimento técnico-científico que acaba por ser unificado e é a base da produção, do intercâmbio e das novas formas de consumo.
b) O processo de globalização atual se constrói com base no respeito ao ambiente em que vivemos e promove, através da competitividade, a busca da igualdade social.
c) Com as novas técnicas é possível saber em tempo real o que se passa em todos os lugares do planeta, permitindo que um acontecimento local ganhe visibilidade mundial.
d) O processo de globalização vem se construindo com o crescente intercâmbio entre os países, potencializado através da ação das grandes corporações industriais.

03 - (Pism) A Agenda 21 e os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio são dois instrumentos irmãos para a consecução do desenvolvimento sustentável, aprovados e adotados pela comunidade dos Estados membros que compõem o(a):
a) Agência de Proteção Ambiental.
b) Agência Europeia do Ambiente.
c) Fundação Ambiental para a África.
d) Fundo Mundial para a Vida Selvagem.
e) Organização das Nações Unidas.

04 - ( Pism) Observe o perfil de relevo elaborado a partir da classificação do relevo brasileiro de Jurandyr Ross.
a) A extensão do perfil é de 9 cm no mapa. Aplicando-se a escala do mapa, que é de 1 : 30.000.000, qual a extensão total do perfil (em km) na realidade?
D = 9 x 300,ou seja, 2700 KM.

b) Em toda a sua extensão, o perfil de relevo abrange áreas de quais regiões brasileiras?
Regiões Norte, Centro Oeste e Sudeste.

05 – (Pism) No que diz respeito às massas de ar e suas características, faça a correlação e, em seguida, assinale a alternativa Correta.
(A) 2 – 4 – 3 – 1
(B) 3 – 2 – 4 – 1
(C) 4 – 3 – 1 – 2
(D) 1 – 2 – 3 – 4

05 – (Pism) Observe o mapa-múndi abaixo, onde áreas e países são identificados com algarismos romanos.
Na revista Superinteressante, edição 233, de dezembro de 2006, Bruno Vieira Feijó faz a seguinte pergunta: Qual país tem mais fusos horários?
Assinale a alternativa que responda CORRETAMENTE à pergunta publicada na revista.
a) I: Groenlândia, porque seu território é cortado pelo Círculo Polar Ártico e pelo Trópico de Capricórnio.
b) II: Estados Unidos, porque o Havaí e o Alasca aumentam consideravelmente o número de fusos horários.
c) III: O continente africano, porque apresenta grande diversidade climática que interfere no tempo.
d) IV: Rússia, porque seu território se estende por diversas faixas de longitude no sentido leste-oeste.
e) V: Brasil, porque se localiza no hemisfério sul, onde há mais incidência da radiação solar durante o ano.

06 – (Pism) Considerando que hipoteticamente a abertura oficial dos jogos de Londres ocorreu ao meio-dia, horário local, de 27 de julho e considerando as atuais determinações dos fusos horários brasileiros, assinale a alternativa INCORRETA.
(A) Em Salvador/BA, a abertura ocorrerá com 3 horas de atraso em relação à abertura oficial em Londres.
(B) Cidades como Belo Horizonte/MG e Manaus/AM assistirão à abertura dos jogos em horários diferentes.
(C) Em termos de hora local, os habitantes das Ilhas Oceânicas Brasileiras serão os primeiros a assistir a abertura dos jogos.
(D) Em Brasília, o evento ocorrerá exatamente ao meio-dia do dia 27 de julho, por ser a cidade que define o horário oficial do país.

07 - (FUVEST-SP) A cidade de São Paulo está situada no fuso horário 45° oeste. Quando em São Paulo forem 13 horas, que horas serão numa cidade localizada no fuso 75° leste?


a) 5 horas          
b) 11 horas        
c) 15 horas
d) 19 horas
e) 21 horas 



08 - (Pism) Leia o texto abaixo:
[...] é o único ambiente onde se encontram reunidos em associação íntima os quatro elementos: domínio das rochas ou pedras – litosfera; domínio das águas – hidrosfera; domínio do ar – atmosfera; domínio da vida – biosfera. É um complexo vivo elaborado na superfície de contato da crosta terrestre com seus invólucros: atmosfera, hidrosfera e formado por organismos vegetais e animais que lhes dão a matéria orgânica.
GUERRA, Antônio Teixeira. Dicionário geológico-geomorfológico. Rio de Janeiro: IBGE, 1980. p. 172.
Esse texto refere-se ao:


a) clima.
b) núcleo.
c) relevo.
d) rio.
e) solo.



09 – (Furg) Em relação ao domínio morfoclimático das depressões interplanálticas semi-áridas do Nordeste, podemos afirmar que caracteriza- se por:
a) vegetação de caatinga, afloramentos rochosos, solos rasos e pedregosos e drenagem intermitente.
b) vegetação de cerrado, interflúvios tabuliformes de vertentes suaves, solos lateríticos e drenagem perene.
c) vegetação de pradarias mistas, ondulações suaves, solos profundos e drenagem temporária.
d) vegetação de savanas, morros baixos e convexos, solos do tipo massapê e drenagem mista.
e) vegetação de cocais, alinhamentos de serras com encostas íngremes, solos podzólicos profundos e drenagem densa do tipo dendrítica.

10 -(UFMG) Durante o período de inverno, a Massa de Ar Frio do Polar Atlântico (mPa) chega até a região Norte do Brasil. Assinale a alternativa que contém corretamente a denominação local desse fenômeno:
a) Estiagem.
b) Geada.
c) Granizo.
d) Friagem.
e) “El Niño”.














Nenhum comentário:

Postar um comentário