Pesquisar este blog

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

1º ano - dia 02-08-2011 - anotar essas informações

O que são Indicadores Sociais?

Indicadores Sociais são estatísticas sobre aspectos da vida de uma nação que, em conjunto, retratam o estado social dessa nação e permitem conhecer o seu nível de desenvolvimento social. Os Indicadores Sociais constituem um sistema, isto é, para que tenham sentido, é preciso que sejam vistos uns em relação aos outros, como elementos de um mesmo conjunto.

Hoje em dia, porém, como já existe um consenso sobre os critérios de seleção dos aspectos que melhor retratam o estado social de uma nação, já se pode falar de um conjunto mínimo de Indicadores Sociais. Tal conjunto é composto por informações sobre as características da população, sobre a dinâmica demográfica, sobre trabalho e rendimento; sobre saúde, justiça e segurança pública, educação e condições de vida das famílias.
Que tipo de informação os Indicadores podem dar sobre o Brasil?
A comparação entre as regiões Norte, Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste é muito útil para que você conheça melhor o país. Comparando-se os Indicadores Sociais do Nordeste com os do Sudeste (por exemplo, número de pessoas que têm em casa esgoto ligado à rede geral, água tratada e coleta de lixo), fica claro que no Nordeste as famílias vivem em piores condições de vida do que no Sudeste.
Ao mesmo tempo, os Indicadores permitem que você avalie com mais cuidado as ações dos governos no que se refere à administração da vida das pessoas. Um governo conseguiu melhorar os índices de educação em várias regiões, outro pode ter incentivado a criação de novas indústrias - os números mostram o que realmente foi realizado!
Quem são os responsáveis pela produção das informações que integram o sistema de Indicadores Sociais?
Na grande maioria dos países, são os órgãos oficiais do governo. No Brasil, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é o órgão oficial responsável pela produção das estatísticas que compõem o sistema de Indicadores Sociais. As principais fontes de dados são as pesquisas do próprio IBGE, como as pesquisas censitárias (Censo Demográfico e Contagem Populacional) e por amostra de domicílios (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, PNAD). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário