Pesquisar este blog

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Prova de geografia 3º ano B


01 - (UNICAMP) As discussões sobre a instalação da Usina Hidrelétrica de Belo Monte iniciaram-se no começo da década de 1970, definindo os primeiros diagnósticos sobre o inventário hidrelétrico da bacia hidrográfica na qual a usina será instalada. Em fevereiro de 2010, foi concedida a licença ambiental para a construção da usina, considerada a maior usina hidrelétrica inteiramente brasileira.
a) Em qual bacia hidrográfica será construída a Usina Hidrelétrica de Belo Monte, e em qual unidade federativa será localizada?
A usina será construída na bacia hidrográfica do rio Xingu (Amazônica), no Estado do Pará. 
b) Aponte um impacto ambiental e um impacto sócio-econômico decorrentes da instalação e do funcionamento de uma usina hidrelétrica de grande porte no bioma em que será instalada a usina de  Belo Monte.
Impactos ambientais: alteração da dinâmica fluvial; inundação de grandes áreas; extinção de espécies da fauna e da flora; desaparecimento de áreas cultiváveis. Impactos sócio-econômicos: desapropriação e deslocamento de pessoas para outras áreas; mudança na organização espacial; deslocamento da população indígena.

02 - A industrialização brasileira, pela maneira como se processou:
I. E um fenomeno recente, relacionado aos ultimos 30 anos, e envolve a industrializacao que se deu a partir do periodo militar, o qual proveu com recursos e infraestrutura a nascente industria brasileira.
II. E um fenomeno que so se consolida com a derrocada do Imperio Britanico no inicio do seculo XX, pois, no periodo imediatamente anterior, a industria brasileira nao conseguia concorrer com os produtos ingleses, de melhor qualidade e preco.
III. Permaneceu espacialmente concentrada no centro-sul do pais, só se descentralizando a partir de meados dos anos 1970, por iniciativa estatal, que passou a fornecer incentivos as industrias que buscavam outras regioes. Contudo, isso gerou o que passou a se chamar de “guerra fiscal”, isto e, uma disputa entre os estados que ofereciam beneficios para
atrair industrias, prejudicando a captacao de receita.
Estao corretas:
a) I e II.
b) II e III.
c) Apenas a III.
d) Todas.
e) Nenhuma.

03 - O esquema abaixo mostra o relevo submarino nas áreas contíguas ao litoral:

 
Nessa compartimentacao do relevo
a) a porção mais importante para o Brasil na atualidade é a margem continental, onde o país possui uma das mais importantes zonas pesqueiras do mundo.
b) devido à falta de recursos, o Brasil concorda com a manutenção do mar territorial de 12 milhas náuticas, área aceita internacionalmente.
c) a descoberta das jazidas de petróleo brasileiro se de ram na porção próxima de 5500m de profundidade, o que as torna de difícil exploração.
d) as jazidas de pré-sal limitam-se à margem con tinental, o que facilitará a exploração de petróleo, tornando barata sua exploração.
e) o Brasil reivindicou e obteve da ONU uma jurisdição de mar superior a 200 milhas náuticas, garantindo assim as jazidas de petróleo existentes até a planície abissal.

04 - (MACK)
O Brasil em 2020
Será, é claro, um Brasil diferente sob vários aspectos. A maior parte deles, imprevisível. Uma década é um período longo o suficiente para derrubar certezas absolutas (ninguém prediz uma Revolução Francesa, uma queda do Muro de Berlim ou um ataque às torres gêmeas de Nova York). Mas é também um período de maturação dos grandes fenômenos incipientes — dez anos antes da popularização da internet já era possível imaginar como ela mudaria o mundo. Da mesma forma, fenômenos detectáveis hoje terão seus efeitos mais fortes a partir de 2020. David Cohen, Revista Época, 25/05/2009

 Com base no enunciado, observe as afirmações abaixo, assinalando V (verdadeiro) ou F (falso).
(     ) A diminuição da fecundidade no Brasil deve-se às transformações econômicas e sociais que se acentuaram na primeira metade do século XX devido à intensa necessidade de mão de obra no campo, inclusive de mulheres, fato este que elevou o país ao patamar de agrário-exportador.
(     ) Devido à mudança do papel social da mulher do século XX, ela deixa de viver, exclusivamente, no núcleo familiar, ingressando no mercado de trabalho e passando a ter acesso ao planejamento familiar e a métodos contraceptivos. Esses aspectos, conjugados, explicam a diminuição vertiginosa das taxas de fecundidade no Brasil.
(     ) As quedas nas taxas de natalidade de um país levam, ao longo do tempo, ao envelhecimento da população (realidade da maioria dos países desenvolvidos). Neste sentido, verifica-se uma forte tendência a um mercado de trabalho menos competitivo e exigente, demandando menos custos do Estado com os aspectos sociais.
Dessa forma, a sequência correta, de cima para baixo é
a) VVV.
b) FVV.
c) VVF.
d) FVF.
e) VFV.

05 - Observe o grafico abaixo.
E possivel afirmar, mediante a analise do grafico e seus conhecimentos, que
a) o continente com o menor número de cidades com mais de 10 milhões de habitantes ao longo dos anos analisados é a Europa em função de seu baixo processo de urbanização.
b) o maior número de cidades de grande população aparece na Ásia em função de um contínuo processo de urbanização que teve início no século XVI.
c) a América do Sul tem um número pequeno de grandes cidades, pois se trata de um continente onde mais de 60% da população vive no campo.
d) é provável que o continente com o maior número de megacidades seja a Ásia e o continente com o maior número de cidades globais seja a Europa.
e) após um período que tem início em meados do século XX, no qual as cidades cresceram intensivamente, nota-se para o ano de 2025 um refluxo no processo de urbanização.

06 - A violencia e um problema internacional que se intensifica a medida que as populacoes crescem e se urbanizam. Segue abaixo um grafico mostrando alguns numeros a respeito da America Latina.
 
07 - O texto que se segue foi retirado de um artigo de jornal. Ele descreve um pais de grande proporcao que enfrenta diferencas entre suas porcoes leste e oeste, como se pode depreender pelo texto:
É claro que os esforços do governo não bastam para atrair investidores industriais ao oeste, porque a infraestrutura não é capaz de superar todos os problemas. Sem estradas, não se pode transportar recursos e bens industrializados. Mesmo que existam estradas, continua sendo necessário pagar pedágio, combustível, manutenção da frota e outros custos. Mas a demora para levar à costa os bens que se deseja exportar podechegar a cinco dias.
O outro "tráfego" pode, de certa maneira, ser ainda mais importante. Trata-se da mão de obra que flui na direção oposta, do oeste ao leste, promovendo a única igualdade econômica que um país pode atingir – a da renda per capita, não a do Produto Interno Bruto (PIB).
(Folha de S.Paulo, 3/10/2010.)
O pais em questao poderia ser

a) o Brasil.
b) a Rússia.
c) os EUA.
d) a China.
e) a Austrália.

08 - Dentro da Uniao Europeia, o euro
a) já é de integral utilização por todos os 27 membros.
b) tem seu uso restrito aos membros constituídos até 1986.
c) não é utilizado por países como Portugal e Grécia, por serem os membros mais pobres da organização.
d) é utilizado apenas pelos países mais ricos como Alemanha, França, Itália e Reino Unido.
e) não é utilizado por todos os membros mais recentes, bem como por países como Reino Unido, Suécia e
Dinamarca.

09 - A regiao ilustrada no bloco-diagrama apresenta:
 
I. Uma região rica em petroleo onde conflitos étnicos se avolumam;
II. Uma regiao que perdeu sua importancia estratégica com o fim da Guerra Fria;
III. Uma regiao onde a influencia dos EUA se encontra ausente em função da longa distancia dos norte-americanos;
IV. Uma região onde a Rússia tem interesses estratégicos, inclusive possuindo frota de guerra.
Sao verdadeiras:

a) I e II
b) II e III
c) III e IV
d) I e IV
e) II e IV

10 - A crise economica de 2008 teve inicio com a quebra das agencias governamentais estadunidenses de peculio imobiliario, como Fanny Mae e Freddie Mac, que, por sua vez, acabou atingindo grandes bancos americanos, levando alguns deles a falencia. A crise levou a uma retracao do mercado devido ao desemprego e quedas nas producoes industriais, prejudicando aqueles paises que dependiam de atividades das industrias. Nesse caso se incluem o Japao e diversas nacoes europeias. Uma dessas nacoes europeias, pais de tradicoes historicas importantissimas, entrou em crise, levando outros paises europeus a prepararem planos de emergencia para ajuda-lo. Outro pais foi prejudicado, pois teve seu processo de admissao na U.E. adiado. Os paises sao:
a) Itália e Sérvia
b) Grécia e Turquia
c) Portugal e Geórgia
d) Grécia e Croácia
e) Espanha e Turquia


Nenhum comentário:

Postar um comentário