Pesquisar este blog

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Gabarito do Exercício valorizado de geografia/ 9º ano


01 - Qual é a localização geografia da Ásia, a nível de hemisférios?
Localizada principalmente nos hemisférios oriental e setentrional.

02 – Quais são os limites entre a Ásia e a Europa?
Ásia costuma ser definida como a porção da Eurafrásia (o conjunto África-Ásia-Europa) que se encontra a leste do mar Vermelho, canal de Suez e montes Urais, e ao sul do Cáucaso e dos mares Cáspio e Negro.

03 – Que oceano e mares banha a Ásia?
É banhada a leste pelo oceano Pacífico (mar da China Meridional, mar da China Oriental, mar Amarelo, mar do Japão, mar de Okhotsk e mar de Bering), ao sul pelo oceano Índico (golfo de Áden, mar Arábico e golfo de Bengala) e ao norte pelo oceano Ártico.

04 – Quais tipos climáticos são encontrados na Ásia?
Há quatro tipos de clima: siberiano, mediterrâneo, desértico e monções. O siberiano estende-se por toda a faixa norte e se caracteriza pelos longos invernos. Na região do litoral predomina o clima mediterrâneo. Já no interior do continente o clima é desértico, muito quente e seco durante o dia e gélido à noite. O regime das monções determina as condições climáticas das regiões meridionais e orientais.

05 – Como é a composição étnica do povo asiático?
A população asiática pertence a três grandes grupos étnicos: o caucasiano (brancos), o mongolóide (amarelos) e o negróide ou melanóide.

06 – Quais são os países que fazem parte do Oriente Médio?
São 15 países: Afeganistão, Arábia Saudita, Bahrain, Catar, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Irã, Iraque, Israel, Jordânia, Kuwait, Líbano, Omã, Síria, Turquia.

07 – Caracterize o clima do Oriente Médio.
O clima do Oriente Médio é árido e semiárido, o que proporciona o predomínio de uma paisagem vegetal marcada pela presença de espécies xerófilas (nas áreas de clima árido), ou de estepes e pradarias (nas áreas de clima semiárido). Apenas pequenas faixas de terra, na porção litorânea, apresentam climas um pouco mais úmidos, onde há presença de formações vegetais arbustivas.

08 – Por que Jerusalém é tão disputada por três religiões?
Para os Judeus, o Muro das Lamentações, parte do Segundo Templo, é o local mais sagrado de todos. Acima dele está o Domo da Rocha, o terceiro local mais importante no islamismo, de onde Maomé subiu aos céus. A poucos quarteirões dali, a Igreja do Santo Sepulcro assinala o local tradicional da crucificação, do enterro e da ressurreição de Jesus. Israel reivindica a cidade como sua capital eterna; já os palestinos a querem como capital de seu Estado.

09 – Caracterize a economia da Ásia.
A Ásia apresenta contrastes econômicos extremos. A porção mais desenvolvida – que inclui o Japão e parte dos países do sudeste – registra renda per capita quase 100 vezes maior que a das regiões pobres. No sul do continente, a pobreza atinge proporções alarmantes: cerca de 30% da população vive com menos de 1 dólar por dia, segundo dados relativos a 2001 do Banco Mundial. A China e a Índia exibem acelerado crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), de 10,3% e 6%, respectivamente, na década de 1990. A China foi a nação que mais se industrializou, com a abertura econômica iniciada no fim dos anos 1970.

10 - Como se formou  a cordilheira do himalaia?
As grandes cadeias montanhosas modernas (ou cordilheiras) são formadas pelo choque das placas tectônicas
iniciado nos primórdios da Era Cenozóica, há mais de 60 milhões de anos. O contato da placa euro-asiática com a
placa indo-australiana formou  a cadeia montanhosa do Himalaia, envolvendo  territórios da Índia, China e
Paquistão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário