Pesquisar este blog

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Questões para o 2º ano - Tema Japão - dia 02-08-2011 - valor 10 pontos

01. A crise asiática desaqueçe economia.
A palavra “recessão” que vem sendo muito usada pela imprensa, de acordo com a revista “The Economist”, tem servido para expressar os efeitos da crise asiática, porém, para aquela revista especializada, o atual momento econômico reflete um desaquecimento. Os efeitos sobre os mercados de câmbio e ações têm sido fortes, mas, além disso, o impacto mais direto da crise asiática sobre a economia mundial, de um momento geral, ocorre no comércio exterior.
a) A Rússia, embora viva um momento de transição e de mudanças políticas econômicas, não se ressentiu com o problema mundial.
b) Os EUA, temerosos que sua economia entrasse em crise, aceleraram o processo de ajuda internacional, concedendo amplos empréstimos aos países em situação econômica fragilizada, exceto ao Japão.
c) As exportações para os países asiáticos foram reduzidas, pois as desvalorizações fizeram com que as compras no exterior se tornassem mais caras devido aos efeitos provocados pelo seu desaquecimento econômico, abalando Tigres asiáticos, Japão e Rússia.
d) A crise foi fortemente sentida no Brasil, mas facilmente resolvida com enormes empréstimos concedidos por bancos europeus e japoneses.
e) Não se pode falar em crise econômica mundial; as situações são particulares para cada país, não havendo relação entre os problemas de uns e outros; o texto não está correto em suas conclusões.


02. O Japão vem passando por uma crise econômica bastante séria. Em 1995 duas das maiores instituições de crédito do país faliram, ocorreram grandes escândalos na área política e, como se isso não bastasse, os Estados unidos superaram em número a indústria automobilística do país.
Neste ano, os policiais japoneses passaram a ostentar armas de fogo para a defesa pessoal, resultado de uma violência crescente.
Associe os fatos expostos no texto com o processo de robotização e imigração controlada de mão-de-obra pouco qualificada.


03. (PUC) A indústria japonesa desenvolveu-se aceleradamente no Pós-Segunda Guerra Mundial. Entre outros motivos, esse fato deveu-se:

a) aos grandes investimentos de capitais norte-americanos em grupos industrializados japoneses;
b) à presença, no país, de grandes reservas de carvão, petróleo e minério de ferro;
c) à existência de grande mercado comprador representado pela China e pela Coréia do Sul;
d) à localização privilegiada do país em relação aos mercados americanos e europeus;   
e) à existência, no país, de enormes reservas de ouro que permitiram elevadas exportações de capitais.

                       
04. (SANTA CASA) “Com uma estratégia adequada a um país de desenvolvimento industrial mais recente, passou de importador a exportador de muitas tecnologias aperfeiçoadas, conseguindo deslocar, inclusive, os fornecedores mais tradicionais no mercado mundial”.

Entre as alternativas abaixo. É mais provável que o texto faça referência explícita:

a) ao Canadá;
b) ao Brasil;
c) ao Japão;
d) à Alemanha;
e) ao México.

                        
05. (FUVEST) Considere o relevo do Japão e mencione seus reflexos nas atividades agrárias do país.


06. (FUVEST) Dê três razões importantes que concorreram para o grande desenvolvimento industrial do Japão, após a Segunda Guerra Mundial.


07. (UEMT) “A pobreza em recursos naturais, a escassez de terras agrícolas e a forte pressão demográfica caracterizavam esse país como áreas totalmente inviáveis para o crescimento econômico. No entanto, a atitude da sociedade em relação ao desenvolvimento, a frugalidade da população, o talento humano e a abertura da economia para o comércio exterior superaram as entraves das condições iniciais.” O texto melhor se aplica:

a) ao Japão;
b) à Índia;
c) a Israel;
d) ao Reino Unido;
e) ao Egito;


08. (PUC) O Japão apresenta um relevo predominantemente montanhoso, com elevado número de vulcões; pesa ainda em seu território insular um contorno de planícies e terras baixas. Esse quadro físico limitou a agricultura; no entanto, podemos encontrar uma ocupação rural maia densa:

a) nas ilhas meridionais;
b) em toda faixa ocidental do arquipélago;
c) ao norte (na ilha Hocaido);
d) nas vertentes orientais (ilha Honshu);
e) em roda a ilha Shikoku.


09. (PUC) O Japão atualmente se destaca como país de alto desenvolvimento industrial. Observando o mapa nas áreas industriais do arquipélago japonês, vamos reconhecer que sua maior concentração e expansão está:

a) ao norte;
b) a nordeste;
c) a sudeste;
d) ao sul;
e) a oeste.


10. (MACK) O Japão tem necessidade de importar a maior parte das matérias-primas, determinando o intenso movimento comercial com diversos países. O Brasil exporta para esse país grandes quantidades de:

a) urânio
b) bauxita
c) ferro
d) cobre
e) carvão

Nenhum comentário:

Postar um comentário