Pesquisar este blog

sábado, 17 de março de 2012

prova 3º ano

As questões 01 e 02 referem-se aos mapas a seguir.

QUESTÃO 01
Os mapas 1 e 2 apresentam duas propostas de divisão regional do Brasil. Comparando os dois mapas e a suas características é CORRETO afirmar que a(s)
a) divisão do Brasil em cinco regiões, feita pelo IBGE, foi traçada levando-se em consideração os aspectos econômicos do Brasil.
b) divisão em três grandes complexos regionais é considerada a divisão oficial do Brasil, para fins administrativos e políticos.
c) cinco regiões do IBGE foram traçadas de acordo com o mesmo critério da divisão em três grandes complexos regionais, porém, como a primeira divisão é a oficial ela “esconde” aspectos da realidade.
d) divisão em três grandes complexos regionais baseia-se no critério de desenvolvimento econômico, desprezando as fronteiras das Unidades da Federação.
e) duas divisões regionais consideram aspectos naturais em sua divisão, principalmente os arcabouços geológicos.

QUESTÃO 02

A tarefa de regionalização consiste na divisão do espaço geográfico levando-se em consideração um ou mais fatores previamente selecionados e identificados pelo autor da mesma. Com base nas duas regionalizações apresentadas nos mapas 1 e 2 é CORRETO afirmar que o
a) primeiro mapa, elaborado pelo IBGE, baseia-se em critérios econômicos, sociais e naturais, respeitando, portanto, os limites oficiais das unidades da federação.
b) segundo mapa, elaborado por Milton Santos, baseia-se em critérios políticos, não respeitando, portanto, os limites oficiais das unidades da federação.
c) primeiro mapa, elaborado segundo critério criado pelo IBGE, revela o imutável espaço brasileiro.
d) segundo mapa revela as riquezas naturais do Brasil: Amazônia quente e úmida, Nordeste quente e seco e Centro-sul, tropical com duas estações bem definidas.
e) segundo mapa apresenta a divisão em três grandes regiões econômicas: a região Norte, Nordeste e Região Concentrada.

QUESTÃO 03
Analise o mapa a seguir.

O geógrafo Milton Santos propôs uma nova regionalização do Brasil baseando-se no que ele chama “meio-técnico-científico-informacional”, dividindo com isso o país em quatro grandes regiões.
CARACTERIZE a região concentrada a partir do critério utilizado por Milton Santos COMPARANDO com a divisão oficial do IBGE.
A região concentrada é composta pelas regiões do IBGE Sul e Sudeste. Na divisão do IBGE são considerados critérios econômicos, sociais e naturais, possibilitando esta divisão. Na divisão elaborada por Milton Santos, o critério utilizado é o da densidade de equipamentos técnicos e do uso da tecnologia científica e informacional. A região concentrada é aquela que possui a maior densidade populacional e esta estrutura técnica como aeroportos, shoppings, principais rodovias, infovias e as metrópoles mais importantes e conectadas às demais metrópoles mundiais. Além disso, a região concentrada possui os maiores centros de pesquisa e produção científicas que são utilizados nos três setores da economia. 

QUESTÃO 04
O conceito de “domínio morfoclimático” corresponde à interação espacial entre fatores bióticos (vegetação e fauna) e abióticos (solo, clima, relevo e hidrografia). Devido a sua grande extensão territorial, o Brasil conta com nove grandes domínios morfoclimáticos.
Analise as afirmativas referentes a estes domínios brasileiros.
I – O Domínio Amazônico engloba planícies às margens dos rios, depressões e baixos planaltos. Nas planícies existem áreas alagáveis o ano todo e no período das cheias.
II – No Domínio dos Mares de Morros predominam dobramentos cristalinos da era pré-cambriana. A configuração geomorfológica desta área interfere na dinâmica climática local.
III – O Domínio do Cerrado tem este nome apenas no Brasil, na África recebe o nome de savana. Assim como a Floresta Amazônica, o cerrado não sobrevive às queimadas, sendo por isso bastante ameaçado.
IV – O Domínio da Caatinga, localizado principalmente na região Nordeste, caracteriza-se por vegetação latifoliada, adaptada a escassez de água.
Considerando as afirmativas, são CORRETAS apenas
a) I e II
b) I e III
c) I e IV
d) II e III
e) II e IV

QUESTÃO 05
Observe os mapas a seguir.
Sobre as características de cada mapa, é correto afirmar que a Projeção
a) A, desenvolvida por Mercator, foca o hemisfério norte do globo terrestre.
b) A, elaborada pó Arno Peters, altera os ângulos e mantém as formas das áreas.
c) B, elaborada por Arno Peters, mantém a proporcionalidade das áreas.
d) B, desenvolvida por Mercator, altera a proporcionalidade entre as áreas.
e) B foi desenvolvida buscando uma visão neutra do mundo em termos geopolíticos.

QUESTÃO 06
As projeções cartográficas foram desenvolvidas objetivando a transferência de uma imagem da superfície curva da esfera terrestre para um plano de um mapa. Nesse processo, foi desenvolvida uma fórmula matemática que transforma as coordenadas geográficas, a partir de uma superfície esférica, em coordenadas planas, mantendo correspondência entre elas e buscando reduzir as deformações, mas nunca eliminá-las.
IDENTIFIQUE a relação existente entre a projeção cartográfica de Mercator e a suposta visão eurocêntrica do mundo presente nela.
Quando Mercator desenvolveu a projeção que tem o seu nome, a Europa estava vivendo a conquista de grandes áreas no novo mundo (Américas, África e Ásia). Colocando o continente europeu no centro e no alto do mapa-múndi e aumentando a sua área, ele demonstrou que tudo partia e dependia do velho continente.

QUESTÃO 07
Leia o texto a seguir e responda.
“Segundo o estudo da OMS, 33% de todas as doenças de crianças menores de cinco anos se devem à exposição a riscos ambientais. Pelo menos 4 milhões delas morrem por essas causas por ano só nos países em desenvolvimento.” BIANCARELLI, A. O pior de dois mundos. Fórum, São Paulo, v. 5, n. 52. p. 28, jul. 2007.

IDENTIFIQUE os locais em que são mais comuns os fatos presentes no texto anterior.
Areas urbanas sem saneamento básico implantado, como o serviço de água tratada e a coleta e o tratamento do esgoto e do lixo.

QUESTÃO 08
Leia o texto a seguir.

SUBDESENVOLVIMENTO
Josué de Castro
"O subdesenvolvimento não é, como muitos pensam equivocadamente, insuficiência ou ausência de desenvolvimento. O subdesenvolvimento é um produto ou um subproduto do desenvolvimento, uma derivação inevitável da exploração econômica colonial ou neocolonial, que continua se exercendo sobre diversas regiões do planeta". Fonte: http://www.josuedecastro.com.br, acessado em 31/10/2008.

A TEORIA DO SUBDESENVOLVIMENTO
Ronald Domingues,
A teoria do subdesenvolvimento estuda nações ou regiões do globo em que a implementação de tecnologia não conduziu à homogeneização social. Assim, o subdesenvolvimento seria fruto da forma com que se dá a propagação do progresso técnico, sempre no sentido centro-periferia, de forma que nações impõem a outras novos padrões tecnológicos. Desta forma, livrar-se do subdesenvolvimento seria equivalente a corrigir a distância entre modernização do estilo de vida e dos processos produtivos. Fonte: www.ronalddomingues.com, acessado em 31/10/2008.

A partir dos textos é correto afirmar que o subdesenvolvimento

a) é um fenômeno provocado basicamente por causas externas e que a saída dele depende do desenvolvimento de tecnologias independentes.
b) é fruto de um conjunto de processos políticos e econômicos, com causas internas e externas, e que a saída das condições impostas é impossível.
c) foi causado pelos mecanismos internacionais de exploração econômica e o isolamento geográfico dos países foi a saída encontrada para o desenvolvimento.
d) não é definitivo, pois a saída dessas condições decorrerá da melhoria da qualidade de vida e do desenvolvimento de padrões tecnológicos integrados aos países centrais.
e) será contornado após a ajuda econômica dos países ricos que cederão as tecnologias necessárias para o desenvolvimento econômico e social.


QUESTÃO 09 (PUC – RIO) 
“UNnecessary” (“Desnecessário”), completa o presidente norte-americano George W. Bush, com um lápis, no símbolo internacional da ONU (United Nations). Em relação ao tema, podemos afirmar que:
a) O presidente dos EUA teve, ao invadir o Iraque em 2003, uma postura autoritária ao não considerar os acordos multilaterais de paz proporcionados pela ONU, desde o fim de segunda guerra mundial.
b) A ONU sempre foi uma instituição inoperante, o que provocou a invasão do Iraque pelo presidente norte-americano. Tal instituição nada fez para por fim às hostilidades entre árabes e israelenses, proporcionando a invasão estadunidense.
c) A ocupação do Iraque pelas forças militares norte-americanas, desde 2003, não pode mais ser suportada pelos Estados Unidos. Este país tenta restabelecer a democracia no Iraque, e a ONU é incapaz de ouvir os clamores dessa liderança política para por fim à guerra.
d) O governo dos EUA tentou evitar, junto à ONU e a todo custo, o conflito armado com o Iraque, e a ocupação do país árabe pela maior potência militar do planeta vem causando a crise imobiliária que afeta a economia global.
e) O secretário geral da ONU é um árabe radical, o que impede que a instituição tome atitudes de contenção da guerra entre EUA e Iraque, aumentando o terrorismo internacional dos fundamentalistas islâmicos.

QUESTÃO 10
Analise a charge.
Com o fim da União Soviética e sua ajuda financeira, Cuba e seu regime socialista entraram numa crise de abastecimento, apontando a necessidade de reformulações da política castrista.
Considerando a charge e a situação de Cuba na atualidade é CORRETO afirmar que
a) Com a entrada de Raul Castro na presidência, houve uma abertura econômica do país e o fim do regime socialista, ampliando com isso o rankiing do país no IDH.
b) Fidel Castro renunciou ao cargo, convocando eleições diretas, fato este contestado por seu irmão que faz oposição ao novo governo pró-EUA.
c) A ampliação do desemprego obrigou Fidel Castro a aceitar em seu território indústrias têxteis sedentas por mão-de-obra barata, fato este contestado por seu irmão Raul Castro.
d) Apesar de permitir a entrada de empresas estrangeiras em Cuba, como forma de dinamizar a indústria turística, Cuba de Fidel e agora nas mãos de Raul ainda pode ser considerado socialista.
e) O anúncio do fechamento da prisão em Guatánamo e a mensagem da charge demonstram uma aproximação cada vez maior entre Estados Unidos e Cuba.

QUESTÃO 11
De acordo com Schumpeter, a economia industrial evoluiu por meio da destruição criadora. Quando um conjunto de novas tecnologias encontra aplicação produtiva, as tecnologias tradicionais são “destruídas”, isto é, deixam de criar produtos, de competir no mercado e acabam sendo abandonadas.
Marque a alternativa CORRETA:

a) Na fase da estabilização, as pequenas empresas conseguem vencer a concorrência e dominam o mercado.
b) É na fase descendente que ocorre a destruição criadora e não há excesso de oferta.
c) Na fase inicial de cada onda, os mercados estão saturados e as grandes empresas desaparecem.
d) Em todas as ondas do século XX, a energia foi o principal fator de localização das indústrias transnacionais.
e) A introdução de novas tecnologias implica em novas formas de organização do espaço geográfico.

QUESTÃO 12 (UFU)
Sobre o conflito entre a Rússia e a Geórgia, envolvendo a integridade territorial desse segundo país e sua soberania sobre a Abkházia e a Ossétia do Sul, o filósofo esloveno Slavoj Zizek escreveu:
“O chamado ‘século americano’ já chegou ao fim e já estamos ingressando no período de formação de múltiplos centros de capitalismo global [...].
Após o fracasso da tentativa dos EUA de se imporem como superpotência única, agora é necessário definir as regras de interação entre esses centros locais, no caso de seus interesses conflitantes.
É por isso que nossos tempos são mais perigosos do que podem parecer. Durante a Guerra Fria, as regras do comportamento internacional eram claras, sendo garantidas pela destruição mutuamente assegurada das superpotências.
Hoje, as potências antigas e novas estão testando umas às outras, tentando impor suas versões próprias das regras globais e testando-as por procuração, procuração esta entregue a outros Estados menores.
Os georgeanos estão pagando o preço por realizar esses testes. [...]
É o futuro da comunidade internacional que está em jogo agora: as novas regras que vão regulamentá-las, qual será a nova ordem mundial.”
(ZIZEK, Slavoj. Um mundo desregrado.In Folha de S. Paulo. Caderno Mais, 24 de agosto de 2008. p. 12.)

Considerando esse texto sobre o atual momento histórico da geopolítica mundial, é CORRETO afirmar que
a) a ordem mundial da Guerra Fria corresponde ao período em que os EUA tentaram se impor como superpotência única e “polícia do mundo”. O sucesso dessa tentativa teria sido mais seguro para a paz mundial do que a atual indefinição de regras e de testes de força entre potências novas e antigas.
b) esse conflito trata-se de uma disputa entre uma potência antiga - Rússia e uma nova – Geórgia, pelo controle de uma região estratégica para o abastecimento de petróleo e gás natural para a Europa.
c) a Geórgia agiu a favor da Rússia, sua aliada desde quando integravam a antiga União Soviética, e contra os interesses dos EUA, ao tentar afirmar sua soberania sobre a Abkházia e a Ossétia do Sul.
d) o fim da Guerra da Fria não garantiu a paz internacional e, ainda hoje, não estão definidas e estabelecidas as relações de força entre as potências e as regras para uma nova ordem mundial.
e) a nova ordem mundial sinaliza que nos próximos anos, com a mudança da superpotência, os conflitos étnicos e religiosos serão finalizados.

QUESTÃO 13
Analise a charge.




A OMC – Organização Mundial do Comércio foi criada em 1995 para regular as atividades do comércio mundial, firmando acordos para tais atividades.


a) IDENTIFIQUE a função da OMC.
A OMC – Organização Mundial do Comércio foi criada para regular a atividade do comércio mundial sem beneficiar algum país ou empresa.
b) IDENTIFIQUE a crítica expressa na charge e explique o PORQUÊ da mesma.
As ações porém, postas em prática, como são elaboradas sob pressão dos países desenvolvidos e das grandes corporações industriais, têm beneficiado estes últimos em detrimento àqueles em desenvolvimento ou subdesenvolvido. Apesar do Brasil ter ganho algumas ações contra subsídios estadunidenses, a maior parte das ações beneficiam os países desenvolvidos.

QUESTÃO 14 (UFT)
A nova ordem mundial, considerada multipolar, é constituída por vários fatores, dentre eles, pode-se destacar a globalização da economia e a primazia por investimentos no capital financeiro. Este último tem circulado numa velocidade nunca vista antes, graças aos sistemas informacionais que são dominados pelas economias mais desenvolvidas, estabelecendo novas relações a partir da internacionalização do capital.
Tendo o texto como referência, assinale a alternativa CORRETA.

a) A nova ordem mundial estabelece que outros atores mundiais, principalmente os países do hemisfério sul, desempenhem funções de comando nas trocas comerciais, principalmente com produtos das novas tecnologias.
b) Percebe-se que, a internacionalização do capital financeiro, trouxe um fato novo que começa a ganhar materialidade nos espaços mundiais, trata-se tão somente da atenuação do desenvolvimento geograficamente desigual.
c) Os novos imperativos do capital financeiro estabelecem como base para a sua circulação o desenvolvimento do meio técnico-científico-informacional, e sob este aspecto, pode-se dizer que em nações como o Brasil, tem-se criado o espaço nacional da economia internacional.
d) O mundo multipolar não pode de fato ser considerado uma realidade, pois que temos o surgimento iminente de mais um centro de poder mundial, qual a seja: a China.
e) Apesar de anunciada a ordem multipolar, a tendência para os próximos anos é a volta do sistema bipolar pelo aumento no número de conflitos mundiais.

QUESTÃO 15
(UNICAMP simulado 2011)  A representação abaixo corresponde a uma porção de uma carta topográfica com desnível entre as curvas de nível de 20 metros. Indique o sentido em que o rio corre e a margem de menor declividade:
a) nordeste e margem esquerda. 
b) sudoeste e margem direita. 
c) sudoeste e margem esquerda. 
d) nordeste e margem direita. 

















QUESTÃO 16
(UNIOESTE) Em um mapa, a distância entre duas cidades e de 3,1cm. Sabendo-se que a escala do mapa e de 1: 500.000, assinale a alternativa que indica corretamente, em linha reta, a distancia real (em km) entre as cidades.
a) 150 km.
b) 15,5 km.
c) 155 km.
d) 155,5 km.
e) 15,0 km.

QUESTÃO 17
(UNESP) Compare o mapa que representa os maiores países do mundo em área com o mapa Anamórfico da população absoluta de cada país.

A partir da comparação, pode-se afirmar que os principais países que possuem as menores densidades demográficas são:
a) Rússia, Canadá e Austrália.
b) China, Índia e Canadá.
c) Estados Unidos, China e Austrália.
d) Argentina, Brasil e Índia.
e) Estados Unidos, Índia e Brasil.

QUESTÃO 18
(UNEAL) Observe o mapa.

A partir das informações contidas no mapa e de conhecimentos sobre o mundo dos anos 90 e início do século XXI, podese afirmar que o mapa trata, fundamentalmente,
a) do conflito entre os países ricos e pobres.
b) do estabelecimento de uma nova ordem mundial bipolar.
c) dos principais blocos geopolíticos do hemisfério norte.
d) da organização mundial ditada pelos blocos políticos e econômicos.
e) da ordem mundial, estabelecida pelos países capitalistas e socialistas.

QUESTÃO 19
Atente para a manchete publicada no jornal “The New York Times”:
Cansada da Pressão Grega, Macedônia reivindica um herói.
SKOPJE, Macedônia – Trabalhadores ergueram recentemente uma estátua de bronze de 14,6 metros de altura de Alexandre, o Grande, pesando 27,2 toneladas métricas, e a colocaram sobre um pedestal na praça central de Skopje, a capital da Macedônia.
"Esta é uma maneira de a Macedônia afirmar sua existência nacional", disse Vasiliki Neofotistos, antropólogo da Universidade Estadual de Nova York em Buffalo que estuda a política da identidade na Macedônia.
A Macedônia é um território
a) que se constituiu num Estado independente, separado da Grécia, com o fim da ditadura grega.
b) que pertence até hoje à Iugoslávia e luta pela suaindependência.
c) que foi anexado à Albânia em função da ideologia da “Grande Albânia”, expansão do território albanês após
o fim do socialismo.
d) formalmente anexado à Grécia após o fim da Iugoslávia.
e) independente com o fim da Iugoslávia, mas que sofre pressão da Grécia que teme o separatismo de sua própria região da Macedônia.

QUESTÃO 20
ENEM 2010
A evolução do processo de transformação de matérias-primas em produtos acabados ocorreu em três estágios: artesanato, manufatura e maquinofatura.
Um desses estágios foi o artesanato, em que se
A) trabalhava conforme o ritmo das máquinas e de maneira padronizada.
B) trabalhava geralmente sem o uso de máquinas e de modo diferente do modelo de produção em série.
C) empregavam fontes de energia abundantes para o funcionamento das máquinas.
D) realizava parte da produção por cada operário, com uso de máquinas e trabalho assalariado.
E) faziam interferência do processo produtivo por técnicos e gerentes com vistas a determinar o ritmo de produção
.

QUESTÃO 21
ENEM 2009
Do ponto de vista geopolítico, a Guerra Fria dividiu a Europa em dois blocos. Essa divisão propiciou a formação de alianças antagônicas de caráter militar, como a OTAN, que aglutinava os países do bloco ocidental, e o Pacto de Varsóvia, que concentrava os do bloco oriental. É importante destacar que, na formação da OTAN, estão presentes, além dos países do oeste europeu, os EUA e o Canadá. Essa divisão histórica atingiu igualmente os âmbitos político e econômico que se refletia pela opção entre os modelos capitalista e socialista.
Essa divisão europeia ficou conhecida como
a) Cortina de Ferro.
b) Muro de Berlim.
c) União Européia.
d) Convenção de Ramsar.
e) Conferência de Estocolmo.

QUESTÃO 22
ENEM 2009
O fim da Guerra Fria e da bipolaridade, entre as décadas de 1980 e 1990, gerou expectativas de que seria instaurada uma ordem internacional marcada pela redução de conflitos e pela multipolaridade.
O panorama estratégico do mundo pós-Guerra Fria apresenta
a) o aumento de conflitos internos associados ao nacionalismo, às disputas étnicas, ao extremismo religioso e ao fortalecimento de ameaças como o terrorismo, o tráfico de drogas e o crime organizado.
b) o fim da corrida armamentista e a redução dos gastos militares das grandes potências, o que se traduziu em
maior estabilidade nos continentes europeu e asiático, que tinham sido palco da Guerra Fria.
c) o desengajamento das grandes potências, pois as intervenções militares em regiões assoladas por conflitos passaram a ser realizadas pela Organização das Nações Unidas (ONU), com maior envolvimento de países emergentes.
d) a plena vigência do Tratado de Não Proliferação, que afastou a possibilidade de um conflito nuclear como ameaça global, devido à crescente consciência política internacional acerca desse perigo.
e) a condição dos EUA como única superpotência, mas que se submetem às decisões da ONU no que concerne às ações militares.

QUESTÃO 23
ENEM 2003
No dia 7 de outubro de 2001, Estados Unidos e Grã-Bretanha declararam guerra ao regime Talibã, no Afeganistão. Leia trechos das declarações do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, e de Osama Bin Laden, líder muçulmano, nessa ocasião:
George Bush:
Um comandante-chefe envia os filhos e filhas dos Estados Unidos à batalha em território estrangeiro somente depois de tomar o maior cuidado e depois de rezar muito. Pedimos-lhes que estejam preparados para o sacrifício das próprias vidas. A partir de 11 de setembro, uma geração inteira de jovens americanos teve uma nova percepção do valor da liberdade, do seu preço, do seu dever e do seu sacrifício. Que Deus continue a abençoar os Estados Unidos.
Osama Bin Laden:
Deus abençoou um grupo de vanguarda de muçulmanos, a linha de frente do Islã, para destruir os Estados Unidos. Um milhão de crianças foram mortas no Iraque, e para eles isso não é uma questão clara. Mas quando pouco mais de dez foram mortos em Nairóbi e Dar-es-Salaam, o Afeganistão e o Iraque foram bombardeados e a hipocrisia ficou atrás da cabeça dos infiéis internacionais. Digo a eles que esses acontecimentos dividiram o mundo em dois campos, o campo dos fiéis e o campo dos infiéis. Que Deus nos proteja deles.
(Adaptados de O Estado de S. Paulo, 8/10/2001)
Pode-se afirmar que
(A) a justificativa das ações militares encontra sentido apenas nos argumentos de George W. Bush. 
(B) a justificativa das ações militares encontra sentido apenas nos argumentos de Osama Bin Laden. 
(C) ambos apóiam-se num discurso de fundo religioso para justificar o sacrifício e reivindicar a justiça. 
(D) ambos tentam associar a noção de justiça a valores de ordem política, dissociando-a de princípios religiosos.
(E) ambos tentam separar a noção de justiça das justificativas de ordem religiosa, fundamentando-a numa estratégia militar.

QUESTÃO 24
Um leitor encontra o seguinte anúncio entre os classificados de um jornal:

Interessado no terreno, o leitor vai ao endereço indicado e, lá chegando, observa um painel com a planta a seguir, onde estavam destacados os terrenos ainda não vendidos, numerados de I a V:
Considerando as informações do jornal, é possível afirmar que o terreno anunciado é o
(A) I. 
(B) II. 
(C) III. 
(D) IV. 
(E) V.




















































Nenhum comentário:

Postar um comentário