Pesquisar este blog

domingo, 18 de março de 2012

prova do 9º ano


01 - "Neste final de século já não é mais suficiente uma mera divisão entre países industrializados e países produtores de matérias-primas. A atual economia capitalista se alimenta tanto da descentralização da atividade industrial, como da especialização dos produtos oriundos das mais diferentes partes da Terra com vistas ao mercado mundial”.
Assinale a alternativa que expressa de forma CORRETA o conteúdo do texto.
a) A sociedade pós-moderna.
b) As alterações na Divisão Internacional do Trabalho.
c) O neoliberalismo mundial.
d) As relações entre metrópole e colônias.

02 - O desemprego é um problema que vem ganhando força em todos os países do mundo seja ele desenvolvido ou subdesenvolvido.
A partir da análise da imagem acima marque a opção CORRETA.
a) Com a globalização, estão surgindo novas oportunidades de emprego, porém nem sempre de carteira assinada fato comum nas áreas que utilizam técnicas como robotização e informatização.
b) O trabalho informal tem aumentado devido a extinção de diversos postos de trabalho que passaram a usar novas tecnologias associada a falta de instrução dos trabalhadores.
c) A requalificação profissional oferecida aos trabalhadores brasileiros tem contribuído para recolocar as pessoas no mercado de trabalho e reduzir o número de trabalhadores informais.
d) O trabalho informal esta livre de impostos já que os trabalhadores não possuem carteira assinada, desta forma contribui para uma maior renda dos trabalhadores que exercem essa atividade.

03 – Observe o infográfico e depois responda o que se pede.
A partir da análise do gráfico, RELACIONE os países de origem das transnacionais e a localização dos postos de trabalho por elas ofertados.
A maior parte das grandes transnacionais tem sua origem nos países desenvolvidos, no entanto em virtude das estratégias de dominação econômica, grande parte de seus investimentos encontra-se pulverizada em países emergentes por reunirem melhores condições à reprodução do capital, tais como facilidade de remessas de capitais, mão de obra barata e incentivos fiscais.

04 – Analise a charge.
Nos dias atuais diversas pessoas têm perdido emprego em virtude da crise econômica que se instalou em todo o mundo. EXPLIQUE os motivos que tem levado as grandes corporações a demitirem pessoas em todo o mundo.
Aumento do uso de tecnologia, substituindo o homem pela máquina ocasionando o desemprego estrutural.
Baixa qualificação profissional o que leva o ingresso de muitos trabalhadores no setor informal.

05 - A globalização é um fenômeno contraditório, pois ao mesmo tempo em que promove o crescimento econômico integrando os mercados e derrubando barreiras, também promove o aumento do desemprego estrutural, difunde a cultura de massa e aumenta as desigualdades entre os povos.
RELACIONE a globalização mundial com o crescimento do terrorismo e fundamentalismo no mundo.
A Globalização avança sobre países com marcantes diferenças culturais e religiosas em relação ao Ocidente e ao mesmo tempo que promove a integração na esfera econômica e tecnológica; desperta a reação dos fundamentalistas que não admitem uma invasão cultural em detrimento aos seus costumes e preceitos religiosos.

06 - Observe a ilustração abaixo.
Ela nos mostra uma redução relativa do espaço mundial ocorrida ao longo do tempo. EXPLIQUE o processo desencadeado ao longo do período representado na ilustração, apresentando os fatores que mais contribuíram para o seu acontecimento.
A ilustração faz referência ao processo de Globalização, traduzido, principalmente na evolução dos meios de transporte, comunicações e informática, o que torna relativa a percepção do mundo em suas dimensões espacial e temporal. O mundo atual está muito mais disponível e acessível ao lançarmos mão das tecnologias atuais, dando-nos a impressão de que o planeta ficou menor.

07 - A charge a seguir representa um aspecto relevante no que se refere à questão do emprego. Após analisá-la, faça o que se pede.
APONTE uma exigência que tem sido feita aos trabalhadores que procuram se inserir no mercado de trabalho no contexto econômico atual.
O constante aperfeiçoamento em relação ao uso de novas tecnologias, cada vez mais exigido dos trabalhadores.

08 - Considerado como um dos males do final do século, o desemprego atinge hoje sociedades com distintos níveis de desenvolvimento econômico.
Sobre a questão do desemprego, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:
a) A adoção pelas grandes empresas da prática da terceirização de atividades tem mudado a distribuição espacial do desemprego.
b) A dispersão geográfica do desemprego interfere na propensão dos grupos humanos a migrar.
c) A falta de emprego, embora em intensidade diferente, tem sido alvo de preocupação tanto dos que dele precisam quanto dos que o promovem.
d) O índice de desemprego tem sido alimentado pela falta de investimento em tecnologia e modernização das empresas.

09 - O investimento de curto prazo realizado pelo capital internacional nas bolsas de valores caracteriza-se com especulação, criando uma ciranda financeira que gera na maioria das vezes poucos investimentos produtivos.
A maior bolsa de valores da América Latina é
a) Bolsa de Nova Iorque
b) Nasdaq
c) Bovespa
d) Bolsa do México

10 - “A globalização é um fenômeno tão importante quanto a Revolução Industrial ou a reorganização capitalista
da década de 30. É a integração econômica e tecnológica dos países.
A globalização da economia não é um processo ideológico. É um movimento de transformação social e de
produção que vai permitir melhoria da qualidade de vida do cidadão e domínio cada vez maior das potencialidades
naturais.”
PAULO PAIVA
Sobre o processo de globalização do mundo atual, só NÃO podemos afirmar que:
a) Todos os povos e países estão cada vez mais interdependentes.
b) O desenvolvimento tecnológico possibilitou principalmente aos países desenvolvidos, um aumento do nível de empregos.
c) As desigualdades sociais e internacionais continuam a existir e tendem, em alguns casos, a aumentar.
d) O volumoso comércio mundial e a atuação das empresas multinacionais são fatores importantes no processo de globalização.

11 - É possível afirmar que o processo de globalização das atividades econômicas tem acompanhado a história da humanidade e que ele se acelerou após a década de 70.
Todas as alternativas apresentam características ou indicadores do processo de globalização das atividades econômicas neste final de século, EXCETO:
a) A aceleração das transformações demográficas.
b) A revolução ocasionada pelos avanços da informática.
c) O aperfeiçoamento dos meios de transporte e das comunicações.
d) O desenvolvimento tecnológico e científico.

12 - Relaciona-se à globalização, EXCETO:
a) efetiva um sistema de capital mundial, com poder de decisão extremamente centralizado.
b) gera grande impacto nas relações capital e trabalho, com um contingente cada vez maior de desempregados.
c) fortalece as fronteiras nacionais, através da internacionalização da economia, amenizando os contrastes regionais.
d) contribui para o crescimento da economia informal, fortalecendo a expansão do setor de serviços.
e) mecaniza os campos, contribuindo para a expulsão dos camponeses, acumulação de capital e alta produtividade com qualidade.

13 - O funcionamento da economia mundial tem sido descrito, nos últimos anos, como transnacional.
Todas as alternativas apresentam indicadores da transnacionalização da economia mundial, EXCETO:
a) a constituição de um processo de industrialização, no qual a linha de produção se encontra dispersa geograficamente, ultrapassando fronteiras internacionais.
b) a livre circulação de mão-de-obra entre as economias menos e mais dinâmicas do globo, através da eliminação dos entraves à imigração internacional.
c) o desenvolvimento de instituições intergovernamentais e não governamentais, dedicadas a ações internacionais, com vista à coordenação ou ao controle de atividades econômicas.
d) a expansão econômica e geográfica de empresas, quer do setor industrial, quer de outros setores econômicos, que operam em vários países.

14 - Considerado como um dos males do final do século, o desemprego atinge hoje sociedades com distintos níveis de desenvolvimento econômico.
Sobre a questão do desemprego, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:
a) A adoção pelas grandes empresas da prática da terceirização de atividades tem mudado a distribuição espacial do desemprego.
b) A dispersão geográfica do desemprego interfere na propensão dos grupos humanos a migrar.
c) A falta de emprego, embora em intensidade diferente, tem sido alvo de preocupação tanto dos que dele precisam quanto dos que o promovem.
d) O índice de desemprego tem sido alimentado pela falta de investimento em tecnologia e modernização das empresas.

15 – Complete a lacuna apresentada no texto.
 Um novo modelo de desenvolvimento industrial, fortemente apoiado em uma completa infra-estrutura de suporte
científico e tecnológico, tem surgido na Europa, Estados Unidos e Japão e conta já com experiências pioneiras e bem
sucedidas em alguns países do terceiro mundo.
Como exemplos de _________________________ podemos citar Campinas (SP); telecomunicações; São Carlos (SP); Engenharia Mecânica; Toulouse (França); aeronáutica e biotecnologia; Vale do Silício (Califórnia, Estados Unidos); informática.
Tecnopolos
16 – Consumo é uma prática humana necessária a manutenção da vida. Já o consumismo é um consumo exagerado,irracional, prática dos tempos atuais que associa o consumo à felicidade, o ter mais importante que o ser.
Em que país surgiu a sociedade de consumo?
Estados Unidos

17 – De que forma os meios de comunicação de massa (televisão, rádio, jornais, revistas) influenciam a vida das pessoas?
As mídias (meios de comunicação de massa) influenciam diretamente na vida das pessoas uma vez que pregam uma “vida melhor” através do consumo.

18 - (UFGD) Analise os dados das tabelas a seguir.

Tendo em vista essas informações e as características da infraestrutura de circulação do Brasil, pode-se afirmar que
a) houve, no período 1985-2006, investimentos significativos na infraestrutura do transporte ferroviário, o que explica o crescimento do percentual de cargas transportado por esse modal.
b) o transporte hidroviário é pouco utilizado no Brasil em virtude de seu custo ser superior ao do transporte rodoviário.
c) o transporte rodoviário caracteriza-se pelo baixo custo e rapidez nos deslocamentos, o que explica o predomínio deste na dinâmica de transportes no Brasil.
d) o predomínio do modal rodoviário na dinâmica de transportes no Brasil relaciona-se às políticas implantadas a partir da segunda metade do século XX, que concentraram recursos neste setor.
e) o modal rodoviário é o mais adequado para o transporte de grãos (maior quantidade transportada com menor custo), daí seu predomínio em relação aos demais modais no Brasil.

19 - (UEMG) 
DE VOLTA AOS TRILHOS
“Os chineses repetem hoje os maciços investimentos que os Estados Unidos e países europeus fizeram em ferrovias no século XIX e dos quais até hoje se beneficiam. Mostram, com isso, que ter perdido o trem no passado não implica ficar acomodado no atraso - uma lição para a qual o Brasil deve prestar atenção, considerando que as ferrovias, ainda, são a principal solução para o deslocamento em massa de cargas e de pessoas em países de grande dimensão.”
 A ilustração, a seguir, mostra a distribuição da malha ferroviária em alguns países.
Com base nas informações obtidas no texto e nos desenhos, acima, só é CORRETOafirmar que
a) as ferrovias representam uma das mais eficientes opções de transporte de carga, em países com dimensões continentais.
b) a metade da malha ferroviária russa está concentrada na porção oriental do país, nas áreas de maior movimentação de cargas.
c) o uso das ferrovias nos diversos países ajuda a descongestionar as principais rodovias, liberando espaço para o transporte de passageiros e de cargas mais pesadas.
d) a utilização das ferrovias promove distúrbios ambientais atmosféricos, pois os trens consomem menos combustível que os caminhões.


20 - Analise as afirmativas sobre o transporte ferroviário e marque a alternativa incorreta.
a) O transporte ferroviário é muito utilizado para o transporte de cargas pesadas, como minérios e diversas matérias-primas.
b) A popularização do transporte rodoviário provocou a redução do uso do transporte ferroviário.
c) Um dos principais problemas do transporte ferroviário é a construção de vias férreas em terrenos acidentados.
d) A redução no uso do transporte ferroviário se deve aos altos custos, visto que o transporte aéreo e o rodoviário são bem mais baratos, sobretudo para o transporte de cargas pesadas.

21 - A matriz de transporte é diversificada, e cada modalidade apresenta pontos positivos e negativos. Marque a alternativa que indica corretamente as principais vantagens do transporte ferroviário.
a) O transporte ferroviário é considerado o meio de transporte mais rápido, sendo a alternativa mais adequada para o deslocamento de passageiros em um curto tempo.
b) A construção de uma via férrea é de baixo custo, podendo ser instalada em qualquer lugar sem que haja adaptações no terreno.
c) Não há necessidade de manutenção dos trilhos, visto que eles são construídos com materiais de alta resistência.
d) O transporte ferroviário é uma excelente alternativa para o transporte de cargas pesadas através de longas distâncias, apresentando custos bem inferiores se comparado com o transporte rodoviário.

22 - (CEFET-MG) Sobre a matriz de transportes brasileira, afirma-se:
I - Há uma concentração de ferrovias na região Centro-Oeste devido à ampliação dos investimentos internacionais.
II - O incremento estatal na infra-estrutura aérea possibilitará um escoamento significativo da exportação dos produtos agrícolas.
III - A preferência pelas ferrovias em detrimento da navegação de cabotagem, deve-se à sua maior capacidade de carga.
IV - A modalidade rodoviária apresenta um percentual de utilização superior às demais tipologias.
V - A expansão da rede dutoviária, a partir do final do século XX, efetivou-se em consonância com o processo de diversificação da matriz energética brasileira.
Estão corretas apenas as afirmativas
a) I e II.
b) I e III.
c) II e IV.
d) III e V.
e) IV e V.

23 - A utilização do avião no transporte de passageiros data de 1919. Entretanto, a invenção do avião pode ser situada no período entre 1890-1900. Em 1898, Santos Dumont realizou o primeiro vôo em balão mecanicamente dirigido e, em 1906, bateu o recorde de vôo com o 14-Bis, de motor a explosão, voando 220 metros em 21 segundos.
Qual é o principal aeroporto, em movimento de passageiros e cargas, do Brasil?
a) Cumbica- SP
b) Tom Jobim- RJ
c) Santos Dumont – RJ
d) Confins –MG








Nenhum comentário:

Postar um comentário