Pesquisar este blog

sábado, 24 de março de 2012

prova de sociologia 3º ano


Leia a reportagem e, a seguir, responda às questões 01 e 02:
Brasil cai e fica em 101º- em ranking de liberdade econômica
Brasil divide a colocação com países como Haiti, Etiópia e Sri Lanka. O Brasil ficou em 101º- lugar num ranking que mede o grau de liberdade econômica em 141 países, dividindo a colocação com países como Haiti, Etiópia, Sri Lanka e Paquistão. O relatório anual, compilado pelo Fraser Institute, do Canadá, se baseou em dados de 2005,  considerando quatro aspectos para avaliar os países: a liberdade pessoal de escolha, o intercâmbio voluntário, a liberdade para competir e a segurança da propriedade privada. (...) Para conseguir um alto índice de liberdade econômica, os países precisam promover um ambiente financeiro estável, em que a propriedade privada é protegida, respeitar contratos, reduzir barreiras ao comércio nacional e internacional e manter os impostos baixos. (...) (O Estado de S. Paulo, 05/09/2007.)
01 - O que esse ranking revela sobre a instituição social da propriedade privada?
Revela que a propriedade privada está a tal ponto enraizada na sociedade capitalista que a “liberdade
econômica” de um país dependeria, diretamente, do respeito à propriedade privada.

02 - O relatório anual do Fraser Institute respeita o direito que cada país tem de escolher a melhor
forma de estruturar sua economia e sua sociedade? Por quê?
Não. O instituto canadense avalia a “liberdade econômica” a partir dos valores da sociedade globalizada, como se os países não tivessem possibilidade de optar por outros modos de organização socioeconômica. Dessa forma, desconsidera a hipótese de um país não valorizar a propriedade privada.

03 – Calvin
Sobre a tirinha, leia as afirmações que seguem:
I. O humor da tira se deve, principalmente, ao absurdo da pergunta de Calvin – “Será que eu meto medo?” –, já que não há motivos para que uma criança seja vista como ameaça.
II. A tira ironiza o processo de socialização, por meio do qual um indivíduo absorve os valores de determinada sociedade, passando, enfim, a pertencer a ela.
III. O autor nos faz pensar criticamente sobre os valores que a sociedade capitalista tem passado às futuras gerações, dentre eles o consumismo desenfreado, o cinismo e a alienação.
Está correto o que se afirma em:
a) (   ) apenas I.
b) (   ) I, II e III.
c) (   ) apenas I e II.
d) ( x ) apenas II e III.
e) (   ) apenas I e III.

A afirmação I está incorreta, já que, no caso, Calvin está simbolizando todas as crianças de sua geração, educadas segundo princípios que nos fazem temer o futuro: afinal, o que elas farão quando chegarem ao poder? Assim, há motivos de sobra para que se tenha medo, não exatamente da personagem, mas do que ela representa. As demais afirmações estão corretas.

Para responder às questões 04 e 05, leia o fragmento a seguir:
(...)
Fiz de mim o que não soube,
E o que podia fazer de mim não o fiz.
O dominó* que vesti era errado.
Conheceram-me logo por quem não era e não des[menti, e perdi-me.
Quando quis tirar a máscara,
Estava pegada à cara.
(...)
(Fernando Pessoa [1888 – 1935], fragmento de “Tabacaria”,poema atribuído ao heterônimo Álvaro de Campos.)
* dominó: traje usado em baile de máscaras ou fantasia carnavalesca.
04 - Existem, no texto, duas palavras usadas para indicar a situação do sujeito que não se comporta, socialmente, da maneira como ele gostaria de se comportar. Quais são?
“dominó” e “máscara”.
05 - O eu-lírico avalia essa situação de maneira positiva ou negativa? Explique sua resposta.
De maneira negativa. O eu-lírico afirma estar perdido, pois ficou conhecido por quem não era e não se sentiu capaz de desfazer o mal-entendido.


06 - Que nome a Sociologia dá a essa “força social” que nos leva a seguir determinados padrões de comportamento, mesmo quando não concordamos com eles? Quais suas principais características?
Essa força é o Fato social que é um conjunto de regras e normas coletivas que possui como características: Exterioridade; Coercitividade; Generalidade [permeia toda a sociedade]

Leia a tirinha e responda às questões 07 e 08.
07 -  Que conceito sociológico equivale a “não ter a menor idéia do que se passa no mundo”?
O conceito de alienação.

08 -  Assim como Lucy, a personagem da tirinha, todos sabemos que é importante “ter consciência do
que se passa no mundo”, mas o fato é que muita vezes nos comportamos de maneira alienada. Em
sua opinião, por que isso acontece?
Existem vários motivos, como as questões “pessoais” – medo de sofrer sanções caso ousem contrariar os padrões estabelecidos –, quanto questões mais “amplas”, como os mecanismos utilizados por quem detém o poder para dominar a maioria (a publicidade, por exemplo).













Nenhum comentário:

Postar um comentário