01 -
(UFU – ABRIL – 2006) Marque a alternativa que corresponde a um dos antecedentes
intelectuais da Sociologia.
a) A crença na capacidade de a razão apreender a dinâmica do mundo material.
a) A crença na capacidade de a razão apreender a dinâmica do mundo material.
b)
A valorização
crescente dos princípios de autoridade, notadamente da Igreja Católica.
c)
A descrença nas
forças da modernidade, principalmente na ideia de progresso.
d)
O fortalecimento
da especulação metafí sica como proce- dimento científico.
02 -
(UFU – JULHO – 2007) Considere a citação.
“[...] a sociologia enquanto
disciplina desenvolvera-se no decurso da segunda metade do século XIX
principalmente a partir da institucionalização e da transformação, dentro das
universidades, do trabalho realizado pelas associações para a reforma da
sociedade, cujo programa de ação se tinha ocupa- do primordialmente do
mal-estar e dos desequilíbrios vividos pelo número incontável da população
operária urbana.”
Fundação
Calouste Gulbenkian. Para Abrir as Ciências Sociais. São Paulo: Editora Cortez,
1996, p. 35.
Com
relação ao contexto histórico e intelectual da emer- gência da Sociologia como
disciplina científica, assinale a al- ternativa CORRETA.
a)
A crise do
Iluminismo e a consequente descrença no po- tencial emancipatório e libertário
da ciência e das invenções tecnológicas, experimentadas de maneira marcante a
parti r do século XVIII, impulsionaram o desenvolvimento da Socio- logia.
b)
A Sociologia é
herdeira direta das tradicionais concepções de mundo religiosas que ti veram
reforçadas a legiti midade e a capacidade explicati va, a parti r do século
XVI, ocasião em que novas formas de sociabilidade emergiram na esteira do
desen- volvimento do Estado Moderno e da economia de mercado.
c) A emergência e consolidação insti tucional da Sociolo- gia
ocorreram em um cenário intelectual caracterizado pelo otimismo quanto à
capacidade da “Razão” de proporcionar explicações objeti vas para os novos
padrões de convivência e comportamento social, que fl oresciam nas sociedades
européias modernas.
d)
A Sociologia
consti tuiu-se como disciplina cientí fi ca na contra mão dos valores, ideais e
formas de sociabilidade tradicionais que ganharam expressão renovada, a parti r
do século XVIII, com o advento das Revoluções Francesa e Inglesa.
03 -
(UEL – 2007)
Leia
o texto a seguir:
“Mudança
social refere-se às modificações que ocorrem nos padrões de vida de um povo.
Essas modificações são causadas por uma variedade de fatores, de natureza
interna ou externa, isto é, por forças decorrentes de condições existentes
dentro do grupo ou fora dele”. Fonte: KOENIG, S. Elementos de
Sociologia. Tradução de Vera Borda, 5. ed. Rio de Janeiro: Zahar
Editores, 1976. p. 326.
Com
base no texto e nos conhecimentos das diferentes abordagens teóricas sobre o
tema, é CORRETO afirmar:
a) Émile Durkheim propôs a teoria
cíclica da mudança social, isto é, as sociedades atravessam períodos de vigor
político e declínio que se repetem.
b) Max Weber considerou que a
mudança de um estado para outro decorre de modificação nos fatores econômicos
essenciais, ou seja, nos métodos de produção e distribuição.
c) Segundo Karl Marx, a mudança
social é causada pela interação de vários setores de uma cultura, nenhum deles
podendo ser considerado primordial.
d) Os positivistas
entendiam a mudança social como sinônimo de progresso, isto é, definiam os
estágios das sociedades, desde os níveis mais baixos até os mais elevados, pois
consideravam o homem capaz de atingir uma ordem social perfeita.
e) Tanto Karl Marx como Max Weber
defendiam a teoria do ciclo biológico, ou seja, consideravam que a raça é o
mais importante determinante da cultura, e que a raça nórdica, superior às
outras, é a principal responsável pelo alto estado de civilização.
04 –
Escolha a alternativa que contenha uma citação de sentido equivalente ao da
passagem “Nenhum homem é uma ilha”:
a) “A
sociedade agora é uma horda civilizada Formada de duas tribos poderosas: os
chatos e os chateados.” (Lord
Byron, em Don Juan.)
b)
“As bases da sociedade são a propriedade, a família, a religião, o respeito às
autoridades.”
(Gustave
Flaubert, em O dicionário das idéias aceitas.)
c) “Ai daquele que está só!”
(Eclesiastes,
capítulo 4º-,versículo 10.)
d) “O
homem não é só o inato; é também o adquirido.”(Johann Wolfgang von Goethe, em Literatura
e vida.)
e) “A
grandeza do homem consiste em sua decisão de ser mais forte que a condição
humana.” (Albert
Camus, em Crônicas.)
05 -
Leia a tirinha para responder à questão que segue.
Como
você classificaria a visão de mundo de
Manolito? Justifique.
Certamente, pode-se considerar que Manolito é um individualista, pois para ele todas as questões, por mais
amplas e complexas que sejam – como as viagens espaciais, por exemplo –, passam pelo filtro do que poderíamos chamar de uma “individualidade exacerbada”. Em outras palavras: o mundo só faz sentido se puder lhe trazer benefícios pessoais (no caso, ao armazém de seu pai).
06 -
Leia a tirinha e responda às questões.
Assim
como Lucy, a personagem da tirinha, todos sabemos que é importante “ter
consciência do que se passa no mundo”, mas o fato é que muita vezes nos
comportamos de maneira alienada. Em sua opinião, por que isso acontece?
Existem vários motivos. Por exemplo, questões “pessoais” – como o medo de sofrer sanções caso ousem contrariar os padrões estabelecidos –, quanto questões mais “amplas”, como os mecanismos utilizados por quem detém o poder para dominar a maioria (a publicidade, por exemplo).
07 –
Quais são as três características do fato social?
Coercitividade, uma vez que atua sobre as pessoas, moldando-lhe as atitudes e pensamentos e, ao
mesmo tempo, pela exterioridade, já que apresenta “existência própria”, sendo “exterior aos indivíduos” e pela generalidade, uma vez que vale para a maioria das pessoas.
08 -
Observe a tirinha a seguir e responda o que se pede a seu respeito:
No
primeiro quadrinho, a fala da mulher indica que ela valoriza uma instituição
social milenar. Que instituição é essa?
a)
Religião
b)
Escola
c)
Casamento
d)
Leis
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