Pesquisar este blog

sábado, 24 de março de 2012

Prova de sociologia 1º ano


01 - (UFU – ABRIL – 2006) Marque a alternativa que corresponde a um dos antecedentes intelectuais da Sociologia. 
a) A crença na capacidade de a razão apreender a dinâmica do mundo material.
b) A valorização crescente dos princípios de autoridade, notadamente da Igreja Católica.
c) A descrença nas forças da modernidade, principalmente na ideia de progresso.
d) O fortalecimento da especulação metafí sica como proce- dimento científico.

02 - (UFU – JULHO – 2007) Considere a citação.
“[...] a sociologia enquanto disciplina desenvolvera-se no decurso da segunda metade do século XIX principalmente a partir da institucionalização e da transformação, dentro das universidades, do trabalho realizado pelas associações para a reforma da sociedade, cujo programa de ação se tinha ocupa- do primordialmente do mal-estar e dos desequilíbrios vividos pelo número incontável da população operária urbana.Fundação Calouste Gulbenkian. Para Abrir as Ciências Sociais. São Paulo: Editora Cortez, 1996, p. 35.
Com relação ao contexto histórico e intelectual da emer- gência da Sociologia como disciplina científica, assinale a al- ternativa CORRETA.
a) A crise do Iluminismo e a consequente descrença no po- tencial emancipatório e libertário da ciência e das invenções tecnológicas, experimentadas de maneira marcante a parti r do século XVIII, impulsionaram o desenvolvimento da Socio- logia.
b) A Sociologia é herdeira direta das tradicionais concepções de mundo religiosas que ti veram reforçadas a legiti midade e a capacidade explicati va, a parti r do século XVI, ocasião em que novas formas de sociabilidade emergiram na esteira do desen- volvimento do Estado Moderno e da economia de mercado.
c) A emergência e consolidação insti tucional da Sociolo- gia ocorreram em um cenário intelectual caracterizado pelo otimismo quanto à capacidade da “Razão” de proporcionar explicações objeti vas para os novos padrões de convivência e comportamento social, que fl oresciam nas sociedades européias modernas.
d) A Sociologia consti tuiu-se como disciplina cientí fi ca na contra mão dos valores, ideais e formas de sociabilidade tradicionais que ganharam expressão renovada, a parti r do século XVIII, com o advento das Revoluções Francesa e Inglesa.

03 - (UEL – 2007)
Leia o texto a seguir:
“Mudança social refere-se às modificações que ocorrem nos padrões de vida de um povo. Essas modificações são cau­sadas por uma variedade de fatores, de natureza interna ou externa, isto é, por forças decorrentes de condições existentes dentro do grupo ou fora dele”. Fonte: KOENIG, S. Elementos de Sociologia. Tradução de Vera Borda, 5. ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1976. p. 326.
Com base no texto e nos conhecimentos das diferentes abordagens teóricas sobre o tema, é CORRETO afirmar:
a) Émile Durkheim propôs a teoria cíclica da mudança social, isto é, as sociedades atravessam períodos de vigor político e declínio que se repetem.
b) Max Weber considerou que a mudança de um estado para outro decorre de modificação nos fatores econômicos essen­ciais, ou seja, nos métodos de produção e distribuição.
c) Segundo Karl Marx, a mudança social é causada pela inte­ração de vários setores de uma cultura, nenhum deles poden­do ser considerado primordial.
d) Os positivistas entendiam a mudança social como sinôni­mo de progresso, isto é, definiam os estágios das sociedades, desde os níveis mais baixos até os mais elevados, pois conside­ravam o homem capaz de atingir uma ordem social perfeita.
e) Tanto Karl Marx como Max Weber defendiam a teoria do ciclo biológico, ou seja, consideravam que a raça é o mais importante determinante da cultura, e que a raça nórdica, superior às outras, é a principal responsável pelo alto estado de civilização.

04 – Escolha a alternativa que contenha uma citação de sentido equivalente ao da passagem “Nenhum homem é uma ilha”:
a) “A sociedade agora é uma horda civilizada Formada de duas tribos poderosas: os chatos e os chateados.” (Lord Byron, em Don Juan.)
b) “As bases da sociedade são a propriedade, a família, a religião, o respeito às autoridades.”
(Gustave Flaubert, em O dicionário das idéias aceitas.)
c) “Ai daquele que está só!(Eclesiastes, capítulo 4º-,versículo 10.)
d) “O homem não é só o inato; é também o adquirido.”(Johann Wolfgang von Goethe, em Literatura e vida.)
e) “A grandeza do homem consiste em sua decisão de ser mais forte que a condição humana.” (Albert Camus, em Crônicas.)

05 - Leia a tirinha para responder à questão que segue.
Como você classificaria a visão de mundo de Manolito? Justifique.
Certamente, pode-se considerar que Manolito é um individualista, pois para ele todas as questões, por mais
amplas e complexas que sejam – como as viagens espaciais, por exemplo –, passam pelo filtro do que poderíamos chamar de uma “individualidade exacerbada”. Em outras palavras: o mundo só faz sentido se puder lhe trazer benefícios pessoais (no caso, ao armazém de seu pai).

06 - Leia a tirinha e responda às questões.
Assim como Lucy, a personagem da tirinha, todos sabemos que é importante “ter consciência do que se passa no mundo”, mas o fato é que muita vezes nos comportamos de maneira alienada. Em sua opinião, por que isso acontece?
Existem vários motivos. Por exemplo, questões “pessoais” – como o medo de sofrer sanções caso ousem contrariar os padrões estabelecidos –, quanto questões mais “amplas”, como os mecanismos utilizados por quem detém o poder para dominar a maioria (a publicidade, por exemplo).

07 – Quais são as três características do fato social?
Coercitividadeuma vez que atua sobre as pessoas, moldando-lhe as atitudes e pensamentos e, ao
mesmo tempo, pela exterioridade, já que apresenta “existência própria”, sendo “exterior aos indivíduos” e pela generalidade, uma vez que vale para a maioria das pessoas.

08 - Observe a tirinha a seguir e responda o que se pede a seu respeito:
No primeiro quadrinho, a fala da mulher indica que ela valoriza uma instituição social milenar. Que instituição é essa?
a) Religião
b) Escola
c) Casamento
d) Leis












Nenhum comentário:

Postar um comentário