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quinta-feira, 12 de abril de 2012

Correção dos exercícios 9º ano - População


Atividade 11-  A população mundial e a fome -  Exercícios de Aplicação


1 - Qual é a diferença entre a distribuição de renda em países desenvolvidos e em países subdesenvolvidos? Qual é a consequência disso?
De forma geral, a renda nos países desenvolvidos é mais bem distribuída do que nos países subdesenvolvidos. Nos países desenvolvidos, os 10% mais ricos da população se apropriam de aproximadamente 25% da renda nacional. Nos países subdesenvolvidos em geral, os 10% mais ricos se apropriam de quase metade da renda nacional. A consequência disso é que, nos países desenvolvidos, os indicadores socioeconômicos são melhores.

2 - Por que a riqueza produzida no mundo é tão concentrada? Qual é a consequência disso?

O capitalismo é um sistema econômico que tende, estruturalmente, à concentração da riqueza nas mãos de poucos. Como a riqueza concentra-se nos países desenvolvidos, lá está a maioria dos ricos. No entanto, nos países subdesenvolvidos, há uma elite rica, inclusive alguns ultrarricos. Entretanto, enquanto alguns poucos são ultrarricos, milhões não têm rendimento suficiente para garantir o acesso a bens e serviços básicos, que lhes garantam uma existência digna. Daí os péssimos indicadores de desenvolvimento constatados principalmente nos países subdesenvolvidos.

Exercícios Propostos
3 - Quais as consequências sociais em países que apresentam acentuada concentração de renda, como o Brasil e outros países da América Latina?
A principal consequência da concentração de renda é a marginalização social. Por isso, os seus indicadores sociais são muito baixos, muitas vezes desproporcionais à sua renda per capita. Outra consequência grave é o alto índice de violência nessas sociedades. Pesquisas mostram que a violência está mais associada à acentuada desigualdade social. Em geral, quanto mais desigual a sociedade, maior a violência.

4 - Em quais países estão as pessoas mais ricas do mundo?
A maioria das pessoas ricas do mundo vive em países desenvolvidos, destacando-se os Estados Unidos, a Alemanha e o Japão, porque são os mais industrializados, as maiores economias, os maiores mercados consumidores, sedes das maiores corporações e, portanto, com maiores oportunidades de acumulação de capitais ao longo da história.

5 - O que é IDH? Por que foram escolhidos esses indicadores para compor esse índice?

O Índice de Desenvolvimento Humano é um indicador que mede o progresso da humanidade em termos de qualidade de vida. É composto de três indicadores: rendimento, com base na renda per capita; saúde, considerando a expectativa de vida ao nascer; e educação, que considera taxa de alfabetização de adultos e taxa de escolaridade nos ensinos fundamental, médio e superior.
Esses indicadores foram escolhidos porque sintetizam vários outros. Por exemplo, não é possível um povo ter alta expectativa de vida se não se resolverem adequadamente questões sociais básicas como alimentação, educação, saúde, saneamento básico, habitação etc.


Atividade 12 -  O multiculturalismo- Exercícios de Aplicação

1 - Na cidade de São Paulo, existem bairros tipicamente italianos, japoneses, árabes e nordestinos que, aparentemente, revelam a existência de uma “harmonia” cultural. Pode-se dizer que essa afirmativa é verdadeira? Explique.

Não é verdadeira, porque os diferentes grupos culturais nem sempre têm convívio pacífico. Apesar da existência de regras estabelecidas por legislações internacionais relativas aos direitos humanos, cada grupo social reage de forma diferente ao convívio com pessoas de outras culturas ou etnias.

2 - As fronteiras culturais não estão representadas nos mapas. Como sabemos que elas existem? Exemplifique.

As fronteiras culturais normalmente não estão representadas nos mapas porque, entre outros fatores, a globalização (cultural) propõe uma homogeneização cultural.
Por exemplo, as fronteiras da discriminação racial são traçadas: na Índia, levando-se em consideração as diferenças culturais e religiosas; na França, em relação aos marroquinos; na Inglaterra, em relação aos indianos; e na China, com divergências étnicas, principalmente entre os que vivem no campo.

3 - Passados quase dez anos de aprovação da lei que tornou crime a prática de racismo no país, a discriminação racial continua impune no Brasil (...). Em São Paulo, por exemplo, só há uma condenação com base na lei, proferida em 1995 contra um radialista que fez comentários racistas no ar. No resto do país — que tem 45% de sua população negra — só haveria mais duas sentenças... Face à impunidade, vários órgãos do Poder Judiciário e entidades de defesa dos direitos humanos indicam a necessidade de um plano de ação, para que casos de discriminação racial sejam identificados e reconhecidos pela Justiça brasileira.
Folha de S. Paulo. 23/08/98 – Adaptado.

Considerando a abordagem geográfica da questão da justiça no Brasil, em relação à discriminação racial, leia as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta.
I - Para aplicar as leis, o Poder Judiciário deve estar bem estruturado em todo o território nacional. No Brasil, esse fato está longe de ocorrer, principalmente nas áreas afetadas dos centros mais importantes.
II - A violência policial contra as populações pobres, em especial as de origem negra, demonstra que alguns III - setores do Estado violam as leis antirracismo, dificultando ainda mais a aplicação da justiça.
Apesar de ser expressivo no total da população, o segmento de origem negra concentra-se em sua maioria no Nordeste, o que explica o baixo índice de ocorrência de crimes de racismo em outras regiões do país.
IV - A introdução de equipamentos no território que possibilitam um número maior de relações no espaço, como redes de comunicação, informação e transporte, por exemplo, contribuiu para melhorar o nível de respeito aos direitos humanos no Brasil.
a) Somente II e IV estão corretas.
b) Somente I e II estão corretas.
c) I, II e III estão corretas.
d) I, II e IV estão corretas.
e) Todas estão corretas.

Exercícios Propostos

4 - Na República Tcheca, os ciganos são vítimas de discriminação e preconceito. Explique essa afirmativa.

O s ciganos, na República Tcheca, enfrentam o racismo e o ódio dos skinheads, que os consideram ladrões e querem que eles sejam expulsos do país.

5 - Explique quem são os skinheads e, se possível, traga fotos para ilustrar o trabalho!

São grupos extremistas neonazistas que unem a xenofobia à intolerância contra as minorias (negros e homossexuais) e praticam atos de extrema violência. A xenofobia é uma aversão a coisas e a pessoas estrangeiras.

6 - Explique por que os imigrantes sofrem discriminação ou preconceito, o que pode gerar a formação de guetos étnicos.
Isso acontece porque, além de serem vistos como pessoas que irão ocupar postos de trabalho (mesmo que informais), também podem sobrecarregar os serviços de assistência social e outros serviços públicos dessas regiões.

7 - Explique por que, além da discriminação racial que envolve um grande número de pessoas, em particular a população negra, existe também um outro tipo de discriminação contra as mulheres.

As mulheres, apesar de participarem do mercado de trabalho e da política no processo de democratização, não têm poder de decisão, o que, por questões culturais, é permitido aos homens. Em muitos países, a submissão e a opressão contra a mulher continuam fazendo parte da rotina.
Apesar de a mulher ter conquistado espaços na política e na economia, ainda existem diferenças entre os salários de homens e de mulheres.









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