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domingo, 1 de abril de 2012

provas de geografia 1º A e C

QUESTÃO 01
Observe a paisagem a seguir.
A paisagem é uma das categorias que a Geografia trabalha para analisar o espaço geográfico. A sua importância é definida por ela mostrar os elementos presentes no espaço de uma forma
a) atemporal.
b) dinâmica.
c) estática.
d) imutável
e) pontual.


QUESTÃO 02
A ciência geográfica sempre buscou compreender a relação do homem com o meio. O conceito de espaço geográfico nasceu desta premissa e evoluiu com a sociedade e com a história. Assim, uma sociedade se torna concreta através de sua expressão no espaço que ela própria produz no seu cotidiano.
Sobre a produção do espaço geográfico ao longo da história, é correto afirmar que:
a) A produção do espaço na sociedade globalizada permitiu ao homem a conquista por espaços pouco habitados e com condições anecúmenas .
b) Devido às semelhanças existentes advindas da globalização cultural, as sociedades produzem espaços geográficos com grande semelhança.
c) Na sociedade pós-industrial, o espaço virtual, ou em rede, aumentou acentuadamente a forma de  inclusão econômica e social.
d) Os fundamentos da ciência geográfica buscaram revelar, de forma neutra, a igualdade presente no espaço geográfico ao longo da história.
e) A Geografia analisa o modo pelo qual as sociedades produzem o espaço geográfico no decorrer do tempo histórico.

QUESTÃO 03

Num mapa, cuja escala é 1:2 000 000, a distância em linha reta entre duas cidades é 8 cm. Qual a distância real entre as duas cidades?
Multiplica-se 2.000.000 por 8 = 16.000.000 e depois corta-se 5 zeros. A distância é de 160 km.

QUESTÃO 04
(UFMG) Nos mapas das regiões X, Y e Z o relevo está representado por meios de curvas de nível.
Indique a alternativa em que há correspondência entre os perfis e o relevo de cada uma das regiões
X, Y e Z, nessa ordem.
a) 1, 3 e 2.                                d) 2, 1 e 3.
b) 1, 2 e 3.                                e) 3, 1 e 2.
c) 2, 3 e 1.

QUESTÃO 05
(UEPB) De acordo com a composição “Triste Partida” de Patativa do Assaré, nas estrofes que dizem
No topo da serra/ Oiando pra terra/ Seu berço, seu lar/ [...]
Aquele nortista/ Partido de pena/ De longe acena/ Adeus meu lugar...
a categoria geográfica “lugar” que aparece no fragmento do texto está empregada

a) com o sentido de paisagem, pois é do topo da serra que o retirante delimita visualmente o que ele denomina como o seu lugar.
b) erroneamente porque ninguém pode ter o sentimento de identidade e de pertencimento a uma terra inóspita que só lhe causa sofrimento. O lugar é para cada pessoa o espaço onde consegue se reproduzir economicamente.
c) com o sentido de território, pois trata-se de um espaço apropriado pelo fazendeiro, o qual exerce sobre o mesmo uma relação de poder.
d) corretamente porque está impregnada de emoções e de afetividade. Há uma identidade de pertencimento para com esta parcela d espaço.
e) com conotação de região natural, pois trata-se do Sertão nordestino de abrangência do clima semi-árido de chuvas escassas e irregulares e da presença da vegetação de caatinga.

QUESTÃO 06
“Admitindo-se que a geografia estude as relações sociedade/natureza, os geógrafos encaminharam as suas reflexões em direções diversas, ora influenciados pelos interesses de seus países, ora de sua classe social e de sua formação ideológica”. (Andrade, Manoel Correia. Uma geografia para o século XXI: Geografia e Sociedade, 1994, p.21)
Analisando o texto, assinale a alternativa que vem ao encontro das idéias de Ratzel:
a) Dirigia seus estudos para problemas sociais.
b) A geografia defendeu idéias ligadas ao estabelecimento de um espaço vital e analisou problemas ligados à instabilidade de fronteiras políticas e acesso aos oceanos.
c) Consolidava seu império colonial, preocupava-se com os problemas regionais.
d) Dirigia seus estudos aos problemas sociais, como o da colonização e das migrações rural/urbana.

QUESTÃO 07

Essa Geografia se caracteriza pela estruturação mecânica dos fatos, fenômenos e acontecimentos divididos em aspectos físicos, aspectos humanos e aspectos econômicos, de modo a fornecer aos alunos uma descrição das áreas estudadas, seja de um país, de uma região ou de um continente.
(Cavalcanti, L.S. Geografia, Escola e Construção de Conhecimentos. Campinas: Papirus, 1998, p. 20).
A autora refere-se à forma que toma o ensino na Geografia
(A) crítica.
(B) regional.
(C) quantitativa.
(D)) tradicional.
(E) escolar.

QUESTÃO 08
(UNEAL) Esse era um dos cenários do mundo no pós-guerra: uma bipolarização maniqueísta entre Estados Unidos e União Soviética, que definiria a guerra fria.
(Flavio de Campos e Renan G. Miranda, Oficina de história: história integrada)
Sobre o processo apresentado, é correto afirmar que
a) a Alemanha e a Inglaterra, com suas armas nucleares, dividiram o mundo em dois blocos: o capitalista e o socialista, sendo inevitável o confronto bélico entre os blocos.
b) os Estados Unidos e a União Soviética tinham a tecnologia da bomba atômica, condição que transformou completamente as relações bélicas entre as duas potências.
c) o clima de guerra fria não contaminou todas as relações internacionais, pois parte da Europa ocidental não se envolveu com as superpotências e manteve-se neutra.
d) os Estados Unidos, logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, ajudaram a Alemanha a destruir o muro de Berlim, na tentativa de tornar o país um aliado político.
e) embora o clima de guerra fria tenha amenizado nos últimos vinte anos, esse sistema ainda explica a hegemonia política do Leste Europeu.

QUESTÃO 09
(UFG) Observe a figura a seguir:
O critério adotado, na divisão regional descrita no mapa, tem por referência
a) a base física territorial, onde se destacam as bacias hidrográficas.
b) os aspectos demográficos, considerando-se a distribuição da população brasileira.
c) o setor secundário, mediante o número de estabelecimentos industriais.
d) as características socioeconômicas, relativas à população e às atividades produtivas.
e) os elementos de ordem natural, relacionados aos tipos climáticos.

(Pases –UFV) . Leia o trecho do romance abaixo, que revela a visão do escritor ao observar o espaço:
Eram cinco horas da manhã e o cortiço acordava, abrindo, não os olhos, mas a sua infinidade de portas e janela alinhadas. [...] Entretanto, das portas surgiam cabeças congestionadas de sono; ouviam-se amplos bochechos, fortes como o marulhar das ondas; pigarreava-se por toda a parte; começavam as xícaras a tilintar; o cheiro quente do café aquecia, suplantando todos os outros; trocavam-se de janelas para janelas as primeiras palavras, os bons dias; reatavam-se conversas interrompidas à noite; a pequenada cá fora traquinava já, e lá dentro das casas vinham choros abafados de crianças que ainda não andam. (AZEVEDO, Aluísio. O Cortiço.
Considerando os conceitos de Geografia, é CORRETO afirmar que, neste trecho do romance, aparece presente o conceito de:
a) território, pois revela uma forma de contemplação do espaço.
b) paisagem, já que indica uma forma de observar e descrever um espaço.
c) região, uma vez que revela uma forma de representar o espaço.
d) meio ambiente, pois assinala a relação entre o poeta e o local descrito.


Outra


QUESTÃO 01
Leia o texto a seguir.
“O estudo da cartografia não pode ser desvinculado de uma dimensão histórica e simbólica, pois não existe uma linguagem cartográfica única, universal e imutável. Todo mapa é um conjunto de signos, símbolos, que só podem ser compreendidos e decodificados a partir dos elementos da própria cultura na qual ele foi formulado”. Júnia Ferreira Furtado Variahist. vol.23, nº 37, Belo Horizonte, Jan./June 2007, in:  www.scielo.br, acessado em 03/11/2008
 De acordo com o texto, é correto afirmar que os
a) códigos presentes nos mapas são universais e buscam a simplificação representativa do espaço.
b) elementos históricos são indispensáveis para o estudo dos mapas e da sociedade que os elaborou.
c) mapas são a representação exata de grande parte dos seus elementos presentes em um fato geográfico.
d) mapas são fieis representações dos territórios  e elaborados de forma neutra e sem interesses políticos.
e) métodos de elaboração de mapas e a linguagem cartográfica foram mantidos ao longo da história.

QUESTÃO 02
Leia a afirmativa a seguir.
“A CARTOGRAFIA CORRESPONDE À LINGUAGEM CRIADA PARA REGISTROS SOBRE OS LUGARES”.
Rosângela Doin de Almeida
In:
www.tvebrasil.com.br acessado em 13/03/2007
São considerados elementos básicos presentes em um mapa de um devido lugar:
a) altimetria, planimetria, escala e norte magnético.
b) rosa-dos-ventos,  altimetria, latitudes e longitudes.
c) projeção, fonte, norte geográfico e rosa-dos-ventos.
d) cores, símbolos, planimetria e latitudes.
e) escala, rede de coordenadas, título e legenda.

QUESTÃO 03
A figura abaixo é obtida através da técnica cartográfica de anamorfose e representa os investimentos dos países em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).
Marque a alternativa CORRETA:
Fonte: Adaptado de MAGNOLI, Demétrio & ARAÚJO, Regina. Projeto de ensino de geografia: natureza, tecnologia, sociedades, geografia
geral. São Paulo: Moderna, 2000.
a) Essa técnica cartográfica respeita a área dos países e é uma projeção cilíndrica.
b) Somente países desenvolvidos investem em pesquisa e desenvolvimento.
c) Os países subdesenvolvidos não estão representados porque têm grande dívida externa.
d) As áreas representadas são proporcionais à informação quantitativa em questão.
e) Os investimentos em pesquisa e desenvolvimento do Japão são os maiores do mundo.

QUESTÃO 04

(FMU/FIAM-SP) Num mapa de escala não citada, a menor distância entre São Paulo e Rio de Janeiro é de 4 cm. Sabendo-se que a distância real entre ambas é de 400 Km, em linha reta, é correto afirmar que o mapa foi feito na escala de:

a) 1:40
b) 1:10 000 000
c) 1:800 000
d) 1:5 000 000
e) 1:400 000


QUESTÃO 05
(PUC-MG) Observe com atenção o esquema de paralelos e meridianos a seguir:
A localização CORRETA do ponto A é:
a) 40° de latitude sul, 80° de longitude oriental.
b) 40° de latitude norte, 80° de longitude ocidental.
c) 40° de latitude norte, 80° de longitude oriental.
d) 40° de latitude sul, 80° de longitude ocidental.
e) O ponto A está localizado num país americano.

QUESTÃO 06
(UFU) A Geografia se expressou e se expressa a partir de um conjunto de conceitos que, por vezes, são considerados erroneamente como equivalentes, a exemplo do uso do conceito de espaço geográfico como equivalente ao de paisagem, entre outros.
Considerando os conceitos de espaço geográfico, paisagem, território e lugar, assinale a alternativa INCORRETA.
a) A paisagem geográfica é a parte visível do espaço e pode ser descrita a partir dos elementos ou dos objetos que a compõem. A paisagem é formada apenas por elementos naturais; quando os elementos humanos e sociais passam a integrar a paisagem, ela se torna sinônimo de espaço geográfico.
b) O espaço geográfico é (re)construído pelas sociedades humanas ao longo do tempo, através do trabalho. Para tanto, as sociedades utilizam técnicas de que dispõem segundo o momento histórico que vivem, suas crenças e valores, normas e interesses econômicos. Assim, pode-se afirmar que o espaço geográfico é um produto social e histórico.
c) O lugar é concebido como uma forma de tratamento geográfico do mundo vivido, pois é a parte do espaço onde vivemos, ou seja, é o espaço onde moramos, trabalhamos e estudamos, onde estabelecemos vínculos afetivos.
d) Historicamente, a concepção de território associa-se à ideia de natureza e sociedade configuradas por um limite de extensão do poder. A categoria território possui uma relação estreita com a de paisagem e pode ser considerada como um conjunto de paisagens contido pelos limites políticos e administrativos de uma cidade, estado ou país

QUESTÃO 07
O professor de Geografia distribuiu a uma turma do Ensino Fundamental o texto transcrito a seguir.
 “A área estudada neste trabalho não poderá desenvolver-se efetivamente por razões exclusivamente naturais. O
meio natural é por demais adverso, pois apresenta solos pouco desenvolvidos e ácidos, encostas íngremes, que
prejudicam as atividades agrícolas e clima semi-árido, com secas periódicas. Em face desse conjunto de fatos,
as populações locais enfrentam sérios problemas sociais e econômicos...”.
Depois solicitou aos alunos que identificassem a corrente da Geografia da qual fazem parte as idéias desenvolvidas no texto.
Assinale a corrente de pensamento geográfico solicitada.
A) Possibilismo Geográfico.
B) Geografia Crítica.
C) Geografia Pós-Moderna.
D) Determinismo Geográfico.
E) Geografia do Desenvolvimento Sustentável.

QUESTÃO 08
Considere os itens apresentados:
I. o final da Segunda Guerra mundial marca a passagem deste novo meio geográfico, que se distingue dos
anteriores pela relação profunda entre ciência e técnica nas intervenções espaciais;
II. neste novo período, os objetos técnicos tendem a ser, ao mesmo tempo, técnicos e informacionais, já que,
graças à extrema intencionalidade de sua produção e de sua localização, eles já surgem como informação;
III. a ciência e a tecnologia, junto com a informação, estão na própria base da produção, da utilização e do
funcionamento do espaço;
IV. o homem escolhe da natureza aquelas suas partes ou aspectos fundamentais ao exercício da vida, que são
utilizados sem grandes transformações.
Referem-se às características do espaço, no período técnicocientífico- informacional, somente o contido
em:
(A) I.
(B) I e II.
(C) I, II e III.
(D) I, III e IV.
(E) IV.

 

QUESTÃO 09
(UFMT) Uma sombra se estendeu sobre os cenários há tão pouco tempo iluminados pela vitória aliada. Ninguém sabe o que a Rússia soviética e sua organização comunista internacional pretendem fazer num futuro imediato (...). De Stettin, no mar Báltico, a Triestre, no Adriático, uma cortina de ferro desceu através do continente.
(Winston Churchill. Discurso pronunciado nos Estados Unidos, 1946.Adaptado.)
O discurso foi feito
a) quando se esboçava a Guerra Fria, período no qual a União Soviética e os Estados Unidos disputaram a hegemonia mundial.
b) nos momentos finais da Segunda Guerra, quando a vitória aliada já estava assegurada e Churchill retornava para a Inglaterra.
c) no contexto da tomada de poder pelos bolcheviques russos com a consequente consolidação de seus domínios no leste europeu.
d) no momento em que a União Europeia decidiu fechar as suas fronteiras, em função da imigração crescente vinda do leste do continente.
e) com o intuito de alertar os países da Europa Ocidental a respeito dos riscos de depender do gás e do petróleo vindo da Rússia.

QUESTÃO 10
(FACASPER) No final da década de 1990, foi proposta uma nova regionalização para o país, conforme se pode observar abaixo.
(Santos, Milton & Silveira, Maria Laura. O Brasil: Território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2001. p.308)
(Santos, Milton & Silveira, Maria Laura. O Brasil: Território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2001. p.308)
Essa divisão regional foi realizada a partir de critérios
a) morfoestruturais e climáticos, sendo que 1 corresponde à região de grandes rios e terras baixas florestadas que ainda permanecem com grandes espaços praticamente intocados.
b) de planejamento estratégico, sendo que 2 corresponde à região com maior número de estudos e políticas de intervenção, a exemplo do recente projeto de transposição das águas do rio São Francisco.
c) de concentração de meios técnico-científicos e de difusão de informações, sendo que 3 corresponde à região que concentra maior número de atividades associadas ao processo de globalização.
d) relacionados à biodiversidade, sendo que 1 e 4 são regiões que se destacam pela grande variedade de animais e formações vegetais, a exemplo da floresta Amazônica, do Cerrado e do Pantanal.
e) político-administrativos, sendo que 2 e 3 são regiões que englobam mais da metade dos eleitores do país e, portanto, usufruem de maior representatividade popular no Congresso Nacional.

 
 
 
 

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