01 -
(UEL-PR) Leia o texto.
Kino
ouviu a leve batida das ondas da manhã na praia. Como era bom... Tornou a
fechar os olhos para escutar a música dentro dele. Talvez só ele fizesse isso,
talvez todos os homens da sua raça também fizessem. Tinham sido em outros
tempos grandes fazedores de cantigas, de modo que tudo o que viam, pensavam,
faziam ou ouviam virava cantiga. Era assim havia muito, muito tempo. As
cantigas haviam ficado e Kino as conhecia, mas não havia cantigas novas. Não
era que não houvesse cantigas pessoais. Naquele momento mesmo, havia na cabeça
de Kino uma cantiga clara e terna e, se ele pudesse dar voz aos seus
pensamentos, iria chamar-lhe a cantiga da família.
STEINBECK, J. A
pérola. São Paulo: Círculo do Livro, p. 8.
De
acordo com o texto, assinale a alternativa correta.
a) A cultura se mantém pela tradição, contudo ela pode ser
continuamente recriada com a finalidade de exprimir as novas realidades
vividas por indivíduos e grupos sociais.
b) A
cultura herdada torna-se desnecessária à medida que
os anos passam, sendo, portanto, salutar que os homens do
presente esqueçam seus antepassados.
c) A
música é ponto de partida da formação de um povo, pois é a partir do momento em
que os homens compõem e transmitem sonoramente suas ideias que passam a ter
cultura.
d) São
indivíduos isolados cujos valores se desenvolvem com independência em relação à
base material que têm diante de si que constituem o ponto de partida para a formação
da cultura de um determinado povo.
e) Certas
raças não conseguem se desenvolver culturalmente, razão pela qual se limitam a
exprimir sua história pela música em vez de o fazerem pela linguagem.
02 -
A diversidade cultural está desaparecendo no mundo
atual? Justifique sua resposta.
Não. Ao mesmo tempo em que buscam interagir com o processo de
globalização, todas as culturas das sociedades modernas visam a preservar suas
particularidades culturais, como se isso fosse, mais que uma resistência, uma
preservação da identidade nacional, entre outros aspectos.
03 - No
dia 7 de outubro de 2001, Estados Unidos e Grã-Bretanha declararam guerra ao
regime Talibã, no Afeganistão.
Leia
trechos das declarações do então presidente dos Estados Unidos, George W. Bush,
e de Osama Bin Laden, líder muçulmano, nessa ocasião:
George Bush
Um
comandante-chefe envia os filhos e filhas dos Estados Unidos à batalha em
território estrangeiro somente depois de tomar o maior cuidado e depois de
rezar muito. Pedimos-lhes que estejam preparados para o sacrifício das próprias
vidas. A partir de 11 de setembro, uma geração inteira de jovens americanos
teve uma nova percepção do valor da liberdade, do seupreço, do seu dever e do
seu sacrifício. Que Deus continue a abençoar os Estados Unidos.
Osama Bin Laden:
Deus
abençoou um grupo de vanguarda de muçulmanos, a linha de frente do Islã, para
destruir os Estados Unidos. Um milhão de crianças foram mortas no Iraque, e
para eles isso não é uma questão clara. Mas quando pouco mais de dez foram
mortos em Nairóbi e Dar-es-Salaam, o Afeganistão e o Iraque foram bombardeados
e a hipocrisia ficou atrás da cabeça dos infiéis internacionais. Digo a eles
que esses acontecimentos dividiram o mundo em dois campos, o campo dos fiéis e
o campo dos infiéis. Que Deus nos proteja deles.
Adaptados de O
Estado de S. Paulo, 8/10/2001
Pode-se
afirmar que:
a) a
justificativa das ações militares encontra sentido apenas nos argumentos de
George W. Bush.
b) a
justificativa das ações militares encontra sentido apenas nos argumentos de
Osama Bin Laden.
c) ambos apóiam num
discurso de fundo religioso para justificar o sacrifício e reivindicar a
justiça.
d) ambos
tentam associar a noção de justiça a valores de ordem política, dissociando-a
de princípios religiosos.
e) ambos
tentam separar a noção de justiça das justificativas de ordem religiosa,
fundamentando-a numa estratégia militar.
04 -
(UFU-MG) A cultura é uma característica exclusivamente humana e os homens
participam dela de maneiras distintas. Analisando os sistemas culturais a
partir da ótica das mudanças culturais, marque para as alternativas abaixo (V)
verdadeira, (F) falsa.
( ) As culturas são dinâmicas e os processos
de mudança trazem conflitos ao implicarem esgotamento de um modelo e sua
superação e/ou adaptação a partir de novas tendências e padrões.
( ) As mudanças nos sistemas culturais só
podem ser originadas do processo de aculturação, que significa justamente a
transformação pelo contato cultural.
( ) O ajustamento entre padrões ideais e
padrões reais de comportamento refletem, de alguma maneira, a dinâmica do
processo de mudança cultural.
( ) Apenas as comunidades isoladas não se
transformam, indicando, assim, que todo processo de mudança cultural é imposto
externamente.
V, F, V, F
05 -
(UEM-PR) A sociologia comporta diferentes explicações sobre os fenômenos
sociais. Assinale a(s) alternativa(s) cujas afirmações correspondem somente a
explicações sociológicas sobre o fenômeno da religiosidade.
01.
As religiões podem
ser compreendidas como instrumentos de regulação e de controle das atividades
dos membros da sociedade. Desse modo, elas são dotadas de força coercitiva.
02.
Os sistemas
religiosos exercem uma função importante no processo de socialização, ou seja, na
assimilação pelos indivíduos dos valores e das normas que regem sua sociedade.
04.
O fenômeno
religioso não pode ser considerado um fenômeno cultural, já que possui leis
muito próprias de funcionamento.
08.
De acordo com
algumas teorias, as religiões expressam visões ideológicas sobre a vida em
sociedade que são fundamentais para a dominação de uma classe social sobre a
outra.
16.
As práticas
religiosas não constituem tema de investigação sociológica, já que dizem
respeito a escolhas e a experiências particulares. Ou seja, elas se definem
como um fenômeno individual.
Some
os números dos itens corretos. 11 (01 + 02 + 08)
06 -
(UEL-PR) “Enunciado de maneira menos formal, etnocentrismo é o hábito de cada
grupo de tomar como certa a superioridade de sua cultura”.
“Todas
as sociedades conhecidas são etnocêntricas”.
“A
maioria dos grupos, senão todos, dentro de uma sociedade, também é
etnocêntrica”.
“Embora
o etnocentrismo seja parcialmente uma questão de hábito, é também um produto de
cultivo deliberado e inconsciente. A tal ponto somos treinados para sermos
etnocêntricos que dificilmente qualquer pessoa consegue deixar de sê-lo”.
HORTON, P. B.
& HUNT, C. L. Sociologia. Tradução de Auriphebo Berrance Simões. São Paulo:
MCGraw-Hill do Brasil, 1982. p. 46-47.
Com
base nessas informações e nos seus conhecimentos sobre o tema, considera-se
etnocêntrica a seguinte alternativa:
a) O
crescimento do PIB argentino tem sido muito superior ao
do brasileiro nos últimos quatro anos.
b) A raça ariana é superior.
c) A
produtividade da mão de obra haitiana é inferior à da chilena.
d) Não
gosto de música sertaneja.
e) Acredito
em minha religião.
07 -
(UEM-PR) Chamamos de secularização ou laicização do pensamento o cuidado em se
desligar das justificativas baseadas na religião, que exigem adesão pela
crença, para só aceitar as verdades resultantes da investigação racional
mediante argumentação.
ARANHA, M. L. e
MARTINS, M. H. Temas de Filosofia. São Paulo: Moderna, 2004, p. 106.
Para
muitos sociólogos, uma das características básicas do mundo contemporâneo é a
ampliação do processo de secularização a todos os domínios da vida social. A
esse respeito, assinale o que for correto.
01.
O declínio
acentuado das atividades religiosas no Brasil contemporâneo, expresso pela
redução do número de fiéis nos vários grupos cristãos, mostra que este país
está vivendo intensamente o processo de secularização.
02.
O
desenvolvimento industrial, o avanço das instituições e dos conhecimentos
técnicos e científicos e as mudanças ocorridas nas sociedades agrárias
tradicionais foram alguns dos fatores que levaram os sociólogos a elaborarem o
conceito de secularização.
04.
Entre as
características do processo de secularização, está a tendência das religiões de
procurarem adaptar suas doutrinas ao mundo moderno, assimilando integralmente
os avanços do conhecimento científico.
08.
O declínio da
influência política e da autoridade intelectual da Igreja Católica na Europa
dos tempos contemporâneos bem como o fortalecimento das ideias de cidadania e
liberdade de expressão foram fatores que permitiram o desenvolvimento do
processo de secularização.
16.
A perseguição
das práticas religiosas em alguns Estados contemporâneos mostra que o processo
de secularização não impediu a intolerância e a discriminação.
Some
os números dos itens corretos. 26 (02 + 08 + 16)
08 -
Com base nesse método, classificam-se as sociedades não
adeptas da cultura europeia como “exóticas”, “atrasadas”, “involuídas e
arcaicas”, com uma formação social primitiva, de uma religiosidade mítica e
irracional. Qual Qual
era a justificativa dos evolucionistas para a ocorrência da dominação
neocolonialista?
Inspirados na teoria da evolução de Darwin, os antropólogos
evolucionistas afirmavam existir fases de evolução social, ou seja, da
selvageria à civilização, passando pela barbárie. Dentro dessa perspectiva, os
estudiosos tinham como parâmetro a sua civilização europeia industrial e expansionista,
desconsiderando a realidade histórica das organizações sociais dos povos não europeus.
A grande “missão” europeia, então, seria a de levar a “civilização” para os
povos “não civilizados”.
09 - (ENEM)A
identidade negra não surge da tomada de consciência de uma diferença de
pigmentação ou de uma diferença biológica entre populações negras e brancas
e(ou) negras e amarelas. Ela resulta de um longo processo histórico que começa
com o descobrimento, no século XV, do continente africano e de seus habitantes
pelos navegadores portugueses, descobrimento esse que abriu o caminho às
relações mercantilistas com a África, ao tráfico negreiro, à escravidão e,
enfim, à colonização do continente africano e de seus povos.
K.
Munanga. Algumas considerações sobre a diversidade e a identidade negra no
Brasil. In: Diversidade na educação: reflexões e experiências. Brasília:
SEMTEC/MEC, 2003, p. 37.
Com
relação ao assunto tratado no texto acima, é correto afirmar que:
a) a
colonização da África pelos europeus foi simultânea ao descobrimento desse
continente.
b) a
existência de lucrativo comércio na África levou os portugueses a desenvolverem
esse continente.
c) o
surgimento do tráfico negreiro foi posterior ao início
da escravidão no Brasil.
d) a exploração da África decorreu do movimento de expansão
europeia do início da Idade Moderna.
e) a
colonização da África antecedeu as relações comerciais entre esse continente e
a Europa.
10 -
(ENEM) Os textos referem-se à integração do índio à chamada civilização
brasileira.
I
Mais
uma vez, nós, os povos indígenas, somos vítimas
de um
pensamento que separa e que tenta nos eliminar cultural, social e até
fisicamente. A justificativa é a de que somos apenas 250 mil pessoas e o Brasil
não pode suportar esse ônus. (...) É preciso congelar essas ideias
colonizadoras, porque elas são irreais e hipócritas e também genocidas. (...)
Nós, índios, queremos falar, mas queremos ser escutados na nossa língua, nos
nossos costumes.
Marcos
Terena, presidente do comitê Intertribal Articulador dos Direitos Indígenas na
ONU e fundador das Nações Indígenas, Folha de S. Paulo, 31 de agosto de
1994.
II
O
Brasil não terá índios no final do século XXI (...). E por que isso? Pela razão muito
simples que consiste no fato de o índio brasileiro não ser distinto das demais
comunidades primitivas que existiram no mundo. A história não é outra coisa
senão um processo civilizatório, que conduz o homem, por conta própria ou por
difusão da cultura, a passar do paleolítico ao neolítico e do neolítico a um
estágio civilizatório.
Hélio Jaguaribe,
cientista político, Folha de S. Paulo, 2 de setembro de 1994.
Pode-se
afirmar, segundos os textos, que:
a) tanto
Terena quanto Jaguaribe propõem ideias
inadequadas, pois o primeiro deseja a aculturação feita pela “civilização
branca”, e o segundo, o confinamento de tribos.
b) Terena
quer transformar o Brasil numa terra só de índios, pois pretende mudar até
mesmo a língua do país, enquanto a ideia de Jaguaribe é anticonstitucional,
pois fere o direito à identidade cultural dos índios.
c) Terena
compreende que a melhor solução é que os brancos aprendam a língua tupi para
entender melhor o que dizem os índios. Jaguaribe é de opinião que, até o final
do século XXI, seja feita uma limpeza étnica no Brasil.
d) Terena defende que a sociedade brasileira deve respeitar a
cultura dos índios e Jaguaribe acredita na inevitabilidade do processo de
aculturação dos índios e de sua incorporação à sociedade brasileira.
e) Terena
propõe que a integração indígena deve ser lenta,
gradativa e progressiva, e Jaguaribe propõe que essa integração resulte de
decisão autônoma das comunidades indígenas.
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