Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de abril de 2012

prova sociologia 1º ano


01 - (UEMA/PASES) “O sistema de sinais de que me sirvo para expressar sentimentos, o sistema de moeda que utilizo em transações comerciais, e que funcionam independentes de mim.” Isso caracteriza o que Emile Durkheim denominou de:
a) tipo ideal.
b) fato social.
c) função social.
d) normais sociais.
e) processos sociais.

02 - Qual destes exemplos abaixo pode ser considerado um fato social, de acordo com Durkheim?
a) Uma inspiração artística
b) Um distúrbio psicológico
c) Uma visão de qualquer coisa
d) Uma regra escolar
e) Uma relação amorosa

03 - Como exemplo de solidariedade mecânica pode-se destacar:
a) a divisão do trabalho.
b) a moda masculina.
c) a genética.
d) a religião.
e) violência

04 - (UFU-MG/PAIES) Para Émile Durkheim, a solidariedade mecânica diz respeito a um tipo de coesão social. De acordo com esse aspecto da teoria sociológica do autor, marque para as afirmativas abaixo (V) verdadeira, (F) falsa.
(   ) A solidariedade mecânica é característica das socie­dades com complexa divisão social do trabalho.
(   ) A solidariedade mecânica desenvolve uma intensa consciência individual.
(   ) A solidariedade mecânica expressa uma coesão fundamentada na semelhança entre os componentes da socie­dade.
(   ) A solidariedade mecânica vincula o indivíduo direta­( )(mente à sociedade, sem intermediários.
F, F, V, V

05 - Cerca de 5.000 anos depois de alcançar a Europa o Homo sapiens [...] protagonizou uma revolução criativa e desenvol­veu conceitos de família, religião e convivência social. Mais uma vez a humanidade sofreu com os rigores do clima e com a escassez de comida, mas a adaptação às dificuldades resultou num salto à frente. O europeu primitivo, também chamado de homem de Cro-Magnon, passou a enterrar seus mortos com rituais e com objetos que usavam em vida. Pela primeira vez essas sociedades sentiram a necessidade de estabelecer regras – era preciso definir quem pertencia à família e com quem se compartilhavam os alimentos, quais objetos eram de uso coletivo e quais eram privados.
VIEIRA, Vanessa; LIMA, Roberta de Abreu. “Como nossa espécie quase desapareceu”. In: Veja, ed. 2059, São Paulo: Abril Cultural, ano 41, no 18, 7 de maio, 2008, p.151.
A partir dessa informação, pode-se definir instituições sociais como sendo um:
a) conjunto de pessoas ligadas entre si por vínculos permanentes formando uma entidade abstrata.
b) agrupamento de pessoas que seguem os mesmos estí­mulos; é espontâneo, amorfo e o contato social é variado.
c) conjunto de regras e procedimentos reconhecido e sancionado pela sociedade.
d) conjunto ordenado de partes encadeadas que formam um todo; é o aspecto estático da organização social.
e) conjunto de comportamentos típicos de um grupo social que reproduz um estilo de vida próprio de cada sociedade.

06 - “A história das sociedades tem sido, até hoje, a história da luta de classes”. Esta frase expressa uma das teses fun­damentais de:
a) Durkheim
b) Hegel.
c) Weber.
d) Marx.

07 - A desintegração das sociedades modernas foi uma das preocupações do sociológico francês Emile Durkheim em uma das suas obras clássicas O suicídio na qual o autor demonstra que o ato de suicidar-se também possui causas sociais, assu­mindo diferentes características.
Com base no exposto acima, relacione a coluna B de acordo com os diferentes tipos de suicídio identificados na coluna A.
Assinale a opção que apresenta a seqüência correta.
a) 2, 3 e 1
b) 1, 2 e 3
c) 3, 2 e 1
d) 3, 1 e 2
e) 2, 1 e 3

08 - (UFU-MG/PAIES) Com relação à teoria sociológica de Max Weber acerca da ação social, marque para as alternati­vas abaixo (V) verdadeira, (F) falsa.
(   ) A ação social é aquela à qual o indivíduo atribui um sentido.
(   ) A ação social de tipo racional orienta-se pela tradição.
(   ) A ação social dispensa qualquer motivação por parte do indivíduo.
(   ) A ação social afetiva funda-se na racionalidade de um determinado padrão legal.

V, F, F, F

09 - (UFU-MG/PAIES) Sobre a formulação de Max Weber acerca da ética protestante e sua relação com o espírito do capitalismo, marque para as alternativas abaixo (V) verda­deira, (F) falsa.
(   ) A valorização do cumprimento do dever nas profis­sões mundanas contribuiu para uma nova cultura, favorá­vel ao surgimento do capitalismo.
(   ) A ética do trabalho entre os calvinistas incluía uma disposição para executá-lo como vocação, ou seja, como se fosse um fim em si mesmo.
(   ) A organização capitalista racional do trabalho funda­mentou-se em um comportamento metódico, que decorreu da ética calvinista.
(   ) O comportamento tradicionalista diante do mundo proporcionou o impulso aquisitivo que favoreceu o surgi­mento do capitalismo.
V, V, V, F

10 - (UFU-MG/PAIES) Considere as seguintes colocações de Max Weber a respeito do papel da religião nos Estados Uni­dos do início do século XX.
A admissão à congregação é considerada como uma garantia absoluta de qualidades morais, especialmente as qualidades exigidas em questões de comércio. O batismo garante à pessoa os depósitos de toda a região e o crédito ilimitado sem qualquer concorrência.
WEBER, M. Ensaios de sociologia. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1982, p. 350.
A respeito das investigações de Max Weber sobre a in­fluência das éticas das religiões mundiais no comporta­mento econômico de determinados setores das sociedades, marque para as alternativas abaixo (V) verdadeira, (F) falsa.
(   ) A ética católica revelou-se fundamental para a consolidação do espírito do capitalismo moderno, na medida em que glorificou o trabalho como sinal de salvação espi­ritual.
(   ) A doutrina da predestinação − elemento central tanto no confucionismo (China) como no hinduísmo (Índia) − obstruiu a racionalização e o metodismo cotidianos, es­senciais à ética moderna do trabalho.
(   ) Coube ao calvinismo consolidar a noção, segundo a qual o trabalho mundano é uma vocação a ser exercida de maneira sistemática e disciplinada, objetivando a glória divina.
(   ) A ética protestante mostrou-se uma aliada imprescindível para o desenvolvimento do espírito capitalista mo­derno ao glorificar a usura e a confissão como meios para a salvação espiritual.
F, F, V, F





Nenhum comentário:

Postar um comentário