Pesquisar este blog

domingo, 22 de abril de 2012

prova sociologia 3º ano


01 - Os sociólogos estão sempre atentos para as formas de transformação social que ocorrem, mesmo as que dizem respeito à intimidade dos indivíduos. O avanço da teoria sociológica, nesse sentido, tem se enriquecido com a con­tribuição dos estudos de gênero e da sexualidade humana. A sexualidade, à luz dessas contribuições, não é mais con­siderada somente pela anatomia e fisiologia corporais, mas também pela diversidade sexual decorrente da orientação sexual dos indivíduos.
Como a Sociologia trata a sexualida­de, levando em conta a orientação sexual do indivíduo?
A sociologia busca debater o tema a partir da objetividade típica da ciên­cia, buscando se afastar de precon­ceitos e juízos de valor. Em discussão estão as consequências das diferenças de gênero nos âmbitos da família, do mercado de trabalho e da sociedade de maneira mais geral.

02 - EL-PR
Leia os depoimentos a seguir:
Sou um ser livre, penso apenas com minhas ideias, da minha cabeça, faço só o que desejo, sou único, independente, autônomo. Não sigo o que me obrigam e pronto! Acredito que com a força dos meus pensamentos poderei realizar todos os meus sonhos, e o meu esforço ajuda a sociedade a progredir.
Jovem estudante e trabalhadora em uma loja de shopping
Sou um ser social, o que penso veio da minha família, dos meus amigos e parentes, gostaria de fazer o que desejo, mas é difícil! Às vezes faço o que quero, mas na maioria das vezes sigo meu grupo, meus ami­gos, minha religião, minha família, a escola, sei lá... Sinto que dependo disso tudo e gostaria muito de ser livre, mas não sou!
Jovem estudante de uma escola pública que trabalha em empregos temporários.
Sinto que às vezes consigo fazer as coisas que desejo, como ir a raves, mesmo que minha mãe não permita ou concorde. Em outros momentos faço o que me mandam e acho que deve ser assim mesmo. É legal a gente viver segundo as regras e ao mesmo tempo poder mudá-las. Nas raves existem regras, muita gente não percebe, mas há toda uma estrutura, seguranças, taxas etc. Então, sinto que sou livre, pos­so escolher coisas, mas com alguns limites.
Jovem estudante e Office boy.
Assinale a alternativa que expressa, respectivamente, as explicações sociológicas sobre a relação entre indivíduo e sociedade presentes nas falas.
a) Solidariedade mecânica, fundada no funcionalismo de E. Durkheim; individualismo metodológico, fundado na teoria política liberal; teoria da consci­ência de classe, fundada em K. Marx.
b) Teoria da consciência de classe, fundada em K.Marx; sociologia compreensiva, fundada no con­ceito de ação social e suas tipologias de M. Weber; teoria organicista de Spencer.
c) Individualismo, fundado no liberalismo de vários autores dos séculos XVIII a XX; funcionalismo, fundado no conceito de consciência coletiva de E. Durkheim; sociologia compreensiva, fundada no conceito de ação social e suas tipologias de M. Weber.
d) Sociologia compreensiva, fundada no conceito de ação social e suas tipologias de M. Weber; teoria da consciência de classe, fundada em K. Marx; fun­cionalismo, fundado no conceito dos três estados de Augusto Comte.
e) Corporativismo positivista, fundado em Augusto e. Comte; individualismo, fundado no liberalismo de vários autores dos séculos XVIII a XX; teoria da consciência de classe, fundada em K. Marx.


03 - UEM-PR0
Sobre o tema conflito social, assinale o que for correto.
01) De acordo com Max Weber, a única instituição que pode fazer uso legítimo da violência para a solução de conflitos nas sociedades modernas é o Estado.
02) Para Émile Durkheim, a divisão do trabalho nas sociedades tradicionais resulta em intensos con­flitos entre interesses individuais e coletivos.
04) Para Karl Marx, as relações de produção na socie­dade capitalista são essencialmente de domina­ção e conflito porque envolvem interesses anta­gônicos de classe.
08) Auguste Comte define o conflito como propulsor da mudança social em direção ao Estado positi­vo.
16) Os movimentos sociais são ações coletivas que expressam condições e situações de conflito en­tre forças sociais e políticas existentes na socie­dade.
Some as corretas:
01-V; 02-F; 04-V; 08-F; 16-V


04 - UFU-MG.
Quanto ao conceito de sociedade, é incorreto afirmar que:
a) Para Émile Durkheim, a sociedade não é somente a soma ou a justaposição de consciências, de ações e de sentimentos particulares ou individu­ais.
b) Segundo Max Weber, há distinção entre os conceitos de sociedade e comunidade, sendo que esta última é uma formação especial no interior da primeira.
c) O conceito durkheimiano de sociedade está for­temente ancorado nos conceitos de escolha ra­cional e ação individual.
d) De acordo com Karl Marx, a sociedade moderna é o lugar do antagonismo de classe e engendra em si mesma as condições para a sua própria su­peração.

05 - UEL-PR0
Max Weber, teórico cujos conhecimentos continuam básicos para a Sociologia, procurou não apenas conhecer a socieda­de moderna, mas explicar sua estrutura de dominação política e econômica e suas disparidades.
Com base no enunciado e nos conhecimentos sobre o autor, assinale a alternativa correta:
a) Para Weber, os interesses coletivos estão acima dos interesses particulares, portanto, é possível transformar a realidade social por meio da acentuada divisão social do trabalho, já que esta produz a solidariedade orgânica e ainda possui o Direito Penal que, com suas sanções repressivas, pode normalizar a sociedade nos momentos de crise.
b) De acordo com o autor, a divisão do trabalho capitalista expressa modos de segmentação da sociedade que levam os indivíduos a ocuparem posições desiguais, gerando antagonismos de classes. Assim, a classe explorada, que no capitalismo é a classe operária, seria a única capaz de realizar a mudança da sociedade capitalista para uma sociedade menos desigual.
c) Weber considera que somente a renda e a posse geram desigualdades. Assim, a possibilidade do desenvol­vimento de uma sociedade mais justa é utópica, pois as vantagens materiais derivam dos próprios méritos dos indivíduos, que já nascem desiguais em relação aos dons naturais, inteligência, gosto e coragem, entre outros.
d) O autor, numa perspectiva simbólica, procura ex­plicar a sociedade capitalista e a sua possibilida­de de transformação. Considera que é necessário analisar a sociedade microssociologicamente, pois, como só alguns grupos possuem capital sim­bólico e econômico de maior significância na hie­rarquia social, reproduzem a cultura, a ideologia, organizando o sistema simbólico segundo a lógica da diferença.
e) Segundo Weber, as classes, os estamentos e os partidos são fenômenos de distribuição de poder dentro de uma comunidade, que se legitimam e se definem pelos valores sociais convencional­mente estabelecidos em dada sociedade.

06 – Observe a charge.

O que seria o padrão fixo?
De acordo com a etologia clássica, trata-se de movimentos, rígidos e estereotipados, provocado pela exposição do organismo a um estímulo ambiental simples (estímulo-sinal); uma vez disparado este mecanismo, a resposta do organismo parece não mais depender dos estímulos ambientais.

07- A desintegração das sociedades modernas foi uma das preocupações do sociológico francês Emile Durkheim em uma das suas obras clássicas O suicídio na qual o autor demonstra que o ato de suicidar-se também possui causas sociais, assu­mindo diferentes características.
Com base no exposto acima, relacione a coluna B de acordo com os diferentes tipos de suicídio identificados na coluna A.


Assinale a opção que apresenta a seqüência correta.
a) 2, 3 e 1
b) 1, 2 e 3
c) 3, 2 e 1
d) 3, 1 e 2
e) 2, 1 e 3

 





08 - UEM-PR.
Considerando o debate sociológico sobre o tema das “de­sigualdades sociais” no Brasil, assinale o que for correto.
01) O desemprego é uma condição de vida experi­mentada por muitos indivíduos na atualidade. Ele é analisado pelas teorias sociológicas como uma “questão social”, podendo ser um fenômeno que envolve diversos elementos estruturais de uma ou de várias sociedades.
02) O aumento significativo do número de divórcios é resultado dos problemas que afetam os indivíduos em particular, destruindo lares e famílias, exigindo soluções específicas para cada pessoa.
04) As desigualdades socioeconômicas entre brancos e negros são explicadas pelo sentimento de infe­rioridade que os negros, historicamente, cultiva­ram, não tendo relação com o regime de produção baseado na monocultura, no latifúndio e na escra­vidão.
08) Os negros integram o grupo social que permanece por menos tempo na escola. A implantação de polí­ticas públicas que tenham como meta sua inclusão no sistema formal de ensino integra, na atualidade, o grupo das ações afirmativas, discutidas pelas ins­tituições de ensino superior.
16) O desemprego, o divórcio e as desigualdades so­cioeconômicas entre negros e brancos podem ser analisadas como “questões sociais” que produzem efeitos perversos exclusivamente nas classes so­ciais menos favorecidas.

01-V; 02-F;04-F; 08-V; 16-F

09 - UFU-MG.
Acerca da divisão social do trabalho em Émile Durkheim, marque a alternativa incorreta.
a) A solidariedade do tipo mecânica é marcada por uma relação de justaposição entre os indivíduos e pela forte presença da consciência coletiva em re­lação às consciências individuais.
b) A divisão social do trabalho, mais acentuada na solidariedade do tipo orgânica, pode levar a socie­dade a um estado de anomia, isto é, de enfraque­cimento da coesão social.
c) A solidariedade do tipo orgânica caracteriza-se por uma acentuada divisão do trabalho, resultando em alto grau de especialização e, ao mesmo tempo, em interdependência entre os indivíduos.
d) A partir da divisão social do trabalho, Durkheim es­tabelece dois tipos de solidariedade social, a me­cânica e a orgânica, sendo a primeira definida pela predominância das consciências individuais sobre a consciência coletiva.

10 - UEL-PR.
Segundo Braverman:
O mais antigo princípio inovador do modo ca­pitalista de produção foi a divisão manufatureira do trabalho [...] A divisão do trabalho na indústria capi­talista não é de modo algum idêntica ao fenômeno da distribuição de tarefas, ofícios ou especialidades da produção [...]
BRAVERMAN, H. Trabalho e capital monopolista. Tradução Nathanael C. Caixeiro. Rio de Janeiro: Zahar, 1981. p. 70.
O que difere a divisão do trabalho na indústria capitalista das formas de distribuição anteriores do trabalho?
a) A formação de associações de ofício que criaram o trabalho assalariado e a padronização de proces­sos industriais.
b) A realização de atividades produtivas sob a forma de unidades de famílias e mestres, o que aumenta a produtividade do trabalho e a independência in­dividual de cada trabalhador.
c) O exercício de atividades produtivas por meio da divisão do trabalho por idade e gênero, o que leva à exclusão das mulheres do mercado de trabalho.
d) O controle do ritmo e da distribuição da produção pelo trabalhador, o que resulta em mais riqueza para essa parcela da sociedade.
e) A subdivisão do trabalho de cada especialidade produtiva em operações limitadas, o que conduz ao aumento da produtividade e à alienação do tra­balhador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário