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sábado, 24 de março de 2012

prova de sociologia 3º ano


Leia a reportagem e, a seguir, responda às questões 01 e 02:
Brasil cai e fica em 101º- em ranking de liberdade econômica
Brasil divide a colocação com países como Haiti, Etiópia e Sri Lanka. O Brasil ficou em 101º- lugar num ranking que mede o grau de liberdade econômica em 141 países, dividindo a colocação com países como Haiti, Etiópia, Sri Lanka e Paquistão. O relatório anual, compilado pelo Fraser Institute, do Canadá, se baseou em dados de 2005,  considerando quatro aspectos para avaliar os países: a liberdade pessoal de escolha, o intercâmbio voluntário, a liberdade para competir e a segurança da propriedade privada. (...) Para conseguir um alto índice de liberdade econômica, os países precisam promover um ambiente financeiro estável, em que a propriedade privada é protegida, respeitar contratos, reduzir barreiras ao comércio nacional e internacional e manter os impostos baixos. (...) (O Estado de S. Paulo, 05/09/2007.)
01 - O que esse ranking revela sobre a instituição social da propriedade privada?
Revela que a propriedade privada está a tal ponto enraizada na sociedade capitalista que a “liberdade
econômica” de um país dependeria, diretamente, do respeito à propriedade privada.

02 - O relatório anual do Fraser Institute respeita o direito que cada país tem de escolher a melhor
forma de estruturar sua economia e sua sociedade? Por quê?
Não. O instituto canadense avalia a “liberdade econômica” a partir dos valores da sociedade globalizada, como se os países não tivessem possibilidade de optar por outros modos de organização socioeconômica. Dessa forma, desconsidera a hipótese de um país não valorizar a propriedade privada.

03 – Calvin
Sobre a tirinha, leia as afirmações que seguem:
I. O humor da tira se deve, principalmente, ao absurdo da pergunta de Calvin – “Será que eu meto medo?” –, já que não há motivos para que uma criança seja vista como ameaça.
II. A tira ironiza o processo de socialização, por meio do qual um indivíduo absorve os valores de determinada sociedade, passando, enfim, a pertencer a ela.
III. O autor nos faz pensar criticamente sobre os valores que a sociedade capitalista tem passado às futuras gerações, dentre eles o consumismo desenfreado, o cinismo e a alienação.
Está correto o que se afirma em:
a) (   ) apenas I.
b) (   ) I, II e III.
c) (   ) apenas I e II.
d) ( x ) apenas II e III.
e) (   ) apenas I e III.

A afirmação I está incorreta, já que, no caso, Calvin está simbolizando todas as crianças de sua geração, educadas segundo princípios que nos fazem temer o futuro: afinal, o que elas farão quando chegarem ao poder? Assim, há motivos de sobra para que se tenha medo, não exatamente da personagem, mas do que ela representa. As demais afirmações estão corretas.

Para responder às questões 04 e 05, leia o fragmento a seguir:
(...)
Fiz de mim o que não soube,
E o que podia fazer de mim não o fiz.
O dominó* que vesti era errado.
Conheceram-me logo por quem não era e não des[menti, e perdi-me.
Quando quis tirar a máscara,
Estava pegada à cara.
(...)
(Fernando Pessoa [1888 – 1935], fragmento de “Tabacaria”,poema atribuído ao heterônimo Álvaro de Campos.)
* dominó: traje usado em baile de máscaras ou fantasia carnavalesca.
04 - Existem, no texto, duas palavras usadas para indicar a situação do sujeito que não se comporta, socialmente, da maneira como ele gostaria de se comportar. Quais são?
“dominó” e “máscara”.
05 - O eu-lírico avalia essa situação de maneira positiva ou negativa? Explique sua resposta.
De maneira negativa. O eu-lírico afirma estar perdido, pois ficou conhecido por quem não era e não se sentiu capaz de desfazer o mal-entendido.


06 - Que nome a Sociologia dá a essa “força social” que nos leva a seguir determinados padrões de comportamento, mesmo quando não concordamos com eles? Quais suas principais características?
Essa força é o Fato social que é um conjunto de regras e normas coletivas que possui como características: Exterioridade; Coercitividade; Generalidade [permeia toda a sociedade]

Leia a tirinha e responda às questões 07 e 08.
07 -  Que conceito sociológico equivale a “não ter a menor idéia do que se passa no mundo”?
O conceito de alienação.

08 -  Assim como Lucy, a personagem da tirinha, todos sabemos que é importante “ter consciência do
que se passa no mundo”, mas o fato é que muita vezes nos comportamos de maneira alienada. Em
sua opinião, por que isso acontece?
Existem vários motivos, como as questões “pessoais” – medo de sofrer sanções caso ousem contrariar os padrões estabelecidos –, quanto questões mais “amplas”, como os mecanismos utilizados por quem detém o poder para dominar a maioria (a publicidade, por exemplo).













prova de sociologia 2º ano


O texto a seguir corresponde ao bem-humorado capítulo CXIX, intitulado “Parêntesis”, das Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis. Leia-o para responder ao que se pede:
Quero deixar aqui, entre parêntesis, meia dúzia de máximas das muitas que escrevi por esse tempo. São bocejos de enfado; podem servir de epígrafe a discursos sem assunto:
* * *
Suporta-se com paciência a cólica do próximo.
* * *
Matamos o tempo; o tempo nos enterra.
* * *
Um cocheiro filósofo costumava dizer que o gosto da carruagem seria diminuto, se todos andassem de carruagem.
* * *
Crê em ti; mas nem sempre duvides dos outros.
* * *
Não se compreende que um botocudo fure o beiço para enfeitá-lo com um pedaço de pau. Esta reflexão é de um
joalheiro.
* * *
Não te irrites se te pagarem mal um benefício: antes cair das nuvens, que de um terceiro andar.

01 - Entre as seis sarcásticas máximas de Brás Cubas, há uma que pode servir para ilustrar uma das discussões habituais entre os antropólogos. Que máxima é essa?
“Não se compreende que um botocudo fure o beiço para enfeitá-lo com um pedaço de pau. Esta reflexão é de um joalheiro.”

02 - Essa máxima revela um preconceito cultural. Explique-o.
A referência aos grupos indígenas que usam enfeites de madeira em furos no lábio inferior mostra a incompetência do joalheiro em reconhecer a alteridade, ou seja, a idéia de que as culturas humanas são diferentes entre si. Talvez ele quisesse vender adereços de ouro ou prata a esses botocudos, o que nos faz pensar se esse preconceito cultural não esconderia, na verdade, um interesse econômico.

03 - Considere as seguintes afirmações:
I - Ideologia é um corpo de idéias, no qual são expressos os valores e verdades que têm, como finalidade, preservar a ordem social.
II - Os anúncios publicitários representam uma das formas de espalhar a ideologia.
III - Ideologia é uma tentativa, por meio de idéias que serão transformadas em verdades, de mascarar a realidade.
Está (ão) correta(s):
a) todas as alternativas.
b) somente a I.
c) somente I e II.
d) somente II e III.
e) somente I e III.

04 - Acerca do etnocentrismo, é incorreto afirmar que:
A) é categoria central da antropologia, pois revela que as culturas devem ser relativizadas.
B) seu poder de explicação sobre as diferenças cul­turais está assegurado pela percepção do “outro” centrada no “eu”.
C) expressa uma apreensão, no plano do pensamen to, da tendência que os grupos possuem de colo­car seus valores, visão de mundo e costumes como centro de tudo.
D) o barbarismo é uma forma de se atribuir a confusão, a desarticulação, a desordem ao “outro”.

05 - A feijoada, o mais conhecido dos chamados ‘pratos nacionais’, tem como base a comida do co­tidiano. Mas, nesse caso, a dupla feijão com arroz, acompanhada pela farinha de mandioca, sofre uma transformação não apenas no conjunto dos ingredien­tes, mas sobretudo em seu significado, transformada em um prato emblemático – possuidor de um sentido unificador e marcador de identidade – ou ‘típico’. MACIEL, Maria E. Uma cozinha brasileira. Estudos históricos. Rio de Janeiro, n. 33, janeiro-junho de 2004. p. 33.

Considerando a alimentação humana como um processo social e cultural, assinale o que for correto.
01. Respeitada como um conjunto de saberes e práticas sociais, a culinária de um povo compõe parte de seu patrimônio cultural.
02. Definir a feijoada como prato tipicamente brasileiro implica considerá-la como uma combinação de sím­bolos e classificações que representariam o “modo de ser” desta nacionalidade.
04. A combinação arroz e feijão atende às necessidades nutricionais típicas da raça brasileira e das deficiên­cias biológicas oriundas da miscigenação entre bran­cos, negros e indígenas.
08. As restrições e proibições alimentares de fundo reli­gioso baseiam-se em interdições nutricionais cienti­ficamente comprovadas como maléficas ao sustento físico do indivíduo.
16. Diferentemente dos chamados pratos típicos, que destacam as características das cozinhas regionais, o fast-food configura-se num tipo de alimentação iden­tificada com o processo de globalização da cultura.

Resposta: 19 (01 + 02 + 16)


06 - (UFPA) Em 20 de abril de 1997, alguns rapazes em Brasília atearam fogo no índio pataxó Galdino Jesus dos Santos enquanto este dormia. Isso pode ser uma demons­tração de que indivíduos ou grupos pertencentes a socie­dades diferentes, ou a grupos diferentes, em uma mesma sociedade, em situação de contato, praticam atos negativos e até bárbaros, evidenciando relação de alteridade, que se classifica como:
a) etnocentrismo.
b) nacionalismo.
c) nativismo.
d) evolucionismo.
e) relativismo.

07 - Com base nesse método, classificam-se as sociedades não adeptas da cultura europeia como “exóticas”, “atrasadas”, “involuídas e arcaicas”, com uma formação social pri­mitiva, de uma religiosidade mítica e irracional. Trata-se do método:
a) de observação participante.
b) de aproximação de semelhanças.
c) baseado na pesquisa de campo.
d) tido como único para compreender as diferenças sociais.
e) baseado na comparação.

08 - (ENEM) Michel Eyquem de Montaigne (1533-1592) compara, nos trechos, as guerras das sociedades tupi­nambás com as chamadas “guerras de religião” dos fran­ceses que, na segunda metade do século XVI, opunham católicos e protestantes.
(...) não vejo nada de bárbaro ou selvagem no que dizem daqueles povos; e, na verdade, cada qual considera bárbaro o que não se pratica em sua terra. (...) Não me parece excessivo julgar bárbaros tais atos de crueldade [o canibalismo], mas que o fato de condenar tais defeitos não nos leve à cegueira acerca dos nossos. Estimo que é mais bárbaro comer um homem vivo do que o comer depois de morto; e é pior esquartejar um homem entre suplícios e tormentos e o queimar aos poucos, ou entregá-lo a cães e porcos, a pretexto de devoção e fé, como não somente o lemos mas vimos ocorrer entre vizinhos nossos conterrâneos; e isso em verdade é bem mais grave do que assar e comer um homem previamente executado. (...) Podemos por­tanto qualificar esses povos como bárbaros em dando apenas ouvidos à inteligência, mas nunca se compararmos a nós mes­mos, que os excedemos em toda sorte de barbaridades.
MONTAIGNE, Michel Eyquem de. Ensaios, São Paulo: Nova Cultural, 1984.

De acordo com o texto, pode-se afirmar que, para Mon­taigne:
a) a ideia de relativismo cultural baseia-se na hipótese da origem única do gênero humano e da sua religião.
b) a diferença de costumes não constitui um critério válido para julgar as diferentes sociedades.
c) os indígenas são mais bárbaros do que os europeus, pois não conhecem a virtude cristã da piedade.
d) a barbárie é um comportamento social que pressupõe a ausência de uma cultura civilizada e racional.
e) a ingenuidade dos indígenas equivale à racionalidade dos europeus, o que explica que os seus costumes são similares.



Prova de sociologia 1º ano


01 - (UFU – ABRIL – 2006) Marque a alternativa que corresponde a um dos antecedentes intelectuais da Sociologia. 
a) A crença na capacidade de a razão apreender a dinâmica do mundo material.
b) A valorização crescente dos princípios de autoridade, notadamente da Igreja Católica.
c) A descrença nas forças da modernidade, principalmente na ideia de progresso.
d) O fortalecimento da especulação metafí sica como proce- dimento científico.

02 - (UFU – JULHO – 2007) Considere a citação.
“[...] a sociologia enquanto disciplina desenvolvera-se no decurso da segunda metade do século XIX principalmente a partir da institucionalização e da transformação, dentro das universidades, do trabalho realizado pelas associações para a reforma da sociedade, cujo programa de ação se tinha ocupa- do primordialmente do mal-estar e dos desequilíbrios vividos pelo número incontável da população operária urbana.Fundação Calouste Gulbenkian. Para Abrir as Ciências Sociais. São Paulo: Editora Cortez, 1996, p. 35.
Com relação ao contexto histórico e intelectual da emer- gência da Sociologia como disciplina científica, assinale a al- ternativa CORRETA.
a) A crise do Iluminismo e a consequente descrença no po- tencial emancipatório e libertário da ciência e das invenções tecnológicas, experimentadas de maneira marcante a parti r do século XVIII, impulsionaram o desenvolvimento da Socio- logia.
b) A Sociologia é herdeira direta das tradicionais concepções de mundo religiosas que ti veram reforçadas a legiti midade e a capacidade explicati va, a parti r do século XVI, ocasião em que novas formas de sociabilidade emergiram na esteira do desen- volvimento do Estado Moderno e da economia de mercado.
c) A emergência e consolidação insti tucional da Sociolo- gia ocorreram em um cenário intelectual caracterizado pelo otimismo quanto à capacidade da “Razão” de proporcionar explicações objeti vas para os novos padrões de convivência e comportamento social, que fl oresciam nas sociedades européias modernas.
d) A Sociologia consti tuiu-se como disciplina cientí fi ca na contra mão dos valores, ideais e formas de sociabilidade tradicionais que ganharam expressão renovada, a parti r do século XVIII, com o advento das Revoluções Francesa e Inglesa.

03 - (UEL – 2007)
Leia o texto a seguir:
“Mudança social refere-se às modificações que ocorrem nos padrões de vida de um povo. Essas modificações são cau­sadas por uma variedade de fatores, de natureza interna ou externa, isto é, por forças decorrentes de condições existentes dentro do grupo ou fora dele”. Fonte: KOENIG, S. Elementos de Sociologia. Tradução de Vera Borda, 5. ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1976. p. 326.
Com base no texto e nos conhecimentos das diferentes abordagens teóricas sobre o tema, é CORRETO afirmar:
a) Émile Durkheim propôs a teoria cíclica da mudança social, isto é, as sociedades atravessam períodos de vigor político e declínio que se repetem.
b) Max Weber considerou que a mudança de um estado para outro decorre de modificação nos fatores econômicos essen­ciais, ou seja, nos métodos de produção e distribuição.
c) Segundo Karl Marx, a mudança social é causada pela inte­ração de vários setores de uma cultura, nenhum deles poden­do ser considerado primordial.
d) Os positivistas entendiam a mudança social como sinôni­mo de progresso, isto é, definiam os estágios das sociedades, desde os níveis mais baixos até os mais elevados, pois conside­ravam o homem capaz de atingir uma ordem social perfeita.
e) Tanto Karl Marx como Max Weber defendiam a teoria do ciclo biológico, ou seja, consideravam que a raça é o mais importante determinante da cultura, e que a raça nórdica, superior às outras, é a principal responsável pelo alto estado de civilização.

04 – Escolha a alternativa que contenha uma citação de sentido equivalente ao da passagem “Nenhum homem é uma ilha”:
a) “A sociedade agora é uma horda civilizada Formada de duas tribos poderosas: os chatos e os chateados.” (Lord Byron, em Don Juan.)
b) “As bases da sociedade são a propriedade, a família, a religião, o respeito às autoridades.”
(Gustave Flaubert, em O dicionário das idéias aceitas.)
c) “Ai daquele que está só!(Eclesiastes, capítulo 4º-,versículo 10.)
d) “O homem não é só o inato; é também o adquirido.”(Johann Wolfgang von Goethe, em Literatura e vida.)
e) “A grandeza do homem consiste em sua decisão de ser mais forte que a condição humana.” (Albert Camus, em Crônicas.)

05 - Leia a tirinha para responder à questão que segue.
Como você classificaria a visão de mundo de Manolito? Justifique.
Certamente, pode-se considerar que Manolito é um individualista, pois para ele todas as questões, por mais
amplas e complexas que sejam – como as viagens espaciais, por exemplo –, passam pelo filtro do que poderíamos chamar de uma “individualidade exacerbada”. Em outras palavras: o mundo só faz sentido se puder lhe trazer benefícios pessoais (no caso, ao armazém de seu pai).

06 - Leia a tirinha e responda às questões.
Assim como Lucy, a personagem da tirinha, todos sabemos que é importante “ter consciência do que se passa no mundo”, mas o fato é que muita vezes nos comportamos de maneira alienada. Em sua opinião, por que isso acontece?
Existem vários motivos. Por exemplo, questões “pessoais” – como o medo de sofrer sanções caso ousem contrariar os padrões estabelecidos –, quanto questões mais “amplas”, como os mecanismos utilizados por quem detém o poder para dominar a maioria (a publicidade, por exemplo).

07 – Quais são as três características do fato social?
Coercitividadeuma vez que atua sobre as pessoas, moldando-lhe as atitudes e pensamentos e, ao
mesmo tempo, pela exterioridade, já que apresenta “existência própria”, sendo “exterior aos indivíduos” e pela generalidade, uma vez que vale para a maioria das pessoas.

08 - Observe a tirinha a seguir e responda o que se pede a seu respeito:
No primeiro quadrinho, a fala da mulher indica que ela valoriza uma instituição social milenar. Que instituição é essa?
a) Religião
b) Escola
c) Casamento
d) Leis












domingo, 18 de março de 2012

prova 1º ano B


QUESTÃO 01 (UFSC)
Analise as afirmações abaixo, acerca de dois conceitos fundamentais: região e organização espacial.
I - Os conceitos de região e de organização espacial são básicos para se compreender o caráter distinto da geografia, no âmbito das ciências sociais.
II - A organização espacial é o resultado do trabalho humano acumulado ao longo do tempo, que no capitalismo se realiza sob o comando do capital.
III - O conceito de região tem sido largamente empregado para fins de ação e controle da prática política e econômica de uma sociedade de classes.
IV - A região natural, resultante do determinismo ambiental e responsável pela evolução da sociedade, é definidora da forma como o homem organiza o espaço terrestre.
Assinale a alternativa CORRETA.
a) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
b) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.
c) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, III e IV são corretas.
e) Somente as afirmativas I, II, III e IV são corretas.

02 - 
A respeito da projeção de Peters, é correto afirmar que é
a) caracterizada pelo respeito às formas dos continentes e a área tanto nos pólos como na faixa intertropical.
b) do tipo azimutal ou polar, pois mostra a disposição perpendicular e eqüidistante dos paralelos e dos meridianos
c) do tipo cônica, distorcendo as áreas situadas nas baixas latitudes e representando melhor as regiões de média e elevada latitudes.
d) ideal para representar a superioridade dos Estados Unidos no globo, pois ela ressalta a extensão e o poder do país no mundo.
e) classificada como equivalente representando o tamanho das áreas com mais fidelidade que na Projeção de Mercator.

03 - (UFPR) Sabendo-se que na cidade A, localizada a 60º de longitude oriental, são 17 horas, que horas serão
na cidade B, localizada a 135° de longitude oriental?
a) 7 horas
b) 10 horas
c) 12 horas
d) 22 horas
e) 23 horas

04- Em um mapa de escala não conhecida a menor distância entre duas cidades é de 10 cm. Sabendo-se que a distância real entre elas é de 150 Km em linha reta, em qual escala está desenhado este mapa?
Solução: 10 cm = 150 Km
1 cm = 15 Km
1 cm = 1 500 000 cm 1:1 500 000

05 - 

Assinale a alternativa correta.
a) Os mapas apresentam a mesma riqueza de detalhes.
b) O mapa A apresenta menor riqueza de detalhes que o mapa B.
c) O mapa A apresenta maior riqueza de detalhes que o mapa B.
d) O mapa B é proporcionalmente cinco vezes maior que o mapa A.
e) Os dois mapas possuem o mesmo tamanho.

06 - (PISM 2012) Observe o mapa-múndi abaixo, onde áreas e países são identificados com algarismos romanos.

Assinale a alternativa correta.
a) Os mapas apresentam a mesma riqueza de detalhes.
b) O mapa A apresenta menor riqueza de detalhes que o mapa B.
c) O mapa A apresenta maior riqueza de detalhes que o mapa B.
d) O mapa B é proporcionalmente cinco vezes maior que o mapa A.
e) Os dois mapas possuem o mesmo tamanho.

07 - (Ufpi) Para o geógrafo Milton Santos paisagem é “o domínio do visível, aquilo que a vista abarca. Não é formada apenas por volumes, mas também de cores, movimentos, odores, sons (...). A dimensão da paisagem é a dimensão da percepção, o que chega aos sentidos.” (Metamorfose do Espaço Habitado. São Paulo: Hucitec, 1996, p.61-62).
Considerando essa afirmação, analise as sentenças a seguir:
I. A simples observação da paisagem não nos traz explicações sobre as funções das edificações, da organização dos sistemas de produção e de tecnologias empregadas.
II. Apenas os elementos naturais são suficientes para entendermos o espaço geográfico, visível através das paisagens.
III. Ao considerarmos os elementos naturais, as funções dos espaços construídos, as relações e as estruturas econômicas, sociais e políticas, estamos tratando do espaço geográfico e não apenas das paisagens.
IV. As paisagens geográficas envolvem não somente os aspectos naturais, mas também os aspectos visíveis da cultura das sociedades.
Está correto apenas o que se afirma em:
a) I e II
b) II e III
c) II e IV
d) I, II e IV
e) I, III e IV

08 - A crítica mais radical à Geografia Tradicional foi apresentada no livro A Geografia serve, antes de mais nada, para fazer a guerra. Segundo o seu autor o conhecimento geográfico manifesta-se em dois planos: a “Geografia dos Estados Maiores”, que sempre existiu ligada à própria prática do poder, e a “Geografia dos Professores” que tem uma dupla função: apresentar o conhecimento geográfico como um saber inútil e fornecer, para a Geografia dos Estados Maiores, informações precisas, sobre os variados lugares da Terra, sem gerar suspeita, pois tratarse-ia de um conhecimento eminentemente apolítico.
Moraes, A.C.R. Geografia, pequena história crítica. São Paulo: Hucitec, 1998.
O texto refere-se ao geógrafo:
(A)Vidal de La Blache;
(B) David Harvey;
(C) Yves Lacoste;
(D) Pierre George;
(E) Jean Dresch.

09 - (UNEP) A propósito do conceito de Guerra Fria, aplicado às relações internacionais após a Segunda Guerra Mundial, assinale a alternativa correta.
a) Trata da rivalidade entre blocos capitalistas e comunistas liderados, respectivamente, pelos EUA e pela URSS.
b) Indica as lutas travadas pelo povo iraniano contra a dinastia Pahlevi.
c) Aplica-se ao contexto de guerras pela independência nacional, ocorridas na Ásia e na África.
d) Explica o desenvolvimento de blocos econômicos em disputa, a saber: o Comecon e o MCE.
e) Contempla as disputas diplomáticas entre árabes e israelenses pela posse da península do Sinai.

10 - (PISM 2012) Observe abaixo duas representações do continente africano.


As diferenças entre elas decorrem do(a)
a) escala numérica do planisfério.
b) formato original do continente.
c) localização geográfica da África.
d) projeção cartográfica utilizada.
e) tamanho do continente africano.


























prova do 9º ano


01 - "Neste final de século já não é mais suficiente uma mera divisão entre países industrializados e países produtores de matérias-primas. A atual economia capitalista se alimenta tanto da descentralização da atividade industrial, como da especialização dos produtos oriundos das mais diferentes partes da Terra com vistas ao mercado mundial”.
Assinale a alternativa que expressa de forma CORRETA o conteúdo do texto.
a) A sociedade pós-moderna.
b) As alterações na Divisão Internacional do Trabalho.
c) O neoliberalismo mundial.
d) As relações entre metrópole e colônias.

02 - O desemprego é um problema que vem ganhando força em todos os países do mundo seja ele desenvolvido ou subdesenvolvido.
A partir da análise da imagem acima marque a opção CORRETA.
a) Com a globalização, estão surgindo novas oportunidades de emprego, porém nem sempre de carteira assinada fato comum nas áreas que utilizam técnicas como robotização e informatização.
b) O trabalho informal tem aumentado devido a extinção de diversos postos de trabalho que passaram a usar novas tecnologias associada a falta de instrução dos trabalhadores.
c) A requalificação profissional oferecida aos trabalhadores brasileiros tem contribuído para recolocar as pessoas no mercado de trabalho e reduzir o número de trabalhadores informais.
d) O trabalho informal esta livre de impostos já que os trabalhadores não possuem carteira assinada, desta forma contribui para uma maior renda dos trabalhadores que exercem essa atividade.

03 – Observe o infográfico e depois responda o que se pede.
A partir da análise do gráfico, RELACIONE os países de origem das transnacionais e a localização dos postos de trabalho por elas ofertados.
A maior parte das grandes transnacionais tem sua origem nos países desenvolvidos, no entanto em virtude das estratégias de dominação econômica, grande parte de seus investimentos encontra-se pulverizada em países emergentes por reunirem melhores condições à reprodução do capital, tais como facilidade de remessas de capitais, mão de obra barata e incentivos fiscais.

04 – Analise a charge.
Nos dias atuais diversas pessoas têm perdido emprego em virtude da crise econômica que se instalou em todo o mundo. EXPLIQUE os motivos que tem levado as grandes corporações a demitirem pessoas em todo o mundo.
Aumento do uso de tecnologia, substituindo o homem pela máquina ocasionando o desemprego estrutural.
Baixa qualificação profissional o que leva o ingresso de muitos trabalhadores no setor informal.

05 - A globalização é um fenômeno contraditório, pois ao mesmo tempo em que promove o crescimento econômico integrando os mercados e derrubando barreiras, também promove o aumento do desemprego estrutural, difunde a cultura de massa e aumenta as desigualdades entre os povos.
RELACIONE a globalização mundial com o crescimento do terrorismo e fundamentalismo no mundo.
A Globalização avança sobre países com marcantes diferenças culturais e religiosas em relação ao Ocidente e ao mesmo tempo que promove a integração na esfera econômica e tecnológica; desperta a reação dos fundamentalistas que não admitem uma invasão cultural em detrimento aos seus costumes e preceitos religiosos.

06 - Observe a ilustração abaixo.
Ela nos mostra uma redução relativa do espaço mundial ocorrida ao longo do tempo. EXPLIQUE o processo desencadeado ao longo do período representado na ilustração, apresentando os fatores que mais contribuíram para o seu acontecimento.
A ilustração faz referência ao processo de Globalização, traduzido, principalmente na evolução dos meios de transporte, comunicações e informática, o que torna relativa a percepção do mundo em suas dimensões espacial e temporal. O mundo atual está muito mais disponível e acessível ao lançarmos mão das tecnologias atuais, dando-nos a impressão de que o planeta ficou menor.

07 - A charge a seguir representa um aspecto relevante no que se refere à questão do emprego. Após analisá-la, faça o que se pede.
APONTE uma exigência que tem sido feita aos trabalhadores que procuram se inserir no mercado de trabalho no contexto econômico atual.
O constante aperfeiçoamento em relação ao uso de novas tecnologias, cada vez mais exigido dos trabalhadores.

08 - Considerado como um dos males do final do século, o desemprego atinge hoje sociedades com distintos níveis de desenvolvimento econômico.
Sobre a questão do desemprego, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:
a) A adoção pelas grandes empresas da prática da terceirização de atividades tem mudado a distribuição espacial do desemprego.
b) A dispersão geográfica do desemprego interfere na propensão dos grupos humanos a migrar.
c) A falta de emprego, embora em intensidade diferente, tem sido alvo de preocupação tanto dos que dele precisam quanto dos que o promovem.
d) O índice de desemprego tem sido alimentado pela falta de investimento em tecnologia e modernização das empresas.

09 - O investimento de curto prazo realizado pelo capital internacional nas bolsas de valores caracteriza-se com especulação, criando uma ciranda financeira que gera na maioria das vezes poucos investimentos produtivos.
A maior bolsa de valores da América Latina é
a) Bolsa de Nova Iorque
b) Nasdaq
c) Bovespa
d) Bolsa do México

10 - “A globalização é um fenômeno tão importante quanto a Revolução Industrial ou a reorganização capitalista
da década de 30. É a integração econômica e tecnológica dos países.
A globalização da economia não é um processo ideológico. É um movimento de transformação social e de
produção que vai permitir melhoria da qualidade de vida do cidadão e domínio cada vez maior das potencialidades
naturais.”
PAULO PAIVA
Sobre o processo de globalização do mundo atual, só NÃO podemos afirmar que:
a) Todos os povos e países estão cada vez mais interdependentes.
b) O desenvolvimento tecnológico possibilitou principalmente aos países desenvolvidos, um aumento do nível de empregos.
c) As desigualdades sociais e internacionais continuam a existir e tendem, em alguns casos, a aumentar.
d) O volumoso comércio mundial e a atuação das empresas multinacionais são fatores importantes no processo de globalização.

11 - É possível afirmar que o processo de globalização das atividades econômicas tem acompanhado a história da humanidade e que ele se acelerou após a década de 70.
Todas as alternativas apresentam características ou indicadores do processo de globalização das atividades econômicas neste final de século, EXCETO:
a) A aceleração das transformações demográficas.
b) A revolução ocasionada pelos avanços da informática.
c) O aperfeiçoamento dos meios de transporte e das comunicações.
d) O desenvolvimento tecnológico e científico.

12 - Relaciona-se à globalização, EXCETO:
a) efetiva um sistema de capital mundial, com poder de decisão extremamente centralizado.
b) gera grande impacto nas relações capital e trabalho, com um contingente cada vez maior de desempregados.
c) fortalece as fronteiras nacionais, através da internacionalização da economia, amenizando os contrastes regionais.
d) contribui para o crescimento da economia informal, fortalecendo a expansão do setor de serviços.
e) mecaniza os campos, contribuindo para a expulsão dos camponeses, acumulação de capital e alta produtividade com qualidade.

13 - O funcionamento da economia mundial tem sido descrito, nos últimos anos, como transnacional.
Todas as alternativas apresentam indicadores da transnacionalização da economia mundial, EXCETO:
a) a constituição de um processo de industrialização, no qual a linha de produção se encontra dispersa geograficamente, ultrapassando fronteiras internacionais.
b) a livre circulação de mão-de-obra entre as economias menos e mais dinâmicas do globo, através da eliminação dos entraves à imigração internacional.
c) o desenvolvimento de instituições intergovernamentais e não governamentais, dedicadas a ações internacionais, com vista à coordenação ou ao controle de atividades econômicas.
d) a expansão econômica e geográfica de empresas, quer do setor industrial, quer de outros setores econômicos, que operam em vários países.

14 - Considerado como um dos males do final do século, o desemprego atinge hoje sociedades com distintos níveis de desenvolvimento econômico.
Sobre a questão do desemprego, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:
a) A adoção pelas grandes empresas da prática da terceirização de atividades tem mudado a distribuição espacial do desemprego.
b) A dispersão geográfica do desemprego interfere na propensão dos grupos humanos a migrar.
c) A falta de emprego, embora em intensidade diferente, tem sido alvo de preocupação tanto dos que dele precisam quanto dos que o promovem.
d) O índice de desemprego tem sido alimentado pela falta de investimento em tecnologia e modernização das empresas.

15 – Complete a lacuna apresentada no texto.
 Um novo modelo de desenvolvimento industrial, fortemente apoiado em uma completa infra-estrutura de suporte
científico e tecnológico, tem surgido na Europa, Estados Unidos e Japão e conta já com experiências pioneiras e bem
sucedidas em alguns países do terceiro mundo.
Como exemplos de _________________________ podemos citar Campinas (SP); telecomunicações; São Carlos (SP); Engenharia Mecânica; Toulouse (França); aeronáutica e biotecnologia; Vale do Silício (Califórnia, Estados Unidos); informática.
Tecnopolos
16 – Consumo é uma prática humana necessária a manutenção da vida. Já o consumismo é um consumo exagerado,irracional, prática dos tempos atuais que associa o consumo à felicidade, o ter mais importante que o ser.
Em que país surgiu a sociedade de consumo?
Estados Unidos

17 – De que forma os meios de comunicação de massa (televisão, rádio, jornais, revistas) influenciam a vida das pessoas?
As mídias (meios de comunicação de massa) influenciam diretamente na vida das pessoas uma vez que pregam uma “vida melhor” através do consumo.

18 - (UFGD) Analise os dados das tabelas a seguir.

Tendo em vista essas informações e as características da infraestrutura de circulação do Brasil, pode-se afirmar que
a) houve, no período 1985-2006, investimentos significativos na infraestrutura do transporte ferroviário, o que explica o crescimento do percentual de cargas transportado por esse modal.
b) o transporte hidroviário é pouco utilizado no Brasil em virtude de seu custo ser superior ao do transporte rodoviário.
c) o transporte rodoviário caracteriza-se pelo baixo custo e rapidez nos deslocamentos, o que explica o predomínio deste na dinâmica de transportes no Brasil.
d) o predomínio do modal rodoviário na dinâmica de transportes no Brasil relaciona-se às políticas implantadas a partir da segunda metade do século XX, que concentraram recursos neste setor.
e) o modal rodoviário é o mais adequado para o transporte de grãos (maior quantidade transportada com menor custo), daí seu predomínio em relação aos demais modais no Brasil.

19 - (UEMG) 
DE VOLTA AOS TRILHOS
“Os chineses repetem hoje os maciços investimentos que os Estados Unidos e países europeus fizeram em ferrovias no século XIX e dos quais até hoje se beneficiam. Mostram, com isso, que ter perdido o trem no passado não implica ficar acomodado no atraso - uma lição para a qual o Brasil deve prestar atenção, considerando que as ferrovias, ainda, são a principal solução para o deslocamento em massa de cargas e de pessoas em países de grande dimensão.”
 A ilustração, a seguir, mostra a distribuição da malha ferroviária em alguns países.
Com base nas informações obtidas no texto e nos desenhos, acima, só é CORRETOafirmar que
a) as ferrovias representam uma das mais eficientes opções de transporte de carga, em países com dimensões continentais.
b) a metade da malha ferroviária russa está concentrada na porção oriental do país, nas áreas de maior movimentação de cargas.
c) o uso das ferrovias nos diversos países ajuda a descongestionar as principais rodovias, liberando espaço para o transporte de passageiros e de cargas mais pesadas.
d) a utilização das ferrovias promove distúrbios ambientais atmosféricos, pois os trens consomem menos combustível que os caminhões.


20 - Analise as afirmativas sobre o transporte ferroviário e marque a alternativa incorreta.
a) O transporte ferroviário é muito utilizado para o transporte de cargas pesadas, como minérios e diversas matérias-primas.
b) A popularização do transporte rodoviário provocou a redução do uso do transporte ferroviário.
c) Um dos principais problemas do transporte ferroviário é a construção de vias férreas em terrenos acidentados.
d) A redução no uso do transporte ferroviário se deve aos altos custos, visto que o transporte aéreo e o rodoviário são bem mais baratos, sobretudo para o transporte de cargas pesadas.

21 - A matriz de transporte é diversificada, e cada modalidade apresenta pontos positivos e negativos. Marque a alternativa que indica corretamente as principais vantagens do transporte ferroviário.
a) O transporte ferroviário é considerado o meio de transporte mais rápido, sendo a alternativa mais adequada para o deslocamento de passageiros em um curto tempo.
b) A construção de uma via férrea é de baixo custo, podendo ser instalada em qualquer lugar sem que haja adaptações no terreno.
c) Não há necessidade de manutenção dos trilhos, visto que eles são construídos com materiais de alta resistência.
d) O transporte ferroviário é uma excelente alternativa para o transporte de cargas pesadas através de longas distâncias, apresentando custos bem inferiores se comparado com o transporte rodoviário.

22 - (CEFET-MG) Sobre a matriz de transportes brasileira, afirma-se:
I - Há uma concentração de ferrovias na região Centro-Oeste devido à ampliação dos investimentos internacionais.
II - O incremento estatal na infra-estrutura aérea possibilitará um escoamento significativo da exportação dos produtos agrícolas.
III - A preferência pelas ferrovias em detrimento da navegação de cabotagem, deve-se à sua maior capacidade de carga.
IV - A modalidade rodoviária apresenta um percentual de utilização superior às demais tipologias.
V - A expansão da rede dutoviária, a partir do final do século XX, efetivou-se em consonância com o processo de diversificação da matriz energética brasileira.
Estão corretas apenas as afirmativas
a) I e II.
b) I e III.
c) II e IV.
d) III e V.
e) IV e V.

23 - A utilização do avião no transporte de passageiros data de 1919. Entretanto, a invenção do avião pode ser situada no período entre 1890-1900. Em 1898, Santos Dumont realizou o primeiro vôo em balão mecanicamente dirigido e, em 1906, bateu o recorde de vôo com o 14-Bis, de motor a explosão, voando 220 metros em 21 segundos.
Qual é o principal aeroporto, em movimento de passageiros e cargas, do Brasil?
a) Cumbica- SP
b) Tom Jobim- RJ
c) Santos Dumont – RJ
d) Confins –MG